TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Relação Entre Política E Estado

Artigos Científicos: Da Relação Entre Política E Estado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2013  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  1.132 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra “Estado” vem do latim e quer dizer situação, instancia, área, espaço; não espaço de lugar, mas sim de poder. Nesse sentido o Estado se define como instancia de poder político. Esse poder político significa força: força das armas, das leis, das instituições.

Contudo o Estado é fruto de um processo histórico. Ocorreu de diversas maneiras, variando no tempo e no espaço. Origina-se com a propriedade privada dos meios de produção do próprio trabalho. Sendo assim, podemos ver em diferentes épocas e lugares formas diversas de Estado, tais como: no período antigo, o império; idade média, o Estado era feudal e teocêntrico; na época moderna, absolutista, sendo este decisivamente influenciado pelo mercantilismo; e nos tempos atuais, o Estado liberal e neoliberal.

Diante do exposto anteriormente, vemos que o Estado e suas estruturas de poder sempre estiveram ligados as estruturas econômicas. O império teve a sua sustentação no trabalho escravo; já o feudalismo baseava-se na relação de servidão entre o senhor feudal e o servo vinculado a terra com se fosse parte dela; o Estado moderno tirava seu apoio do mercantilismo propiciado pelas grandes navegações; e no mundo contemporâneo o grande capital e que dá as cartas.

Karl Marx afirmava que o Estado era na verdade um comitê gestor de assuntos da burguesia e que esse mesmo Estado nada mais era que o produto das relações de produção e do modo de produção da sociedade em que ele se firmava. Dessa maneira, podemos concluir que em uma sociedade capitalista o Estado nada mais é que um instancia de poder político, legal, militar e ideológico que tende a refletir o “status quo” da classe burguesa.

Entretanto é o aspecto ideológico, e não material, que será aborda por Althusser em seu clássico “os aparelhos ideológico de Estado”. Ele indagará como a classe dominante conseguir produzir e reproduzir as suas relações de produção no âmbito da sociedade? O autor identificará que nas estruturas de poder do Estado burguês existem mecanismo e instituições que se prezam a essa finalidade. É o que ele denominará de aparelhos ideológicos de Estado, que são usado com essa única finalidade: manter as relações de produção intactas e fazer com que os indivíduos se conformem suas situações dentro da hierarquia social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com