TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINGUAGEM,COMUNICAÇÃO E DISCURSO

Por:   •  25/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                     UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

                       MILLENA MEINICKE DOS SANTOS TEIXEIRA

                    LINGUAGEM,COMUNICAÇÃO E DISCURSO.

                                            Rio de Janeiro
                                                          2022

         

        Importância da leitura para formação do indivíduo e da sociedade.

A Leitura automaticamente está no nosso dia a dia, ela é essencial para entender o mundo, sem deixar de respeitar as diferenças culturais, sociais e políticas do indivíduo. Sendo assim, a leitura é importante na formação do cidadão e com consequência tem o papel de transformar a sociedade, essa transformação só se realiza quando o leitor assume sua responsabilidade, fazendo reflexões críticas sobre os textos que são postados e compartilhados, mantendo a importância social.

A função dos textos, sejam eles: literários, jornalísticos, ou publicitários é para impulsionar o leitor a descobrir que é possível as observações, que é permitido comparações e conhecer como as coisas são realmente, hoje em dia temos uma maior preocupação de que forma os textos devem ser lidos, principalmente os não literários, pois é a forma que buscam a formar os cidadãos e com isso a leitura ganhou um novo significado. Os textos tem a sua função de transmitir a cultura e as ideologias de uma sociedade em questão da época, e deixando que os leitores avaliam e criticam de acordo com o seu entendimento.

E ainda assim, muitas pessoas alfabetizadas dominam a leitura e a escrita, porém, não tem o hábito de ler jornal, livros, revistas, com isso também sentem dificuldades para escrever um simples recado ou carta, a maioria das pessoas que se encaixam nessa situação, tiveram provavelmente dificuldades na hora da aprendizagem, e com isso temos consciência que as crianças de hoje com dificuldades podem se tornar um indivíduo desinformado.

Por isso, devemos realizar formação de cidadãos, não se limita a conceitos preestabelecidos que torna inviável o ato de pensar. É dever da equipe dos educadores perceber esta nova realidade e criar estratégias que valorizem a leitura de escrita e de mundo. 
Então, a importância da leitura é algo que devem ser ensinados, desde de quando frequentamos  a escola, e essa  função se torna do professor desenvolver habilidades de leituras diversas para que o aluno desperte o interesse pelo mundo da leitura, tornando a escola ou a sala de aula um lugar agradável, para que o aluno se sinta à vontade para adquirir novas habilidades e desenvolver suas competências, é tarefa do professor que deve ser além de tudo, acolhedor e incentivador de práticas educativas como a leitura, a escrita e a interpretação de texto.

Sendo assim, a leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.

O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.

Alvin Toffler

Bibliografias:
A Importância da Leitura para a Formação Social - Artigo Cientifico (nucleodoconhecimento.com.br)
http://revistagalileu.globo.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (448.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com