TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à ética

Por:   •  10/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à ética

Como dizia a musica de Zeca Pagodinho “ deixa a vida me levar, vida leva eu, deixa a vida me leva”, assim a ética é tratada nos dias atuais, mas se voltarmos a historia vamos perceber que a ética sempre existiu, desde a criação do mundo existia a atribuição do erro a outro, a transferência de responsabilidade, mas qual a relação deste comportamento com a ética? O que seria a ética? Cortella nos responde com o seguinte conceito:

Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve. (Mario Sergio Cortela)[1]

Entendendo a etimologia da palavra ética temos que a mesma vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.  Para Cortela moral é a aplicação da ética.

Se analisarmos que a palavra ética esta relacionado ao modo de ser, a cultura, podemos dizer que o certo ou o errado dependera do ponto de vista de cada um, mas se pensarmos no ponto de vista da empatia, levando em consideração que devo analisar se quero, devo ou posso, então a ética vai além daquilo que eu apenas defendo como certo, criando a minha própria verdade absoluta de um fato,  pensamos naquilo que fazemos quando ninguém está olhando, ou no que fazemos que ninguém pode saber que fazemos, a ética nos desafia a viver de forma a superar a nós mesmo, até a nossa própria cultura. Bem ou mal, certo ou errado, sim sim ou não não. Como ando me comportando?


...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com