TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção Empresarial

Por:   •  16/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.737 Palavras (11 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Acadêmicos

Professor-Tutor Externo

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (Código da Turma) – Seminário Interdisciplinar VIII – INTERVENÇÃO

dd/mm/aa

SUMARIO

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido na empresa Lanchonete e pizzaria Jorge lanches (delivery) com objetivo de mostrar para a empresa em destaque a importância da formação profissional ofertada pelas empresas. A mesma está localizada na rua Antônio Rodrigues na cidade de Bujaru nordeste do PA. Fundada em 2019 pela professora Karina Rodrigues de melo 38 anos, formada em Letras com habilitação em língua portuguesa, trabalha e mora alguns anos no respectivo Município. A mesma como conseguiu fundar a empresa em um momento em que muitos empresários estavam baixando as suas portas, demitindo seus funcionários, ficando assim sem estratégia para inovar e alavancar no seu crescimento de forma organizacional.

Assim, mostra as dificuldades dessa empresa no mercado e como conseguir clientes em momento de crise econômica e social? Verifica-se que neste período de pandemia, período o qual ainda e muito difícil de se descrever por presenciar muitos trabalhadores perdendo seus empregos ficando a mercê do desemprego ainda assim as empresas delivery cresceram de forma significativa o que demonstra ser uma mudança para o futuro para aqueles que almejam crescer já que e um negocio de baixo custo por trabalhar na cozinha de casa o empreendedor só necessita de R$ 3.000 (três mil reais), valor este que poderá ter como empréstimo nos bancos que ajudam o pequeno empreendedor.

Palavras-chave: Empresa, qualificação e conhecimento.

  1. INTRODUÇÃO

                   

        Estudar constantemente, para adquirir ou aprimorar conhecimentos profissionais, é uma das práticas que garantem a excelência quando se trata de trabalho. Pensando nisso, hoje é cada vez mais comum a implementação da educação continuada nas empresas.

                Se antes a obrigação de buscar uma boa formação recaía sobre os ombros de cada profissional, hoje as empresas percebem que pode ser mais interessante e importante que elas mesmas montem um programa de estudos para seus colaboradores, pois assim garantem que eles vão estar a par de práticas, mudanças ou valores que a empresa realmente considere válidos. Essa estratégia da formação, treinamento, capacitação, não só mantem seus colaboradores mais eficientes na busca de resultados positivos como também os deixa mais dispostos e com certeza satisfeitos.

            A intervenção empresarial se dará na empresa Lanchonete e pizzaria Jorge lanches delivery, contendo o CNPJ 37.160.430/0001-80. Empresa que trabalha no ramo alimentício e que entrega somente a domicilio na respectiva cidade. A mesma estar localizada na rua Antônio Rodrigues Bairro novo na cidade de Bujaru, fundada em 2019 contendo 1 gestora e 7 funcionários. A gestora descreve como fundou e as dificuldades que vem enfrentando com a crise da pandemia do coronavírus que teve inicio no mundo na virada do ano de 2019 para 2020, momento em que o vírus se proliferou de forma desacelerada.

Neste momento de total pavor, o vírus trouxe para a empresa assim como para a sociedade em geral a preocupação doque fazer para aumentar a renda familiar e sobreviver em meio ao caos de mudanças de hábitos e aos protocolos de segurança exigidos pela sociedade para a segurança de todos, essa empresa mesmo sendo de pequeno porte viu a necessidade de atrair o consumidor em um momento em que grande parte da sociedade estava vivendo com apenas o essencial.

             

  1. RESULTADOS DA INTERVENCAO EMPRESARIAL:

      No ano de 2019 a empreendedora Karina Rodrigues de melo com toda dificuldade no início da pandemia, viu a oportunidade de ampliar o empreendimento e consequentemente aumentar os lucros da lanchonete que atende somente com entrega delivery na cidade de Bujaru.

        Mas com tantos clientes surgindo a cada dia, a empreendedora viu que era impossível atender tantos consumidores com funcionários inexperientes sem informação e formação de atendimento ao público.  Nesse momento viu que o empreendimento necessitava de profissionais capacitados e formados com cursos profissionalizantes que levassem os mesmos a terem segurança no que estavam fazendo, já que a maioria deles atuavam fora de sua formação.

         A proposta de intervenção foi lançada, mostramos o que poderia mudar na organização da empresa se caso a gestora aceitasse a proposta. Mostramos a importância de a empresa ofertar essa formação e os benefícios que trará para a empresa em geral.

        Todos abraçaram a ideia da formação, treinamentos e capacitação profissional. deu-se o início a essas capacitações de forma acelerada, porque e necessário correr contra o tempo já que as vendas aumentam a cada dia e essa e uma oportunidade de melhorar o atendimento ao cliente e zelar pela segurança dele no conforto de sua casa, pois, o momento vivido ainda e delicado.

   

  1. Objetivo Geral

Mostrar através da intervenção a importância da formação profissional ofertadas pelas empresas e como essa ação trará resultados positivos e satisfatório por parte dos colaboradores.

  1. Objetivos Específicos
  • considerar a necessidade da formação profissional por parte do colaborador.
  • Qualificação adequada as necessidades por parte do trabalhador.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Hoje ainda existem colaboradores que pagam pelos seus estudos, em suas mais variadas formas, cursos on-line, presenciais, congressos, pós-graduação entre outros. Isso tudo pode se tornar um investimento alto para o profissional e, por isso, na maioria das vezes ele(a) adia a continuidade de sua formação.

            Mas Em relação aos investimentos na qualificação do trabalhador Clein; Toledo e Oliveira (2013) ressaltam que as empresas devem procurar oferecer um treinamento prático ao contratar um novo colaborador, visando que tenha condições de desenvolver suas atividades de forma correta evitando retrabalho pela falta de conhecimento e prejuízos pela falta de capacidade produtiva. Para a empresa a qualificação dos trabalhadores faz com que a mesma consiga melhorar sua produtividade e eficiência, e até mesmo maior lucratividade. Desta forma ao capacitarem seus empregados, promovem benefícios para elas mesmas. Das maneiras de buscar a qualificação profissional, conforme Vidigal (2012) pode-se destacar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com