TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Fluxo de Caixa no Controle de Inadimplência: Microempresa

Por:   •  7/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.062 Palavras (17 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 17

FACET – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ

JORGE SOUZA GOMES

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NO CONTROLE DE INADIMPLÊNCIA: MICROEMPRESA

                                                   

CURITIBA

2015

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ

FACET

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS

A Importância do Fluxo de Caixa no Controle de Inadimplência: Microempresa

                                                                                       

GOMES, Jorge Souza[1]

CARVALHO, Luiz Fernando[2]

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar a importância do fluxo de caixa de uma microempresa no controle da inadimplência. Necessitando de um estudo de caso em uma microempresa em Piraquara Pr. Partindo da problemática visivelmente observada em muitas microempresas, que é o fato de que muitas não controlarem o orçamento, logo seu fluxo de caixa de saída supera o de entrada, ou seja, gastam mais do que recebem, comprometendo a sua estabilidade financeira, a ponto de colocar em risco a sua empresa no mercado. Na empresa observada não há problemas quanto a falta de administração do orçamento, nem no fluxo de caixa, o proprietário está na ativa há mais de vinte anos e possui uma boa experiência no mercado e seus clientes ficam inadimplentes por um curto prazo, já que em sua maioria são escolas, o que fica mais fácil o recebimento. Agora se fosse uma microempresa novata teria grandes problemas, pois teria que colocar o cliente em cobrança, logo seu lucro seria dividido, o que demonstra uma má administração.

Palavras Chave: Microempresa. Fluxo de Caixa. Inadimplência.

 

The Importance of Cash Flow in a Enterprise Control of Deafault: micro-interprise

Abstract

This study aims to determine the importance of cash flow in a micro enterprise control of default. Needing a case study on a micro-enterprise Piraquara Pr. Issue of starting visibly observed in many micro-enterprises, which is the fact that many do not control the budget, then your output cash flow exceeds the input, ie spend more than they receive, jeopardizing their financial stability, the bridge to endanger your company in the market. The company found no problems about the lack of budget administration, or the cash flow, the owner is active in more than twenty years and has a good experience in the market and its customers are delinquent for a short term, since in are mostly schools, which receipt is easier. Now if it were a newcomer microenterprise would have major problems, it would have to put the customer in charge, then your profit would be divided, which shows a bad administration.

Keywords: Microenterprise. Cash flow. Default.

1 Introdução

A economia no Brasil tem sofrido muito com os juros altos e com a má administração política, seja na esfera federal, estadual e municipal. Isto está mais evidente em 2015, com tanta corrupção política, esquema Lava Jato, obras públicas, dentre outros. Por conta da má administração pública, os juros aumentaram alarmante, prejudicando o orçamento da família.

As microempresas são as mais prejudicadas, devido ao seu porte, estrutura, pessoal, logísticas etc. Em consequência disso, as microempresas precisam estar preparadas para lidarem com a realidade atual no comércio, gerando capital a seu favor, para que sua empresa evolua.

Embora precise de muitos esforços, cortar gastos desnecessários, investir o capital que arrecada e saber lidar com o lucro é fundamental. O lucro das empresas é importante instrumento não só de sobrevivência das empresas, mas também de medição do sucesso que tiveram em atender a necessidades de bens e serviços da sociedade. Mas nem sempre o lucro seja o objetivo de uma empresa ou microempresa. Os resultados demonstrados no balanço econômico podem parecer brilhantes e promissores e, contudo, os verdadeiros objetivos da empresa talvez não tenham sido atingidos.

Muitas empresas ou microempresas além do lucro querem fama, crescer, entre outros. Mas para isso as esferas governamentais precisam ajudar os comerciantes, pois, se a empresa ou microempresa vai bem, gera emprego, renda e alcança seus objetivos. Apesar das propagandas mencionarem que a economia vai bem, os comerciantes sentem na pele a dura realidade, quem paga aluguel está bagando um pouco mais, a luz aumentou 40%, a água na mesma proporção, aumentou o salário dos funcionários, isso deixa as microempresas. Pois, os impostos são altos e as mercadorias sofrem alterações de preços constantemente. Gerando desemprego e fechamento de muitas microempresas.

A inadimplência tem levado muitas empresas a ficarem no vermelho. O que precisa um bom fluxo de caixa para otimizar a gestão dos recursos financeiros gerados. Diante disso, este estudo teve como objetivo verificar a importância do fluxo de caixa de uma microempresa no controle da inadimplência. Pois, é sabido que a inadimplência ocorre por conta da má administração e esses erros levam a empresa ao fracasso total, a ponto de sair do mercado. Para melhor entendimento, este estudo está dividido em introdução, fundamentação teórica dividida em capítulos, metodologia utilizada, apresentação dos resultados, discussão e considerações finais.

2. Microempresa e Fluxo de Caixa

2.1 Microempresa

Toda empresa possui grande importância social e econômica para o Brasil, pois é ela que distribuirá o emprego para a população.

Cada empresa possui a sua classificação: Microempresa, pequenas empresas, médias e grandes empresas. Neste estudo será tratado da microempresa.

Mas dentro de cada uma, não é possível definir a que tipo pertence, apenas para questões fiscais.

Lima (2014, p.424), defini o que venha a ser microempresa à partir da lei nº9.841 de 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (256.7 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com