TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE CONTROLE CONTABIL PARA MICROEMPRESAS

Por:   •  17/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO PAULA SOUZA

FATEC OURINHOS

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Gabriel Mello De Moraes

Maria Vitória Pereira Da Silva

Matheus Gouveia Prestes

SISTEMA DE CONTROLE CONTABIL PARA MICROEMPRESAS[a]

OURINHOS (SP)

2021

Gabriel Mello De Moraes

Maria Vitória Pereira Da Silva

Matheus Gouveia Prestes

SISTEMA DE CONTROLE CONTABIL PARA MICROEMPRESAS[b]

Projeto de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Ourinhos para conclusão do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Orientador: Prof.ª Andreia de Oliveira Machado

OURINHOS (SP)

2021

AGRADECIMENTOS

 Primeiramente, agradecemos à Deus, que nos guiou em todos os passos, à nossa família e a todos os colegas e amigos que nos ajudaram quando precisamos. Não podemos deixar de agradecer a todos os professores que nos instruíram e que contribuíram na nossa formação, nos auxiliando com toda dedicação e nos preparando para sermos bons profissionais.

 Ao professor Cristian Paternez Amaral Mello pela sabedoria com que conduziu a orientação deste trabalho para que pudéssemos adquirir conhecimento e poder realizar este projeto, e queremos agradecer em especial às professoras Silvia Helena Oliveira Santos e Viviane de Fátima Bartholo Potenza por toda a ajuda para tornar este trabalho possível.

 Por fim, queremos agradecer à Fatec Ourinhos por nos proporcionar uma estrutura tecnológica excelente para a nossa formação.

 RESUMO

Com o crescimento acelerado de microempresas no cenário econômico atual, e com a falta de recursos para ser destinada a administração contábil delas, se viu necessário desenvolver um projeto no qual se tem o objetivo de criar um sistema web, onde se terá a administração e gestão na área contábil de uma microempresa, a qual oferece suporte para o controle patrimonial sobre seus gastos e lucros. A partir deste pretexto, será desenvolvido um sistema que forneça uma interface simples e dinâmica para qualquer pessoa com pouco conhecimento possa usá-la com perfeição e que fosse dar o suporte ao usuário no que ele precisa.

Palavras-Chave: Sistema Contábil; Controle Patrimonial; Microempresas.

ABSTRACT

With the accelerated growth of micro companies in the current economic scenario, and the lack of resources to be used for their accounting management, it was necessary to develop a project in which the objective is to create a web system, where management will be and management in the accounting area of ​​a micro company, which provides support for asset control over its expenses and profits. Based on this pretext, a system will be developed that provides a simple and dynamic interface for anyone with little knowledge to use it perfectly and to support the user in what he needs.

Keywords: Accounting System; Patrimonial Control; Microenterprises.

1        Introdução

Como muitas das empresas de hoje, tanto grandes empresas, quanto pequenas empresas, usam ou necessitam de um sistema que informe como está sendo o controle da movimentação do seu capital, para que ela venha utilizar meios de manipulação do mesmo de acordo com o que é informado pelo sistema, porém as microempresas geralmente não possuem esse ‘’privilégio’’ de obter um sistema que informe o controle do seu capital.

Dentro disso o sistema web a ser desenvolvido busca resolver problemas financeiros das microempresas, das quais não possui recursos financeiros suficientes para adquirir softwares pagos dentro do mercado, para a realização do balanço contábil da mesma.

O site tem o objetivo de controlar o financeiro da empresa. Tendo em mãos: caixa, ativos (Bens e direitos), passivos (Obrigações com terceiros), no qual irá gerar o balanço patrimonial da empresa.

Para dar um breve resumo, seria um acompanhamento contábil fornecendo declarações da situação econômica e financeira da empresa através de relatórios legais, procurando sempre incentivar o acompanhamento correto das demonstrações contábeis para a administração eficaz do negócio.

Com isso a empresa iria fornecer dados reais sobre o que ela gastou e lucrou durante o dia, o sistema então irá gerar um relatório completo tanto daquele determinado dia quanto relatórios semanais, mensais, e anuais, informando o quanto a empresa lucrou durante toda sua jornada por ano.

Problema

Objetivo Geral

Objetivos Específicos

Justificativa

2        Revisão Bibliográfica

2.1        Definições de Contabilidade

Os primeiros sistemas desse recurso da Contabilidade, representados pela utilização de fichas de barro, aparecem na pré-história e o uso generalizado desse sistema de registo contábil começou a ser implantado somente com o advento da chamada Revolução Comercial ocorrida após o século XII. (SCHMIDT, 1996).

Diante da velocidade que a Contabilidade vem alcançando, proporcional a mudança do cenário dos tempos modernos, não há motivo para crer que ela não continua a evoluir em reposta a mudança que vem sendo observada nos tempos atuais. (HENDRIKSEN & BREDA, 1999).

Para Hendriksen e Breda (1999) para que a teoria da contabilidade proporcione as diretrizes adequadas objetivando o desenvolvimento do pensamento contábil e de princípios de Contabilidade, justifica-se a preocupação com definições explicitas de ativos e passivos e uma análise de sua natureza básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (241.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com