TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instrumentação e Metrologia

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

Histórico da Metrologia e a sua importância no Mundo Globalizado.

Histórico da Metrologia e a Sua Importância no Mundo Globalizado

Ao longo da história humana o processo de alfabetização evoluiu para atender demandas por novas formas de informação e comunicação, num esforço para moldar o nosso conhecimento frente às transformações da sociedade. Apesar dos avanços, este assunto ainda continua em meio a opiniões controversas e cercado de fatores complexos.

A metrologia é a ciência das medições e suas aplicações. Engloba todos os aspectos teóricos e práticos da medição qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicações.

Medições e metrologia são essenciais em quase todos os aspectos dos empreendimentos humanos, pois são utilizados em atividades que incluem o controle da produção, a avaliação da qualidade do meio ambiente, da saúde e da segurança, e da qualidade de materiais, comidas e outros produtos para garantir seguras de comércio e a proteção ao consumidor, só para citar alguns exemplos.

Se remetendo às origens das primeiras civilizações houve uma necessidade de medir as coisas, devido a isso iniciou-se numa época antiga. Eram estabelecidas baseadas no corpo humano (palmo, pé, polegada, braça, côvado e etc.).

Os processos modernos de produção são caracterizados pela montagem de sistema e equipamentos com peças e componentes comprados no mundo inteiro.

Medições confiáveis em um país dependem de um sistema de metrologia nacional organizado de tal modo que possa prover os meios para a transferência de seus valores para instrumentos de medição comuns de acordo com procedimentos aceitos internacionalmente.

As medições estão presentes em quase todas as operações comerciais, desde o comercio em larga escala (como o petróleo, o gás natural e a mineração) até a venda de produtos para o público em geral. Com isso, a metrologia é crucial para o comercio internacional porque fornece os meios técnicos necessários para garantir que as transações comerciais seja mais justas, transparentes e confiáveis. Para tanto, é necessário a implementação de sistemas harmônicos de medição que incluem a adoção do Sistema Internacional de Unidade (SI), instrumentos exatos de medição que sejam normas internacionais (por exemplo, as recomendações do OIML) e métodos e procedimentos aprovados.

A importância da metrologia para as empresas

A busca da metrologia como um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas é, na verdade, uma questão de sobrevivência. No mundo competitivo em que estamos não há mais espaços para as medições sem qualidade, e as empresas deverão investir em recursos (humanos, materiais e financeiros) para incorporar e harmonizar as funções básicas de competividade: normalização e avaliação de conformidade.

Sistemas Metrológicos Brasileiros

Sinmetro – sistema brasileiro composto tanto por entidades privadas quanto órgãos públicos, que tem o papel de exercer serviços relacionados com metrologia, normalização, qualidade industrial e certificação de conformidade.

Esse sistema nacional tem uma estrutura capaz de avaliar e certificar a qualidade, dos processos e dos serviços, por meio de um rede de laboratórios de ensaios e de calibração e de organismos liberados pelo Inmetro. Essa estrutura atende às necessidades do governo, das industrias, do comercio e da população em geral.

Conmetro – é um órgão normativo do Sinmetro e tem como sua secretaria o Inmetro. O conselho é responsável por garantir a uniformidades e a racionalização das unidades de medidas utilizados no Brasil, fixar critérios e procedimentos para certificação da qualidade de produtos industriais e também por aplicar penalidades nos casos de infração às leis referentes À metrologia, à normalização industrial é a certificação da qualidade industrial.

Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia qualidade e Tecnologia autarquia federal vinculada ao Ministerio de Desenvolvimento, Industria e comercio Exterior (MDIC), é o órgão executivo do Sinmetro.

O Inmetro vem buscando meios para prover o desenvolvimento de uma cultura em metrologia e avaliação da conformidade no país. Apesar da grande relevância desta área de conhecimentos, já discutida acima, o ensino de conteúdos de Metrologia, Normalização e Qualidade (MNQ) nos cursos de Engenharia não recebe muita atenção. Um levantamento preliminar indicou que a disciplina Metrologia é oferecida apenas nos cursos de Engenharia Mecânica e em alguns poucos cursos de Engenharia de Produção. Em muitos casos, noções básicas de processos de medição são introduzidas em cursos iniciais de Física, sem que haja uma inter-relação com disciplinas da grade profissionalizante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com