TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.366 Palavras (14 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

FABIANE DE MATOS LIMA B5186E0

Orientador:

Coordenação do curso de ADMINISTRAÇÃO

SANTOS / SP

MAIO,2017

FABIANE DE MATOS LIMA

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado à disciplina de Comportamento Humano nas Organizações – 762X, na Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessários para aprovação no Plano de Estudo do curso de Administração.

           Orientador:

Coordenação do curso de ADMINISTRAÇÃO

SANTOS / SP

MAIO,2017

ÍNDICE

RESUMO/ ABSTRACT                  IV

  1. INTRODUÇÃO                  5

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                 6
  1. Definição de Motivação        
  2. Definição de Liderança        
  3. Motivação e Lideranças nas Organizações          
  1. CONCLUSÃO                12

REFERÊNCIAS                14


RESUMO

LIMA, Fabiane. (2017). Liderança e Motivação nas Organizações. Comportamento Humano nas Organizações (Graduação) - Instituto de Ciências Sociais e Comunicação - ICSC – Administração, Universidade Paulista - UNIP, Santos.

Palavras-chave: Motivação, Liderança, Organização.

O trabalho acadêmico aborda o estudo da motivação para o trabalho que desperta grande interesse entre os administradores e pesquisadores, dado a importância de se entender, e se possível, monitorar o estado de disposição para realizar tarefas.  As organizações possuem uma visão muito mais abrangente do papel das pessoas que compõe o seu quadro de trabalho, principalmente porque o sucesso das companhias está ligado à organização e ao desempenho dos seus colaboradores. O principal objetivo deste estudo consistiu em identificar a influência do comportamento humano dentro das organizações.

ABSTRACT

LIMA, Fabiane. (2017). Leadership and Motivation in organizations. Human behavior in organizations (Graduation) - Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – ICSC – Administration, Universidade Paulista - UNIP, Santos.

Key words:        Motivation, Leadership, Organization.

                

This scholarly work tackles the study of motivation for the work arouses great interest among administrators and researchers, given the importance to understand, and if possible, monitor the State of willingness to perform tasks. The organizations possess a vision much more comprehensive of the role of people that make up your frame-work, mostly because the companies success is linked to the organization and performance of its employees. The main objective of this study consisted in identify the influence human behavior inside the organizations.


  1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo esclarecer, dentro do contexto organizacional, os diversos conceitos de liderança. Apresenta uma idéia clara e concisa de liderança e motivação, mostrando as diferenças e semelhanças entre os assuntos e como é colocado em prática nas organizações.

Dentro das organizações o capital humano já está fazendo parte do planejamento estratégico, esse assunto está cada vez mais presente nos dias de hoje, pois há algum tempo atrás as pessoas eram inseridas nas organizações, precisavam dar resultados e nada mais.   Atualmente as organizações podem ser caracterizadas como sistemas de interpretação do ambiente, sendo as construtoras do mesmo, através de suas ações.

Neste sentido, o comportamento humano nas organizações vem sendo encarado pelos administradores com mais clareza, munidos dos avanços teóricos da área que buscam melhorar o existir das pessoas neste contexto. É preciso reconhecer as pessoas como parceiras da organização e não pela visão tradicional de trabalho que enxerga as pessoas como meras forças de trabalho.

  1. Fundamentação Teórica

Chiavenato (1999), diz que a liderança é um processo chave em todas as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele. Logo, a liderança não deve ser confundida com direção ou com gerência. Um bom administrador ou gerente pode ser um bom líder, porém um líder nem sempre é um gerente ou administrador, mesmo que seja de estrema necessidade empresarial a presença de um líder.

“A liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional.” (CHIAVENATO, 1999:553-627).

Mas, como iremos conseguir que os funcionários façam o que esperamos deles? Esse é o desafio da motivação: assim como moral, abrangem muitas formas complexas de comportamento humano. Com isso, o artigo aqui elaborado, aborda o relato de estudiosos e pesquisadores do assunto, para a seguinte questão: Quem é o real responsável pela motivação das pessoas dentro de um ambiente organizacional? Deve ser a própria pessoa que deve se auto abastecer de motivação pessoal ou a motivação é uma função gerencial? Chiavenato sugere a segunda colocação. Argumenta que a motivação está contida dentro das próprias pessoas e pode ser amplamente influenciada por fontes externas ao indivíduo ou pelo seu próprio trabalho na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com