TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligência Emocional

Por:   •  18/2/2023  •  Dissertação  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 12

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Gustavo Henrique de Castro Sampaio[1]

Resumo:

A inteligência emocional é uma proposta da psicologia que revela a capacidade de autoconhecimento frente aos sentimentos e emoções, além do reconhecimento e auto avaliação de seus sentimentos quanto das pessoas ao seu redor. Promovendo a compreensão das pessoas através da empatia, e responsabilidade social. O profissional precisa desenvolver esta habilidade para identificar e controlar suas emoções e impulsos, agindo de forma consciente na tomada de decisão, transformando o relacionamento interpessoal em garantida melhoria na comunicação entre equipes. Sendo uma das habilidades mais buscadas no profissional do mundo contemporâneo. Pois para Goleman (1995, n.p) a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso dos indivíduos. Tendo o objetivo de expressar a importância do desenvolvimento dessa habilidade atrelada a resiliência que pode ser aprendida contribuindo diretamente na vida profissional e pessoal do indivíduo. A resiliência revela a capacidade em que o indivíduo tem de recuperar-se ou voltar ao seu estado normal após situações de críticas.

Palavras-chaves: Resiliência. Inteligência emocional. Habilidade. Capacidade.


Abstract:

Emotional intelligence is a proposal from psychology that reveals the capacity for self-knowledge in face of feelings and emotions, in addition to the recognition and self-assessment of one's feelings and the people around them. Promoting people's understanding through empathy and social responsibility. Professionals need to develop this ability to identify and control their emotions and impulses, acting consciously in decision making, transforming interpersonal relationships into guaranteed improvement in communication between teams. It is one of the most sought after skills in the contemporary world professional. For Goleman (1995, n.p) emotional intelligence is most responsible for the success of individuals. Aiming to express the importance of developing this skill linked to the resilience that can be learned directly contributing to the individual's professional and personal life. Resilience reveals the individual's ability to recover or return to his normal state after critical situations.

Keywords: Resilience. Emotional intelligence. Abiliity. Capacity.

1 Introdução

        A inteligência emocional é a capacidade de identificar os próprios sentimentos e os dos outros a nossa volta, além de gerar motivação e de gerir bem as nossas emoções e nossos relacionamentos, seja ele na vida pessoal ou no trabalho (Daniel Goleman, 1995). Na psicologia a inteligência emocional é classificada como um conceito comportamental e pode ser desenvolvida em qualquer pessoa, não sendo exclusiva apenas para cargos de gestão e administração.

        A inteligência emocional tem sido uma habilidade de grande repercussão desde a última década. As empresas buscam ter mais competitividade no mundo capitalista gerando a necessidade de investir cada vez mais em seus colaboradores. Profissionais que tem o nível de inteligência emocional maior, têm mais chances de destaque e sucesso no mercado de trabalho e em processos seletivos.

        No mercado de trabalho essa habilidade tem sido cada vez mais procurada em profissionais, provocando uma elevada concorrência nos processos de contratação e entrevistas cada vez mais exigente. Essa habilidade revela ser umas das principais na busca de um profissional, de outro lado, vemos que essa habilidade não é conhecida por parte de muitos profissionais no mercado e o que ela representa no clima e ambiente de trabalho. Os administradores, gestores, lideres e demais empregados necessitam estar preparados para enfrentar os desafios no ambiente e clima de trabalho. Pois os efeitos negativos causados pelo stress ou um mau temperamento, trabalhadores intimidados ou superiores arrogantes presume um declínio no nível de produtividade e resultado, perdas de prazo, elevação de viés, possíveis acidentes, afetando diretamente o clima organizacional da empresa e satisfação dos empregados. Empresas se destacam através da administração de gerentes cujo o perfil apresenta capacidade de liderança, atencioso as eventuais modificações, oportunidades de mercado, motivando sua equipe de trabalho, que saiba estimular e ter um bom relacionamento com seu publico estratégico. O desenvolvimento se da também a partir de treinamentos e cursos especializados em inteligência emocional. O oferecimento de treinamentos, apresentando palestras motivacionais e cursos de desenvolvimento em treinamento de inteligência emocional, além feedbacks regularmente, agrega para o desenvolvimento desta habilidade nos empregados promovendo um grande passo para o sucesso da empresa, gerando atitudes positivas e contribuindo para um bom clima e ambiente da empresa.

2 Desenvolvimento

“Inteligência emocional envolve a habilidade de perceber com precisão, avaliar, e expressar emoções; a capacidade de acesso e geração de sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a habilidade de compreender emoções e conhecimento emocional; e a habilidade de regular emoções para desenvolver a inteligência emocional e crescimento intelectual” (Mayer & Salovey, 1997 n.p)

        De acordo com Salovey & Mayer (2000, n.p) a inteligência emocional divide-se em quatros domínios, sendo o primeiro a percepção das emoções, o uso das emoções, o entendimento das emoções e o controle e transformação da emoção.

  • Percepção das emoções incluindo habilidades voltadas para a identificação de sentimentos por estímulos, por exemplo a voz e expressão facial. Pessoas que possuem essa habilidade conseguem identificar as variações e mudança no estado emocional das outras pessoas;
  • Uso das emoções aplicando a capacidade de colocar as informações emocionais para facilidade de entendimento, a reflexão do pensamento e o raciocínio;
  • Entender emoções a partir da capacidade de captar as variações emocionais não expostas ou fáceis de identificar;
  • Controle e transformação da emoção através do estabelecimento de um aspecto mais fácil de ser reconhecido pela inteligência emocional é a capacidade para defrontar com os próprios sentimentos.
  • Assim todos os domínios não promovem apenas a inteligência emocional, mas também crescimento e desenvolvimento mental.

        Para (salovey e mayer 2000, n.p), as pessoas que possuem inteligência emocional elevada são capazes de gerenciar suas emoções com mais precisão, conseguem lidar melhor com questões sociais e costuma não envolver em comportamentos problemáticos e vícios.

        Para Goleman (1995, n.p) a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso dos indivíduos, devido aos números de interações e situações vividas no ambiente de trabalho e, isso requer habilidade de comunicação no relacionamento e compreensão humana. Tal habilidades são importantes para a gestão de liderança, aumentando a capacidade de negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (206.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com