TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos projetos no atual mercado de trabalho

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – Uni Abc

Curso Superior Tecnologia em Gestão Financeira em Marketing

Projeto Interdisciplinar

A importância dos projetos no atual mercado de trabalho

Professora. Cristiane Macedo

Santo André, 03 de Abril de 2014.

1. “A importância dos projetos no atual mercado de trabalho”

Definição de gestão de projetos:

* O projeto é um esforço temporário com o objetivo de criar um produto/serviço único, surge de uma ideia inicial e vai sendo detalhado a partir da sua execução.

* O gerenciamento de projetos se trata da aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de alcançar seus objetivos, envolvendo no andamento do referido dois itens essenciais à sua execução.

* Gestão Financeira pode ser definida como a gestão dos fluxos monetários derivados da atividade operacional, em termo de suas respectivas ocorrências no tempo.

* Nela adota-se uma estrutura organizacional (daí interliga-se com a gestão de Projetos) somando-se ao processo decisório suportado por um sistema de informações.

* Tem como objetivo o equilíbrio da rentabilidade e da liquidez, ou seja, gerar lucros e manter caixa.

* Cada gestor das diversas áreas da empresa divide esta responsabilidade com o gestor financeiro a partir do momento em que cada decisão tomada impacta de alguma forma o fluxo de caixa.

São eles:

Área Financeira: Entende-se que sua função é administrar o fluxo de recursos monetários da empresa, suprindo as necessidades e aplicando os excedentes, além de suas atividades de cobrança e tesouraria.

Área de Compras: A área de compras pode ser entendida como um captador de fluxos monetários quando ao negociar prazos com fornecedores, propicia ou não a área financeira um “empréstimo” a uma determinada taxa.

Área de vendas: Vendas, por sua vez, funcionam como um aplicador na empresa, ao conceder prazos aos clientes. Pode-se pensar que, ao invés de realizar uma aplicação no mercado financeiro, a empresa aplica as contas a receber.

* Observando o ciclo de caixa, visualiza-se que o montante de dinheiro em circulação, os prazos e os custos do dinheiro são importantes variáveis para a análise da gestão financeira e para alcançar a eficácia necessária, é importante que as três variáveis sejam administradas de modo a atingir os melhores resultados possíveis. •.

3.2 Resumo:

* Para haver uma gestão financeira eficaz, a empresa deve reconhecer que ela é responsabilidade de todas as áreas e não só da área financeira. E sendo assim todas as áreas devem planejar e controlar seus recursos de forma que os parâmetros básicos da gestão financeira (montante de dinheiro, prazo e custo de capital) sejam bem administrados.

* Compras deverão ser informadas pela área financeira a respeito do dinheiro no mercado financeiro (padrão de caixa), para que possa balizar suas decisões de compra à vista ou a prazo. No caso de vendas, esta obterá os resultados do diferencial dos preços à vista e a prazo cobrado dos clientes. Em contrapartida, será penalizada pela retenção, por um certo prazo, dos recursos alocados ao Contas a receber.

3.3 Problemas:

O mercado de trabalho está com dificuldade em implementar projetos elaborados que de resultado positivo.

Planejamento: viabilização de riscos; infraestrutura necessária (ambiente, treinamentos, etc.); organograma do projeto e alocação da equipe; estrutura de comunicação; definição e previsão de requisitos, cronograma, recursos, esforço e custos.

Monitoração: Acompanhar, avaliar, monitorar, resolver; realização das atividades (progresso do projeto); riscos e custos; qualidade dos artefatos; motivação e coesão da equipe; problemas e conflitos (providenciar ações corretivas).

Caso não haja um bom planejamento não haverá uns bons resultados, e com isso geraria vários outros problemas.•.

4.4 Objetivo:

Elaborar projetos eficientes e implementar novas técnicas de trabalho.

Planejamento: viabilização de riscos; infraestrutura necessária (ambiente, treinamentos, etc.); organograma do projeto e alocação da equipe; estrutura de comunicação; definição e previsão de requisitos, cronograma, recursos, esforço e custos.

Monitoração: Acompanhar, avaliar, monitorar, resolver; realização das atividades (progresso do projeto); riscos e custos; qualidade dos artefatos; motivação e coesão da equipe; problemas e conflitos (providenciar ações corretivas).

4.5 Justificativa:

É fundamental a realização dos projetos, para a melhoria do resultado e para que os objetivos sejam alcançados. Um fator de grande importância, para o sucesso da gestão estratégica. É o processo de implementação de estratégias. Sendo que tem que tomar os devidos cuidados para que, pois devemos ter o campo de visão ampliado ao trabalho e sua implementação. Lembramos que também pode ocorrer falha na implementação , na qual faz parte. Diante dessas falhas de implementação , existem estudos que orientam a implementação eficiente e eficaz de técnicas administrativas. Na qual temos que entender que através de uma implementação elaborada corretamente consegue-se alcançar os objetivos , ou resultados, esperados com a realização de atividades ou processos.

5.6 Metodologia:

Como vai ser a investigação, explicando os métodos e as técnicas.

A metodologia utilizada para o estudo do tema ‘’ A importância dos projetos no atual mercado de trabalho’’ é uma pesquisa bibliográfica.

Iremos adotar os seguintes métodos e técnicas:

a) Comparação de balanços sucessivos (origem e aplicação de fundos)

b) Gráficos e percentagens

c) Método dos indicadores ou rácicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com