TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de medir os indicadores das redes de Franquia

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

1º Desafio.

Muitas empresas adotam a metodologia de utilização de indicadores de desempenho nos variados processos que a envolvem. Este fato tem uma importância muito grande e uma causa simples: “Só se conhece o que se mede”.

Afinal, de nada adiantaria realizar as atividades da empresa sem saber qual é o seu andamento, o objetivo a ser atingido e os resultados a serem alcançados, não é mesmo?

Grande parte dos indicadores utilizados estão relacionadas à qualidade dos processos. Porém, há também os que pontuam prazo, quantidade, processos e outros. Independente da sua dimensão, o que é importante mesmo é que os medidores sejam bem elaborados, de maneira compreensível, mensurável e atingível pelos envolvidos. E esteja completamente adequado à atividade a ser mensurada.

Cabe à cada organização identificar os indicadores que melhor lhe atendem conforme seus objetivos e necessidades. Neste ponto, deve-se ter cuidado para que não haja excessos e não se perca o foco com tantas informações, que se tornam desnecessárias. Portanto, a empresa deve ter o seu foco bem traçado e utilizar corretamente os seus indicadores de desempenho.

Cada indicador deve possuir uma meta, que retratará a real situação da empresa. Estas deverão ser melhoradas continuamente para que a análise possa ser a mais acurada possível.

Se as metas não oferecem o resultado esperado, é preciso identificar o motivo e as principais formas de consertar este problema. Provavelmente, elas precisarão ser revistas pelos gestores dos processos. O importante é saber com o que estão lidando e onde aquelas informações podem levar.

O relacionamento de uma empresa com seus clientes é a chave do sucessoempresarial, e a fidelização é o caminho para uma relação duradoura. A ferramenta de marketing que promove relacionamentos duradouros com o cliente “aglobalização” como ponto de partida,a distância geográfica tornou-se fator de menor importância a internacionalização das relações cria oportunidades. As empresas se adaptaram ao novo mercado e ampliaram seus negócios,os compradores potenciais aumentaram e a concorrência multiplicou, isso mostra a importância de um bom relacionamento com os clientes, pois para a empresa é mais barato manter os clientes atuais do que conquistar novos.

Uma ferramenta importante para medir os indicativos é o Principio de Pareto, conhecido também como 80/20, este vem mostrar que existe um forte desequilíbrio entre causas e efeitos, entre esforços e resultados e entre ações e objetivos alcançados. O Princípio afirma, de uma maneira genérica, que 80% dos resultados que obtemos estão relacionados com 20% dos nossos esforços. Em outras palavras: uma minoria de ações leva a maior parte dos resultados, em contra partida, uma maioria de ações leva a menor parte dos resultados. A seguir alguns fatos que ilustram o Princípio 80/20:

  • 80% do total de vendas está relacionado com 20% dos produtos.
  • 80% dos lucros de uma empresa está relacionada com 20% dos produtos.
  • 80% dos lucros está relacionado com 20% dos clientes.
  • 80% dos acidentes de trânsito é causado por 20% dos motoristas.

Obviamente que a relação entre causas e efeitos não é exatamente 80/20, mas algo próximo desta proporção. A relação 80/20 é apenas um referencial. O que mais surpreendeu, na pesquisa de Vilfredo Pareto, é que o desequilíbrio representado pelo princípio 80/20 pode ser observado em diversas outras relações causas/efeitos do dia-a-dia.

Além de seguir esses indicativos também é necessário encontrar pessoas que acreditem no seu produto ou serviço e estejam dispostas a trabalhar com ele, é essencial para que as franquias deem certo. Existem varias características que fazem com que o cliente acredite e opte por seu produto, algumas delas são:

  • Boa divulgação (Propaganda);
  • Experiência de mercado (tempo em atividade);
  • Qualidade;
  • Inovação.

Entre outras, acredito que estas sejam características que apresentem diferencias para que a franquia atraia novos clientes.

Seguindo estes passos acredito que a franquia tende a sempre conquistar novos clientes e manter a qualidade de atendimento em todas as lojas, visando sempre oferecer o que seu cliente precisa, e obter lucro na atividade ou serviço oferecido.

2º Desafio

A melhor imagem que podemos ter do processo de escolha de uma franquia é a de um funil. Muitas são as possibilidades, mas os critérios de escolha reduzirão o número de redes a serem analisadas em profundidade.

Algumas serão descartadas por estarem acima da capacidade de investimento do franqueado, outras por exigirem habilitações ou tempo de dedicação exclusiva diferentes da realidade do candidato, outras, ainda, estarão fora por não estarem disponíveis na região desejada.

A partir deste ponto começa a seleção. Ao falarmos em escolha pressupomos que mais de uma franquia será investigada. Estabelecer comparações e determinar o peso que cada um desses requisitos terá na decisão ajudará nesse processo.

Submeta cada franquia aos critérios de análise que você tiver adotado, como afinidade, reconhecimento da marca ou qualquer outro que considere essencial e então aprofunde a pesquisa com aquelas que tenham sido mais bem avaliadas.

Não basta conhecer o capital inicial total previsto pela franqueadora. Quando se tem uma determinada quantia para investir, cabe perguntar quais as opções de rentabilidade para ela, porque comprar uma franquia pressupõe a análise comparada a outros investimentos disponíveis no mercado.

Franquias são investimentos baseados em contrato com prazos determinados e que podem ser renovados a critério do franqueador, um investimento de longo prazo.

Se após as primeiras análises concluímos que o melhor investimento será comprar uma franquia, passamos à comparação entre a lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno previsto naquelas que escolhemos para analisar em profundidade. Para isso o candidato a franqueado precisará exigir que os franqueadores disponibilizem alguns dados necessários para que seja possível calcular esses índices.

Se pensarmos exclusivamente no aspecto financeiro, a melhor franquia será aquela que exigir o menor percentual de recursos imediatos, com o prazo mais curto para o retorno do investimento e com os maiores índices de lucratividade e rentabilidade. Como dificilmente todos esses fatores serão encontrados numa mesma franquia, caberá ao candidato avaliar aquela que melhor atenda às suas expectativas.

Se o franqueador tiver um negócio testado em uma unidade-piloto onde serão reproduzidas as mesmas condições que serão oferecidas aos franqueados, por um período suficiente para que se comprove a sua viabilidade, os riscos para os franqueados poderão ser minimizados, uma vez que muitos erros já terão sido corrigidos, o mercado para os produtos/serviços avaliado e a posição da marca definida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com