TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Financeiros Como Instrumento de Mensuração de Desempenho de Uma Organização

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Indicadores Financeiros Como Instrumento de Mensuração de Desempenho de Uma Organização

Problema

Falta de dados  qualitativos para auxiliar na gestão de decisão nas organizações,Estamos no mundo globalizado em as organizações tende a estas em constate processo de adaptação ao mercado e as novas tecnologias que norteiam não só todo processo produtivos mais também os fluxos de informações da organização,sendo assim e imprescindível que uma organização tenha meios concretos para basear suas decisões de cunho financeiro,uma vez o gerenciamento de ativo da organização pode ser complexo pois demanda em optar por financiamentos,investimento,cortes de gasto,redução ou o aumento de estoque e etc.Sendo assim a análise financeira acaba por ser umas das ferramentas mais vias e eficaz para se avaliar a situação atual ou em um determinado período,pois a analise financeira primar justamente por analisa as demonstrações financeiras da organização ,fornecendo assim informações concretas e exatas para a analise dos resultados.

Hipótese                

De forma concreta a analise de decisão fornece subsidio par se avaliar a situação de uma organização que visa tomar as melhores decisões de cunho financeiro em  praticamente todas as áreas.    

Justificativa

Metodologia

Este trabalho foi fruto de esquema bibliográfica  nas plataformas do Google Acadêmico e Scielo,foi utilizado  palavras chaves e alguns termos  para pesquisa em artigos referentes a tema proposto.

Referencial Teórico

Em uma organização a avaliação do seu desempenho frete ao mercado no qual ela atua e de suma importância uma vez que isso e necessário para estabelecer metas, prazos, cortes, financiamentos, investimentos entre  outro segmentos.

Os índices financeiros  são ferramentas que através de cálculos nos permitem obter informações sobre a situação de uma organização em determinado período de tempo(MATARAZZO, 2003 apud CAMILLO FILHO, 2007) .

 O índice que tem se considerado o mais relevante e o para a mensuração de desempenho   financeiro e Retorno Sobre o Patrimônio Liquido,esse índice mede de forma direta a capacidade que uma organização tem em  gerar rentabilidade a parti  de seus recursos ou de investimentos.

Retorno Sobre o Patrimônio  Líquido

O retorno sobre o Patrimônio liquida e dado em função da formula

ROE= lucro Liquido/Patrimônio líquido

 Esta formula que básica

A parti desta formula e possível estabelecer a rentabilidade  da organização em relação a outra organizações do mesmo setor ou área  de atuação no mercado,São também alavas do ROE a Margem de Lucro,Giro de Caixa,Alavancagem.

Margem de Lucro

 A Margem de Lucro e a parte que a organização terá sobre suas, este indicador pode apontar quando e hora de elevar ou diminuir os preços junto a clientes e fornecedores(endeavor,2017 ),e dado pela formula:

Margem de Lucro=Lucro liquido /vendas

Margem de Lucro Bruto

 

Índices de liquidez

Os índices de liquidez mensuram a capacidade de uma organização honra suas obrigações financeiras, estas informações são obtidas através de formulas, os valores que serão utilizas nesta formula serão obtidas através do Balanço Patrimonial,e deve ser atualizadas constantemente(DALRI BRIOSO,2015)     

 

 Giro de Caixa

Alavancas de desempenho

Referências  Bibliográficas

DALRI BRIOSO, ANA et al. INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS.Disponível  em:htttp://www.unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/gestao_foco/artigos/ano2015/indicadores_financeiros.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com