TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução da Inovação e Qualidade no Setor Público

Por:   •  24/5/2022  •  Artigo  •  2.813 Palavras (12 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução da inovação e qualidade no setor público[pic 1]

Eduarda da Silva Costa

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Einy Flávia Franco Santos

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Vittorya de Souza Bergmeier

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

RESUMO

Tornou-se necessário realizar esse estudo sobre a inovação na gestão pública, para entender como a inovação pode de fato influenciar na qualidade da gestão.  Dessa forma, o setor público começou a se inspirar no setor privado, em busca de eficiência no desempenho de suas atividades. Identificamos que a inovação na gestão engloba as áreas de serviços, processos e produtos, que visam melhorar a organização, simplificam o trabalho trazendo melhores resultados tanto para os servidores quanto para a população, com processos mais tecnológicos e menos burocráticos. Em resumo, o setor público ainda tem um grande trajeto para percorrer em busca de inovar nos fatores gestacionais, para ter uma gestão de qualidade, por isso, deverá se manter sempre em busca de conhecimento e disposto a implantar mudanças para desenvolvimento social e econômico.  Deste modo, levantou-se o seguinte questionamento: como ocorre a introdução da inovação e qualidade na gestão pública? Para responder essa questão, buscou-se entender o que é inovação, quais vantagens, desafios e como originou a implantação de inovações em busca da qualidade na rede pública. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo com natureza de pesquisa básica, tendo como objetivo a pesquisa exploratória com estudos de casos, livros, revistas e artigos científicos. Como resultado da pesquisa, conclui-se que as organizações públicas não estão agradando muito a população.

PALAVRAS CHAVE: Eficiência. Inovação. Gestão Pública.

1 INTRODUÇÃO

ste artigo tem o intuito de entender os caminhos para a inovação e qualidade no setor público.  Tendo como problemática a adaptação do servidor e da população para esse novo modo de gestão. satisfação da população com os serviços prestados pelo setor público, dando ênfase na  

. (BACICHETTO; TEIXEIRA, 2018)..

Nesse sentido, levantou-se o seguinte questionamento: como ocorre a introdução da inovação e qualidade na gestão pública? Para responder esta questão, foi necessário buscar entender os caminhos para a inovação, suas vantagens e os desafios enfrentados diante dessas mudanças. Epela necessidade de transformação nos órgãos públicos, onde precisam otimizar os serviços, e criar meios para gerar economia para investir em todos os setores. Com isso, possam ter êxito na prestação de serviços, atendimentos eficientes e modernizados. Tendo como outra justificativa, a pesquisa realizada por Queiroz e Ckagnazaroff (2010), realizada em Minas Gerais sobre o Choque de Gestão. Buscando entender o ponto de vista dos servidores, conseguiram entrevistar 70 deles, tiveram muitas respostas a favor dessa inovação, onde chegaram à conclusão que o novo modelo de gestão melhorou as questões tecnológicas, estruturais, de controles e estratégicos, segundo eles a forma mais dinâmica de gerir, mudou totalmente para melhor em todas as áreas.

Esta pesquisa contribui no âmbito social, pois está relacionada com a melhoria na gestão pública. Contribui também com o meio acadêmico, principalmente para o curso de administração, pois os futuros administradores devem estar cientes de como é aplicada a teoria na prática da administração de uma empresa, seja ela privada ou pública.

Este artigo é composto pela introdução, referencial teórico onde constam os autores e suas teorias usadas no artigo, metodologia onde expõe o método utilizado para captação e analise de conteúdo, apresentação e discussão dos resultados, considerações finais e referências aplicadas no desenvolvimento do artigo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Nesta seção será apresentada o significado da inovação do setor público, suas origens, características, sua influência, assim como sua qualidade, suas vantagens e desafios.  

2.1 Inovação do Setor Público.

2.1.1 Significado da Inovação do Setor Público.

A  inovação do setor público corresponde a introdução de um novo desenvolvimento e a implementação de uma nova ideia por uma organização pública para criação ou melhoramento no valor público dentro de um ecossistema. Entende-se que a busca por qualidade para a sociedade esta relacionada com o desejo da criação desse valor. (CHEN et al., 2020).

A busca por inovação do setor público pretende, em última instância, promover o desenvolvimento social e econômico das nações ou unidades subnacionais. Vale ressaltar que a inovação, no setor público é impulsionada e instrumentalizada por complexos arranjos de políticas governamentais. (CHEN et al., 2020).

2.1.2 Origens e características da Inovação no Setor Público

O termo inovação ganhou tendência na década de 1980, onde se tornou uma palavra de uso em discussões sobre o setor público, onde a mesma se transformou em um desacordo, com o qual se tornou difícil argumentar contra (OSBORNE; BROWN, 2011).

Os primeiros estudos sobre a inovação tinham como objetivo o esclarecimento entre a inovação tecnológica e a o desenvolvimento econômico, focando no desenvolvimento de produtos e processos aplicados ao setor privado. Para Schumpeter (1982), a inovação estava associada a novas combinações entre materiais e forças produtivas possibilitando o novo desenvolvimento econômico, por meio da destruição criadora.        

Já o começo da exploração da inovação no setor público começou em meados de 1980 (BORINS, 2006). Tendo como problema a ineficiência da administração pública, surgindo com isso, o entendimento das necessidades de modernizar os processos públicos e tendo como ideia central de que a gestão pública deveria imitar a gestão corporativa na sua ênfase na mensuração de desempenho para promover eficiência (LYNN JR, 2013, p. 30).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com