TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Por:   •  9/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 13

SHEILA CORREIA MEDEIROS

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Pesquisa apresentada como requisito parcial para avaliação I do componente curricular Logística, 6º semestre do curso de Administração, da Fundação Visconde de Cairu.

Orientador: Prof.º. ACM

 

SALVADOR

2017


LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Nos dias atuais muito se fala a cerca desse tema, tendo em vista sua evolução   consequência dos avanços tecnológicos, bem como consumidores cada vez mais exigentes, sejam eles consumidores finais ou consumidores compradores. A logística é um elo que une todos os departamentos de uma organização, como Vendas, Finanças, Custos, Marketing, Produção, Custos e os setores que visam o mesmo objetivo. A integração dos departamentos através dos conhecimentos logísticos, permite o crescimento e desenvolvimento sustentável de uma organização.

Quando não há uma integração da logística com os outros departamentos da empresa é certo o processo de produção de um serviço\ produto ser interrompido. Perce-se que a logística se desvinculou da figura de transporte e armazém, e se faz presente em mesa de reunião, salas de aula, congressos e cursos, uma vez que o tema discutido traz uma vantagem competitiva para qualquer organização independente de sua atividade.

A palavra logística nasceu do francês logistique e sofre uma serie de interpretações por diferentes historiadores e pesquisadores. Alguns destes historiadores defendem a ideia que a palavra logística nasceu do antigo grego logos, cujo significado tem relação com cálculo, razão, pensamento e análise. Segundo o Consul of Logistics Management a palavra pode ser conceituada como: o processo de planejar implementar e controlar eficientemente o custo correto, o fluxo de armazenagem de matérias-primas, estoque durante a produção e produtos acabados, bem como as informações relativas a essa atividade, da origem até o ponto de consumo, objetivando atender as exigências do cliente.

Armazenar, transportar e distribuir são atividades básicas e distintas, as quais somadas e integradas formam o conjunto da logística. Todas as áreas de uma empresa têm fases a serem desenvolvidas e a logística permite o desenvolvimento de todas ela, a partir da sua integração com todos os processos. É de reponsabilidade das áreas estudar como utilizar-se das ferramentas que a logística oferece e como ela interfere nos seus resultados.

A logística existe desde o inicio dos tempos e vem se aprimorando com a evolução humana, de modo que seu marco é eternizado por teorias mediante a grandes descobertas e inovações. Um exemplo disso é o médico neurologista e fundador da psicanálise Sigmund Freud, para os estudiosos nas áreas clínica, escolar, organizacional, comunitária e institucional. Já para os administradores, o que seriam dos seus estudos sem os ensinamentos dos grandes Frederick Taylor e Henri Fayol que possuem suas teorias como tema principal dos alicerces da Administração.

A logística está associada às grandes estratégias de guerra e conquistas territoriais, grandes nomes como Alexandre, o Grande e Napoleão Bonaparte, marcaram a história da humanidade e com certeza mudaram os mais rumos em seus tempos, demonstrando grandes avanços e aprimoramento em suas estratégias militares utilizando as mais diferentes técnicas logísticas em suas estratégias de batalha.  Alexandre, o Grande foi um general macedônio que viveu entre 356 a.C. e 323 a.C., e foi um dos maiores conquistadores de que a história tem registro.

Napoleão Bonaparte viveu entre 1769 e 1821, foi um grande estrategista militar francês e os sucessos de suas estratégias dependiam excessivamente da organização logística de seus soldados, equipamentos e suprimentos. Conhecer o campo de batalha com antecedência, estudar o relevo, clima e todos os fatores que poderiam beneficiá-lo de alguma forma antes, durante e depois das batalhas foram características desenvolvidas por este estrategista logístico. A seguir, uma de suas frases, representando uma similaridade com o que Alexandre, o Grande pensava também. Na frase de Napoleão a palavra estratégia sintetiza os objetivos a serem alcançados mediante a perfeita execução de todas as fases de maneira integrada, garantindo o sucesso de todos, do resultado idealizado e esperado pelos generais ao comprometimento e aplicação dos integrantes do exército.

Dornier et al. (2000, p. 82-83), fala que a tendência rumo à economia mundial integrada e à arena competitiva global está forçando as empresas a projetarem produtos para um mercado global e a racionalizarem seus processos produtivos de forma a maximizar os recursos corporativos. As empresas devem coordenar suas atividades funcionais dentro de uma estratégia coerente que considera a natureza global de seus negócios. Infelizmente, quando chegam à estratégia corporativa, a maioria das funções de operações e logística permanece relegada aos tradicionais papéis reativos/táticos. A alta direção enxerga operações e logística como tática por natureza, projetando a estratégia sem suas considerações e relegando-lhes um papel de minimização de custo. Existem diversas razões para essa atitude gerencial ultrapassada, entre elas:

  • A dominância funcional de certas áreas na formulação da estratégia corporativa;
  • Uma visão de curto prazo das contribuições de operações/logística;
  •  Uma crença de que operações e logística são especialidades técnicas e não funções estratégicas do negócio.

 A logística precisa participar do processo de decisão da estratégia corporativa e não ser simplesmente um departamento que executa, uma vez que as decisões já foram tomadas. Exemplificando a importância da integração dos departamentos para a formatação da estratégia da empresa, podemos citar a relação marketing e logística. Quando o marketing decide lançar um novo produto, modificar uma embalagem ou qualquer uma das decisões relacionadas aos famosos 4 Ps (produto, ponto de venda, promoções e preço), a logística aparece não para corrigir as decisões estratégicas para uma promoção em particular, por exemplo, mas para coordenar a real execução, alcançando as expectativas do cliente. As empresas cada vez percebem mais que a logística permite que materiais fluam para a capacidade produtiva que seu produto e ou negócio pode ter. O recente crescimento do mercado global expandiu a capacidade e a complexidade das operações logísticas. A logística pode não ser o core business de todas as empresas, mas ela sem dúvida irá agregar valor ao produto, deixando consumidores satisfeitos e proporcionando o crescimento sustentável das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com