TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

Por:   •  15/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 7

A produção textual apresentará de que modo a inteligência emocional tem ligação na liderança, motivação e sua importância, utilizando material didático disponibilizado nas aulas.

Tutor à distância: José Waldo Camurça

SÃO BENTO DO SUL – SC

ABRIL - 2021

SUMÁRIO

Sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

1 INTRODUÇÃO

Segundo estudos, a inteligência emocional é a capacidade que o ser tem de identificar e saber lidar com suas emoções e sentimentos, tanto pessoais quanto de outros indivíduos.

Segundo uma pesquisa realizada pela OMS e a Federação Mundial para a Saúde Mental, 15,5% da população brasileira sofre com ansiedade e depressão, estes transtornos estão ligados com a incapacidade do individuo em controlar suas emoções.

Seguidamente com essas informações vou descrever a importância da inteligência emocional na liderança e motivação da equipe.

2 DESENVOLVIMENTO

O cenário das organizações vem sofrendo transformações nos últimos anos, a própria mudança do setor RH (recursos humanos), para gestão de pessoas, nos mostra que o ser está cada vez mais valorizado.

Atualmente para contratações e ocupações de cargos importantes, as organizações buscam além das habilidades técnicas do individuo, buscam a capacidade comportamental do mesmo.

O ser humano possui tipos de inteligência que o diferencia dos demais, como linguística, musical, corporal, dentre outras. Porém poucos possuem ou conseguem desenvolver a inteligência emocional, a capacidade de cumprir com seus deveres e entregar resultados mesmo que esteja passando por um período difícil, ou até mesmo após uma discussão com outro colaborador.

Isso faz com que o ser se destaque perante aos demais, alcançando cargos importantes como de liderança.

O Brasil é um país que vem sofrendo com a doença do século, depressão; Dentro das organizações os indivíduos estão se sentindo pressionados, incapazes e desmotivados, isso faz com que suas relações com o próximo e trabalho se tornem problemas. Faz com que sua produção diminua e ele enxergue seu trabalho como ruim, decaindo cada vez mais e o levando para demissão.

Muitas vezes a motivação do individuo não está relacionada ao dinheiro, ou seja, ao salario que ele recebe. O que as pessoas buscam é reconhecimento por partes dos demais, o reconhecimento alimenta o ego.

Mais como ser um bom líder atendendo todas essas questões, visto em sala de aula, o líder entusiasma aos outros para atingir resultados, tem autocontrole e autoconhecimento. O líder que possui inteligência emocional conhece seus comportamentos que resultam positivamente as emoções, conhece seu perfil emocional e consegue tomar decisões que sejam benéficas para todos.

Incentivando aos outros com seus exemplos e atitudes.

Também citado em salada de aula, ”80% do diferencial está na inteligência emocional”. Relacionei alguns itens que devem ser analisados e colocados em pratica:

Autoconhecimento emocional – reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;

Controle emocional – lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;

Automotivação – dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;

Reconhecimento de emoções em outras pessoas – reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos;

Habilidade em relacionamentos interpessoais – interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.

Quando um líder é emocionalmente inteligente, os colaboradores se sentem confortáveis, querem participar das decisões expondo suas ideias de melhorias, ter inteligência emocional é usar os estados emocionais ao próprio favor, um líder com a inteligência emocional desenvolvida é capaz de influenciar pessoas, muitos colaboradores não estão felizes com a organização, mais permanecem pela liderança.

Conhecendo as capacidades de um líder que possui inteligência emocional desenvolvida, vou descrever hipoteticamente como o mesmo pode motivar sua equipe.

Primeiramente é importante entender sobre a motivação, pois cada ser é único e o que motiva uma pessoa pode desmotivar a outra, sendo assim o líder precisa encontrar equilíbrio para que todos caminhem juntos.

Existem varias definições sobre motivação, basicamente é o movimento para ação, o que impulsiona o ser á realizar ou não seus objetivos e deveres.

Encontram-se alguns tipos de motivação; Como dinheiro, reconhecimento, tarefa realizada, autonomia, apreciação, poder e proposito.

Nem sempre o líder vai agradar todos os colaboradores, pois nem todos são movidos pela mesma motivação, porém o mesmo pode aplicar alguns métodos com sua equipe que o ajudarão. Sendo elas:

1 – Ser um líder presente e ouvinte

2- Fornecer feedbacks

3- Estimular a participação dos colaboradores

4- Oferecer benefícios e recompensas

5- Parabenizar pelas conquistas e vitorias (o famoso tapinha nas costas)

6- Estabelecer metas realistas e alcançáveis

Esses são itens básicos para iniciar o processo de motivar a equipe, o mais importante de tudo é conhecer os colaboradores.

Colaboradores motivados produzem mais, elevam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com