TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações de marketing para rede de franquias

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

É responsabilidade do Marketing Institucional da franqueadora desenvolver o posicionamento estratégico da marca, sua identidade visual e as ações de marketing que serão utilizadas como ferramentas para apoiar as relações da empresa com o mercado: clientes, parceiros, fornecedores, concorrentes, investidores, assessorias de imprensa e veículos de comunicação.

A franqueadora utilizará os recursos provenientes do fundo de propaganda da empresa para a realização de campanhas de Marketing Institucional para a rede de franquias. O foco deste trabalho deverá ser a maior penetração da marca no segmento de atuação.

As principais diretrizes do Marketing Institucional em redes de franquia envolvem:

• Identidade Visual;

• Propaganda e Promoção;

• Site Institucional;

• Relacionamento com Clientes;

• Relacionamento com Fornecedores;

• Assessoria de Imprensa.

IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual de uma unidade franqueada compõe todos os aspectos que caracterizam a marca e das formas de aplicação da mesma, seja na fachada ou na decoração da loja, no logotipo ou no material impresso.

É imprescindível que todas as iniciativas de marketing e comunicação, seja no marketing institucional ou no marketing local, sigam os padrões da marca franqueada, a fim de consolidar e fortalecer cada vez mais a imagem junto ao público-alvo e evitando distorções. Uma marca forte irá influenciar positivamente os resultados tanto da franqueadora quanto do franqueado.

Existem diversas ações de marketing e peças de comunicação para promoção da marca e divulgação de seus produtos e diferenciais. Esse mix de comunicação deve ser constantemente enriquecido e reformulado para acompanhar as tendências de mercado.

A. IMPRESSOS PADRONIZADOS

Visando manter a padronização da rede, a Franqueadora deve desenvolver constantemente impressos padronizados (tags, displays, cartões de visita, etc.) para serem utilizados nas unidades ou distribuídos aos clientes.

B. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

É importante atenção do franqueado na participação em eventos (feiras, lançamentos, entre outros) ligados ao negocio, com o objetivo de inserir e reforçar a marca, além de prospectar novos parceiros de negócios.

C. CAMPANHAS

A equipe de marketing da franqueadora desenvolve dois tipos de campanhas para a rede, as de datas específicas e as promocionais. Campanhas institucionais e específicas para lançamento de cada coleção, devem ser desenvolvidas de acordo as necessidades e objetivos estratégicos do momento da empresa. As campanhas promocionais, também vinculadas às necessidades estratégicas, são elaboradas dentro do calendário promocional importante para o varejo.

Nas Campanhas de datas específicas, todas as lojas da rede devem estar decoradas com os motivos característicos da data, de acordo com as instruções de visual merchandising fornecidas pela Franqueadora. Algumas das datas mais relevantes são: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras. Há ainda as campanhas de troca de coleção, verão e inverno, principalmente, momento em que todo o interior da loja é padronizado para receber a nova estação. Sempre de acordo com o segmento no qual está inserido, sem haver formula padrão, as trocas de campanhas refletem em alteração do visual da loja, layout do site institucional, bem como, às vezes, na troca de uniforme dos funcionários.

Nas campanhas promocionais, o visual da loja tende a se modificar um pouco menos e as ações são mais pontuais. As campanhas podem ser direcionadas para uma região específica ou pode ser realizada para toda a rede, porém com um período certo de início e término, tempo este geralmente não muito prolongado.

Essas campanhas promocionais podem ser realizadas para alavancar vendas ou para promover um determinado produto, ou seja, ela é muito mais focada, normalmente possui um objetivo fim, muito diferente da campanha de datas comemorativas em que o objetivo é aproximar ainda mais o cliente da marca.

D. SITE

Por meio do site, o internauta pode acessar informações sobre a empresa, marca, campanha, promoções, endereço das lojas, franchising, assinatura de newsletter, além da possibilidade de entrar em contato com a empresa e ter acesso as redes sociais.

E. ASSESSORIA DE IMPRENSA

Divulgação na comunidade da existência e do conceito da marca, bem como as novidades de produtos, campanhas promocionais, parcerias, entre outros. A assessoria de imprensa visa tornar presente a marca e os produtos da rede na mente do cliente.

A franqueadora poderá estimular, por meio de sua assessoria de imprensa, reportagens junto a jornalistas para a divulgação do conceito, gerando releases em sites, jornais e revistas.

F. MARKETING LOCAL

O marketing local preocupa-se em introduzir, manter e adaptar as estratégias globais do marketing institucional da franqueadora no seu ambiente específico de atuação. O objetivo de qualquer esforço de marketing local é o de atrair clientes e aumentar o volume de vendas na loja.

G. MARKETING SENSORIAL

O marketing sensorial é um investimento de baixo custo, principalmente se for usado no ponto de venda. Ele tem como propósito, fixar a marca, o produto ou o serviço, criando sensações através dos 5 sentidos humanos, formando assim um vínculo emocional com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com