TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Estratégica FGV

Por:   •  10/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

        

Estudante:Karoline Alves M. de Carvalho

Disciplina: Inovação Estratégica

Turma:1022-3

1. Contexto

O intuito deste trabalho é elaborar oportunidades de inovação para a empresa Probel Colchões, que iniciou sua carreira no mercado em 1940, se tornando a primeira fabricante de colchões no Brasil. Com o sucesso continuo no mercado a empresa saiu de um espaço de 75m² para 2 unidades fabris com sede em Suzano e na Vila Leopoldina em São Paulo.

Seu público alvo é formado por todas as faixas etárias que buscam um colchão de qualidade e conforto, sendo quase todos são atingidos através da propaganda televisiva. Seu modelo de negócios consiste exatamente nas propagandas, onde a maioria é veiculada através de comerciais nas TV’s abertas, com objetivo de atrair o consumidor final até sua loja física.

O portfólio de inovação apresentado neste trabalho, será de modelo incremental de forma gradual, onde além do cliente ter a opção de ir até a loja física, será possível a realização de um agendamento prévio através das nossas ferramentas de comunicação (chat no site, central de atendimento e whatts app), onde será feita uma visita remota para a comercialização dos colchões, além de todo acompanhamento e orientação da melhor escolha para o fechamento final.

Após a venda do colchão de forma online, o cliente terá a possibilidade de conhecer o colchão pessoalmente onde o próprio funcionário que realizou a venda online, acompanhará o cliente até a loja física através de uma data marcada, para tirar eventuais duvidas gerando uma satisfação ainda maior ao consumidor final.

Essa visita (remota/presencial) será realizada por um vendedor das lojas físicas que terá o seu modelo de trabalho trocado de forma presencial para trabalho remoto (home office).

Realizando o acompanhamento de todo processo da compra, a experiencia do cliente será transformada em uma experiencia única e de grande valor.

Esta mudança para o trabalho remoto e algumas vezes de forma híbrida, irá expandir o publico alvo, principalmente em casos onde o cliente não tem tempo de ir até uma loja física e para aqueles que possuem um espaço em sua agenda, terão um atendimento diferenciado, rápido e que demonstra que além da venda do colchão existe uma preocupação com o bem estar do cliente, tendo certeza que ele fez a escolha certa.  

2. Desafios inerentes à inovação

A primeira barreira a ser enfrentada será o convencimento da Diretoria da Probel, que por ter visto a empresa vir de geração em geração crescendo de forma significativa e 100% presencial, é um pouco resistente a novos modelos de negócios e qualquer tipo de inovação em relação à tecnologia.

Porém, a empresa receberá inúmeros benefícios aderindo essa mudança, tais como:

  • Redução de despesas – Tendo em vista que 50% dos vendedores das lojas físicas terão seu modelo de trabalho alterado de presencial para híbrido, onde o funcionário só comparecerá presencialmente em casos que o cliente solicitar.

  • Otimização do Tempo – Pelo fato do funcionário não precisar se locomover até as lojas físicas, ele terá mais tempo para fazer suas tarefas pessoais,
  • Aumento das Vendas – Com a expansão do publico alvo e o atendimento remoto, o vendedor poderá atender mais clientes em um curto espaço de tempo.
  • Aumento do Lucro – Em decorrência dos itens citados acima é possível observar que haverá um aumento gradativo nos lucros da empresa.

Além dos desafios com a Diretoria, a empresa também irá enfrentar Desafios em relação a adaptabilidade dos colaboradores com a mudança do trabalho presencial para o híbrido, porém, reforçaremos a importância da expansão do público e dos benefícios do home office, onde os funcionários terão mais tempo para suas atividades individuais.

Vale ressaltar que a implantação sistêmica também será um desafio para a empresa, pois, será necessária uma modernização nos equipamentos dos colaboradores a fim de possibilitar a exposição dos produtos de forma satisfatória e capaz de criar um convencimento eficaz para o fechamento do negócio, visto que por vídeo seja algo mais desafiador que de forma presencial.

 

Em virtude das grandes mudanças, será necessário ainda, investir em meios alternativos para propaganda como em redes sociais e canais assistidos pelo publico de faixa etária 35+ que são pessoas que começam a apresentar alguns desconfortos decorrentes de má postura e possuem preocupação superior com a qualidade de vida do que as gerações anteriores.

3. Apoio à inovação

Para uma implantação eficaz da proposta de inovação, será necessário realizar uma reestruturação na cultura, na governança e na liderança da empresa.

Cultura: Existe um entendimento enraizado de que o fator determinante para o fechamento de uma venda é o argumento de venda presencial, sendo assim, é necessário realizar adequações na Cultura de forma que os valores da organização fortaleçam a oportunidade de um trabalho remoto ou hibrido bem feito e eficaz. É necessário que o comportamento dos colaboradores sejam conduzidos por determinadas crenças, atitudes e hábitos que diferenciam a empresa das demais disponíveis no mercado. Essas atitudes contribuíram decisivamente para um desempenho de excelência dos colaboradores em conjunto de uma boa estratégia de toda equipe.

De início a primeira mudança que faremos na cultura da empresa é a realização de treinamentos para toda equipe que já esta na ponta, com intuito de desenvolver técnicas e habilidades para um atendimento eficaz e uma venda remota assertiva, de forma que o cliente se sinta acolhido pela outra parte e o colaborador não se sinta perdido em sua nova tarefa. Com isso, a empresa demonstra que os seus valores estão destinados ao bem estar da equipe e satisfação do cliente.

Quanto aos novos funcionários passarão por um programa chamado Comece por Aqui, que tem o intuito de enfatizar a missão, visão e valores da empresa de modo a incentivar seus bons hábitos dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (992.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com