TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Justiça entre Sociedade e Estado

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

A Justiça entre o indivíduo, a Sociedade e o Estado

O Artigo a ser apresentado, abordará a relação do conceito de justiça e a relação da mesma com o conceito de cidadania, será feita uma reflexão sobre a justiça como mérito ou necessidade e os pontos negativos da reforma previdenciária do Governo Temer.

De acordo com Oppenheim(1986), conceitua-se Justiça como uma ‘’ noção ética fundamental e não determinada’’, sendo assim questionada como mérito ou necessidade. Tal justiça se tornou uma instituição formal, distinguindo justo e injusto conforme a Lei propõe, porém hoje podemos ver que esta Justiça possui lacunas e infelizmente não é para todos.

O cidadão goza de todos os direitos que o Estado oferece, tendo acesso a uma renda adequada, justiça a seu alcance, enfim, a uma vida digna. Segundo Marshall, ‘’ a cidadania implica um sentimento de pertencimento e lealdade a uma civilização, que se constitui em patrimônio comum a seus concidadãos’’.

Diante o exposto nos últimos parágrafos, a cidadania deveria andar juntamente com a justiça, sendo garantido a cada cidadão o alcance da mesma, de uma vida digna, do amparo do Estado. Na nossa Constituição, está previsto todos os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos, para se ter uma vida decente, porém a realidade é outra.

Discute-se a justiça como sendo por mérito ou necessidade, sendo o primeiro definido como um retorno do esforço feito anteriormente e o segundo como a busca de certo direito perante a necessidade atual. O que vemos em nossa realidade é a omissão do Estado perante a seus deveres, tornando a vida dos cidadãos indigna e injusta, tornando assim o conceito de cidadão controverso.

Se a justiça for operada conforme ao mérito, porque cidadãos de bem que pagam corretamente impostos, cumprem com seus deveres civis e que possuem uma vida reta, não recebem retorno? Está claro em nossa Constituição nossos direitos e deveres como cidadãos, e o papel do Estado para com os mesmos.

Vivemos num País onde quem tem dinheiro pode possuir uma educação, saúde, segurança de qualidade e quem não possui vive à mingua, que justiça é essa? Onde estão nossas garantias? É obrigação do Estado oferecer saúde, educação, segurança de qualidade, pois pagamos por isso.

Em se tratando de justiça por necessidade, surge determinadas Leis de acordo com o que é necessário ao povo, como por exemplo a Lei trabalhista, que foi se adequando conforme as necessidades dos trabalhadores envolvidos.

Nos dias de hoje podemos ver o retrocesso dos direitos dos trabalhadores conquistados irem por água abaixo, vemos a reforma previdenciária como afronta a tantos cidadão de bem que por muito tempo contribuíram para terem uma vida digna ao se aposentarem.

O que vemos é um jogo de interesse de nossos representantes, que não se importam com a coletividade e sim com seu enriquecimento próprio, que dão o ‘’ jeitinho” para obterem o que quiserem, tirando os direitos que com tanta luta foram conquistados.

Sou a favor da reforma da previdência, desde que haja justiça. Acredito que deveriam mudar as regras de acordo com cada região do País e cada categoria trabalhista, pois querem tirar o benefício da aposentadoria especial dos trabalhadores rurais, de se aposentarem mais cedo.

Se fosse realmente garantida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com