TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Procedimento Operacional Padrão

Por:   •  12/6/2018  •  Artigo  •  3.403 Palavras (14 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

  1. Pós-Graduando: Lucas Leandro Moreira Borges1

Orientadora: Caroline Godinho dos Anjos2

  1. RESUMO

O presente estudo visa abordar problemas observados na área operacional da empresa Ekomposit Madeiras S/A, localizada na cidade de Lages SC, objetivando implantar soluções práticas e objetivas fundamentas em estudos acadêmico, com referências bibliográficas e pesquisas exploratórias, desta forma demonstrar um caso prático e em detalhes referentes ao Procedimento Operacional Padrão - POP proposto para algumas tarefas deste setor, proporcionando possibilidades em adotar uma padronização a outros setores e a outras tarefas a partir dos exemplos elaborados neste trabalho.

Palavras-Chave: Implantar. Padronizar.  Procedimentos. Processo.

        

  1. 1 INTRODUÇÃO

Atualmente, cada vez mais as empresas buscam por soluções práticas, objetivas e eficientes para assim continuarem atuando e concorrendo no mercado.

Este trabalho tem como propósito pôr em prática o estudo acadêmico realizado na Universidade. Proporcionando ao aluno, a junção da teoria com a experiência prática. Os relatos aqui apresentados foram elaborados através de observações, pesquisas, abordagens a profissionais relacionados à área de produção, diretores e colaboradores em geral da empresa Ekomposit Madeiras do Brasil SA, a fim de apresentar soluções práticas e objetivas como a implantação do Procedimento Operacional Padrão – POP, objetivando melhoramentos para a organização nos aspectos analisados.

O presente estudo especifica e apresenta alguns dos procedimentos operacionais. O POP (Procedimento Operacional Padrão) é um documento onde se coloca a tarefa repetitiva, na maneira e sequência que deve ser executada, nele contem: tarefa, executante, objetivo da tarefa, materiais necessários, processos, cuidados especiais, resultados esperados, ações corretivas utilizando à padronização e minimização de ocorrências de desvios na execução de tarefas fundamentais, para o funcionamento correto do processo.

Um procedimento coerente garante ao usuário que a qualquer momento que ele se dirija ao local de seu trabalho, as ações tomadas para garantir a qualidade sejam as mesmas, de um turno para outro, de um dia para outro, em trocas de colaboradores ou também em casos de substituições dos mesmos. O POP facilita o aprendizado, além de aumentar a previsibilidade dos resultados.

Neste trabalho foi descrito como elaborar um POP e suas vantagens como, por exemplo: a segurança no trabalho; o envolvimento e a participação na elaboração do seu método de trabalho; diminuição nos problemas na rotina do dia-a-dia; execução na rotina diária sem que haja ordens de seu superior; redução de retrabalho; aumento de confiança em sua forma de trabalhar, entre outros.

2 DEFINIÇÃO E CONCEITO DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP

O Procedimento Operacional Padrão - POP, segundo Martins (2013, p. 1) é um documento organizacional que traduz o “planejamento do trabalho a ser executado. É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa”.

Então, o POP, pode ser considerado como uma ferramenta eficiente utilizada na execução de tarefas garantindo a padronização nos processos a serem executados pelos envolvidos.

Kurcgant (2008, p.69), afirma que o POP consiste em descrever o procedimento realizado, e “geralmente é uniforme para toda a organização, pois está baseado em princípios científicos e, assim, não se modifica, independente de quem o realiza”.

O POP apresenta instruções das sequências das operações e sua frequência de execução, apontando os seguintes elementos: a) o responsável pela execução e listagem dos equipamentos; b) peças e materiais utilizados na realização da tarefa; c) descrição dos procedimentos das atividades críticas, de operação e de pontos proibidos de cada tarefa; d) roteiro de inspeção periódicas dos equipamentos de produção (HEIZER, RENDER, 2001).

Todos esses elementos deverão ser aprovados, assinados, datados e revisados anualmente ou de acordo com a necessidade do processo.

A importância da elaboração do manual de ser conjunta, levando em consideração a diversidade das atribuições dos diversos setores, seja em uma empresa privada ou no serviço público. Os manuais preocupam-se em divulgar na instituição aspectos relacionados à estrutura organizacional e seus métodos, rotinas e procedimentos administrativos básicos. (FREITAS, GUARECHI, 2012, p.61)

O manual é adotado tanto em empresas privadas quanto em empresas públicas e têm por finalidade divulgar a estrutura organizacional, os métodos e os procedimentos utilizados pela empresa para divulga-los aos colaboradores, uma vez que, as atividades nos setores são as mais diversas, assim facilitando para as pessoas dentro da empresa a seguirem tais procedimentos conforme escrito no manual elaborado pela empresa.

        

3 PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS

De acordo com Rogante; Padoveze (2005, p.40) “a padronização favorece as ações gerenciais, pois o controle é, por definição, a comparação entre o realizado e o planejado. E se não há padrão não há como exercer a atividade de controle. [...] essas normas deverão ser utilizadas como base para elaboração da padronização de produtos e processos”.

Segundo Campos (2004, p. 51), padrão é o instrumento que indica a meta e os procedimentos para execução dos trabalhos, de maneira que cada um tenha condições de assumir a responsabilidade pelo seu trabalho e sugere ainda que o processo de padronização envolva a elaboração de fluxogramas, análise crítica do processo (brainstorming), explicitação da tarefa e elaboração de um manual de execução para cada tarefa importante, como apresentado na figura abaixo:

        

       Figura 01: Procedimento de Padronização Operacional

[pic 1]

       Fonte: Peinado e Graeml, 2007.

Já Vieira Filho (2010, p. 35), afirma que: “uma organização que não padroniza suas atividades de rotina não poderá garantir a qualidade do que faz”.

Já Stevenson (2001, p. 118) afirma que o nível de padronização informa até que ponto há ausência de variedade num produto, processo ou serviço, conforme os benefícios trazidos pela padronização de processo.

A padronização de processos minimiza a ocorrência de desvios na execução da atividade, ou seja, assegura que as ações tomadas para a garantia da qualidade sejam padronizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (333.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com