TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Indicadores Financeiros e Não Financeiros como Instrumento de Gestão para a Controladoria

Por:   •  26/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Rafael M. Da Costa (MBA FGV)

A importância dos Indicadores Financeiros e Não Financeiros como Instrumento de Gestão para a Controladoria

  1. Introdução

        A controladoria, em sua essência possui algumas funções como a implementação de sistemas de controles para que as organizações atinjam seus objetivos.

        Tais sistemas são de suma importância para a efetividade do negócio e para a avaliação dos objetivos organizacionais.

        Nos próximos tópicos, pretendo aprofundar na importância dos indicadores como instrumento de gestão para a controladoria.

  1. Visão geral

Os indicadores são de extrema importância quando se pretende encontrar a causa de problemas rotineiros em uma empresa, além disso os indicadores estão relacionados aos valores e estratégias da empresa. Sempre é importante que sejam utilizados indicadores que propiciem a análise desses valores.

Vale reforçar que as metas de bonus dos executivos de uma organização estão diretamente relacionados aos objetivos da organização, e a mensuração precisa desses indicadores irão apoiar na apuração final do resultado.

O controller precisa ter condições para analisar cenários históricos, criar indicadores e projetar a expectativa futura.

  1. Exemplos de indicadores

Nesse contexto, irei introduzir alguns indicadores dos quais fazem parte da rotina em minha área de atuação, dessa forma seremos capaz de entender na prática a importânica desses indicadores.

Atuo na controladoria de uma empresa logística, e alguns indicadores são fundamentais para garantir a excelência na entrega.

  1. Nível de estoque – esse indicador é extremamente fundamental para avaliar o nível médio dos estoques e proporciona dados relevantes que afetam diretamente na contabilização dos custos.
  2. Indicador de ocorrências – O objetivo desse indicador é avaliar situações tais como: avaria, trocas, devoluções e extravios. Esse indicador está diretamente ligado ao desempenho e geração de receita no negócio.
  3. Tempo de ciclo – esse indicador tem como objetivo mensurar o tempo médio desde a liberação do pedido até a entrega final ao cliente. Quando comparado ao índice médio aplicado pela concorrência propicia que ações sejam tomadas em prol da otimização da eficiência.

  1. Conclusão

Após introduzir alguns exemplos práticos de indicadores, é possível ter um melhor entendimento de sua importância nas organizações, e cada setor deve ter indicadores específicos para mensurar seu resultado.

A controladoria deve apoiar sempre na criação e mensuração de indicadores de produtividade, financeiros e não financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com