TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção Empresarial

Por:   •  25/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Acadêmicos

Daiana Léia Marcansoni

Jomerson Damasceno de Oliveira

Professor-Tutor Externo

Natália

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (2638ADG) – Seminário Interdisciplinar VIII – INTERVENÇÃO IMPRESARIAL

20/09/2022

SUMÁRIO

??????????????????

RESUMO: Mediante o exposto neste trabalho, iremos relatar o papel importante de uma Intervenção Empresarial, refere-se a uma possível aplicação de melhorias na empresa otimizando a eficiência nos resultados, reduzindo os custos e aumentando o desempenho de todos os setores da empresa pois sendo de uma forma que todos os setores estão ligados. A empresa FRIGORIFICO VARPI LTDA, nome fantasia FRIGOVARPI, tendo o CNPJ:02.182.928/0001-60, CEP:89703-780, situada à SC 283 KM 10 S/N em Concórdia - SC, que atua no ramo frigorífico abatedouro desde 2001 e está enquadrada no regime tributário Lucro Real. E veremos que partir de analises se obtém resultados e é possível conhecer e perceber as oportunidades de melhorias levantadas junto a direção da empresa e observadas a partir do Diagnóstico Empresarial, e assim podendo aplicá-las. Pois o objetivo de uma empresa é a maximização do lucro, ou seja, de seus resultados em sua atividade produtiva e tendo assim o equilíbrio da empresa.

Palavras-chave: Diagnostico. Intervenção. Levantamento. Melhorias.

INTRODUÇÃO

Na introdução deve ser feita a contextualização do tema, devem ser apresentadas a justificativa do estudo e as questões de pesquisa, e estabelecidos os objetivos do trabalho. Deve ser apresentado também um breve histórico da empresa.

Mediante o exposto neste trabalho, iremos relatar o papel importante da Intervenção Empresarial, otimizando a eficiência nos resultados, reduzindo os custos e aumentando o desempenho de um setor especifico e também de toda a empresa.

RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

O objetivo de uma empresa é a maximização do lucro, ou seja, de seus resultados em sua atividade produtiva. Assim ela procurará sempre obter a máxima produção possível utilizando uma certa combinação de fatores. Maximizar a produção para um certo custo total ou minimizar o custo total para um certo nível de produção. Em qualquer uma das situações a empresa está maximizando ou otimizando seus resultados, e estará em uma situação que a teoria econômica denomina o equilíbrio da empresa. O preço passou a ser cada vez mais uma função dos custos e cada vez mais uma dependência do mercado, conhecido os preços dos fatores e sempre possível determinar o custo total de produção e estoque, e estoque parado ou sem um devido controle onde não se sabe ao certo quanto se tem em matéria-prima ou produto já acabado e pronto para a vende fica complicado saber e identificar o real lucro, aí está a importância de fazer um diagnostico empresarial.

Sendo assim com base no diagnostico empresarial realizado na Empresa FRIGORIFICO VARPI LTDA, situada à SC 283 KM 10 em Concórdia - SC, que atua no ramo frigorífico abatedouro de Suínos, Ovinos e Bovinos desde 2001 e está enquadrada no regime tributário Lucro Real, foi possível observar que a empresa está sempre em busca de melhorias, pois não basta se manter de portas abertas, precisa-se de análises para deter informações que são cruciais na tomada de decisão, saber em "que pé anda" seu negócio é fundamental.

A partir de analises se obtém resultados e é possível conhecer e perceber as oportunidades mais promissoras e as ameaças de maior gravidade. Desta forma cada vez mais o administrador precisa de ferramentas que demonstram seus índices, afim de ter resultados positivos e gerar lucro.

Diante da observação do cenário atual da empresa, utilizando a analise SWOT e definindo seus pontos fortes e ameaças, foram levantadas algumas melhorias a serem aplicadas, dentre elas a informatização da indústria, que ainda está em fase inicial isso dará muito mais qualidade junto a soma na qualificação de seus colaboradores.

Pode-se dizer que as pessoas precisam acreditar que a qualidade é importante para a empresa e para elas próprias, que a qualidade não é responsabilidade apenas de algumas pessoas e sim de todos e deve estar presente em todas as etapas do processo, tendo assim a qualidade de serviço ou produto, onde é de extrema importância para o crescimento de uma marca, e essa qualidade é feita por pessoas dedicadas e treinadas.

OBJETIVO GERAL

Aplicar as melhorias que foram levantadas junto a direção da empresa e observadas a partir do Diagnóstico Empresarial.

  1. Objetivos específicos.
  • Alimentar o sistema a fim de trazer maiores informações a Direção, Capacitação dos colaboradores.
  • Criar o controle de estoque de produto acabado no sistema para que se saiba o que tem produzido;
  • Criar o controle de estoque de Matéria Prima e Embalagens no sistema para que se saiba quando é a hora de comprar.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O diagnóstico empresarial é um instrumento para fazer o levantamento de todos os aspectos e áreas da empresa, a partir dele é possível ser traçado um plano de intervenção empresarial. Segundo Lima, (2014, p.103) "Intervenção empresarial é uma ação para se obter um quadro real, o conhecimento a respeito da empresa é crucial e é a base para que as ações e intervenções necessárias possam ser colocadas em prática sem nenhum receio de que terão sucesso."

De acordo com Rosa (2001, p. 05), "Diagnóstico empresarial é o levantamento e análise das condições de uma empresa com a finalidade de se avaliar qual é o seu grau de saúde ou eficiência". Ou seja, seu principal objetivo é identificar, através de questionamentos objetivos, dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver, quando ela está equilibrada. Também serve para reestruturá-la e recuperá-la quando está com dificuldades financeiras ou de lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (205.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com