TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Politica

Por:   •  1/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 5

 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2][pic 3]

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E LINGUAGEM

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADSON HENRIQUE

LUCIANO LAGOAS

ROMULO CARVALHO

YARA FORTUNATO

INTRODUÇÃO A POLITICA

TANGARÁ DA SERRA / MT

NOVEMBRO / 2017

ADSON HENRIQUE[pic 4]

LUCIANO LAGOAS

ROMULO CARVALHO

YARA FORTUNATO

INTRODUÇÃO A POLITICA

Trabalho relacionado a introdução a política apresentado a disciplina de Filosofia ministrada pelo professor Juliano Xavier. 

TANGARÁ DA SERRA / MT

NOVEMBRO / 2017

  1. Introdução a filosofia politica

Política é a arte de governar, de gerir o destino de uma cidade. A palavra “política” vem do grego (polis= cidade).

        A ideia de política surgiu na Grécia antiga, quando os filósofos se uniam para tratar de questões voltadas ao homem, seja ele em sociedade, individual, normativo, existencial e político. A preocupação em discutir o papel social e coletivo do cidadão era tão grande que Aristóteles definiu o homem como “Zoon Politokom” ou seja “Animal Político”.         

        A Grécia foi o berço do surgimento do governo do povo. Questões de onde política da cidade de Atenas, eram discutidas na Ágora para que todo cidadão que desejasse pudesse participar.

        

  1. Política e Poder

Ao se tratar de filosofia política, é aceitado que os primeiros pensadores foram Platão e Aristóteles, o primeiro publicou a obra intitulada “A Republica” e o segundo a obra “Politica”. Na obra de Aristóteles, ele trata sobre a arte de governar a pólis. Para ele, a política era uma extensão da ética aplicada no âmbito público, onde o homem é por natureza um animal social. Esse conceito grego de política como esfera de realização do bem comum se tornou um conceito clássico e permanece até os dias atuais.

        Para a filosofia política moderna, essa questão está mais ligada ao poder que se tem. Para Lassawell e Kapplan a “política é o processo de formação, distribuição e exercício do poder”.

  1. Poder e Força

A política se refere as relações de poder. É um conceito sobre a capacidade ou a possibilidade de agir, produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. O poder é dividido em dois pólos: quem exerce o poder e quem recebe o poder exercido. Mas para se ter poder, é necessário haver força, não necessariamente força física ou

agressiva, mas sim a força que leva as pessoas a agirem de determinada maneira por vontade própria, a força por influências.

Para Gérard Lebrun, a força política democrática, diz respeito a influências e não necessariamente a força física. Um exemplo de relação de forças está na relação amorosa, onde uma pessoa consegue sua vontade sobre o bem amado.

  1. Estado e Poder

O poder e força do Estado se configura no poder político. Na democracia, esse poder

busca alcançar a participação do cidadão.

        Na idade média, cada dono de território tomava suas próprias decisões, as vezes eles se tornavam mais poderosos que o próprio rei.

        Segundo Max Weber (1864 – 1920), o estado moderno pode ser reconhecido por dois elementos: a parte administrativa (ponto de ligação entre governo e governados) para a prestação de serviços públicos e o monopólio de poder.

Mas, afinal, qual a função do Estado?

O Estado pode ser definido segundo dois pontos de vistas, o liberalista e o marxista.

Para o grupo liberalista, o Estado “deve ser” mediador dos conflitos sociais e dos conflitos inevitáveis entre homens. Sua função é alcançar a harmonia entre grupos rivais, preservando o interesse do bem comum.

        Segundo os marxistas, o Estado “é” parcial e toma partido das classes dominantes. Sua função é garantir o domínio das classes.

  1. Poder Legitimo

Embora a força física seja condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, ela não é suficiente para a manutenção doo poder. Em outras palavras, o poder apenas na força não pode durar. O poder precisa do consentimento daqueles que obedecem, pois ele é uma relação.

Exemplo de princípios de legitimidade do poder ao longo da história:

  • Nos Estados teocráticos o poder vem da vontade de Deus;
  • Monarquias hereditárias, transmitidas de geração em geração;
  • Governos aristocráticos. Quem tinha o poder do mando era os mais ricos e que nasciam em linhagem nobre;
  • Esse poder legitimo nasce de um consenso da vontade do povo, sendo algo voluntário.

  1. Reflexão sobre Democracia

“Conceito de democracia do povo ou governo de todos os cidadãos”. Os atenienses

foram os primeiros a elaborar teoricamente o ideal de democracia, dando a capacidade do cidadão decidir o destino da cidade .

  1. Personalização do Poder

Nos governos não democráticos, a pessoa vestida de poder, se apossa dele por toda a

sua vida, como se fosse seu proprietário. Isso pode ser definido também pelo totalitarismo, onde o poder é incorporado a um único partido,  e o representante é uma figura toda  poderosa, para que a autoridade não seja questionada, esse representante usa de artefatos que estão dispostos ao poder para que seu domínio seja total e indiscutido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com