TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Legalização da Maconha

Por:   •  2/8/2017  •  Artigo  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Colégio Estadual do Parque Itaipu – Ensino Fundamental e Médio

Programa Mais Educação – Mosaico

Macrocampo: Cultura, Arte e Educação Patrimonial

Período: Manhã  -  Ensino Fundamental

Professor:  Victor Hugo Jordão

         A arte possui a capacidade de desenvolver os sentidos, os pensamentos e os desejos por meio da manifestação de formas e cores carregadas de sentido. Todos podem utilizá-la para se expressar, demonstrar seus sentimentos e ideias, além de possibilitar que o sujeito  modifique a realidade em que se está inserido. Ao longo da história foram desenvolvidas inúmeras técnicas que permitiram ao homem materializar seus pensamentos, e muitas dessas técnicas foram mantidas e preservadas através dos séculos o mosaico é uma delas.

A técnica de mosaico desenvolve a percepção auxiliando na identificação do uso das linhas, pontos, superfícies, formas geométricas, texturas, cores e a composição visual em sua produção apropriando a prática, teoria e algumas de suas vertentes, assim como reconhecer o mosaico como linguagem poética e visual.

        Os temas desenvolvidos ao longo do segundo semestre se caracteriza por dois momentos distintos. O primeiro tema trabalhado foi a Arte Africana e o segundo foi o ensino de anatomia do corpo humano e a quebra do mesma por meio da geometrização. Durante as aulas foram utilizados slides da história da arte e imagens de produções desenvolvidas por tribos africanas que se destacam pelas cores e as formas geometrizadas, dessa maneira eles expressam o mundo a sua maneira e representam a sua história. Ao se trabalhar com a geometrização do corpo humano foi feito a aproximação do mosaico com outras técnicas - desenho, fotografia e vídeo. Os alunos participaram de pesquisas e análise de diferentes tipos de materiais e modos de composição e organização. Sendo assim apropriam do conhecimento, através de atividades desenvolvidas com criatividade e prazer desenvolvendo habilidades e destreza na montagem dos objetos.

Os materiais e espaços utilizados durante as aulas foram: laboratório de informática, biblioteca, TV pendrive, Projetor multimídia, Aparelho  Celular, Computadores. As aulas foram expositivas, exposição de materiais produzidos pelos alunos, como trabalhos e conclusão da atividade de complementação (painéis, cartazes, pinturas, palestras e apresentações).

        As atividades que buscavam valorizar a cultura Africana, seus estilos, suas formas e suas tradições se caracterizaram por recortes, colagens, utilização de diversos elementos para a composição e produção do mosaico em sua montagem.  Esse trabalho ensinou os alunos a interagir com os colegas de sala e a valorizar as diferentes etnias.

        A atividade relacionada a geometrização da figura humana resultou em um boneco, criado pelos próprios alunos. Foram mescladas técnicas de desenho e mosaico para a realização de um boneco geometrizado. Também foram feitas atividades com desenho para os alunos terem um conhecimento básico de anatomia e proporção.

        Os alunos recortaram um papel em formas geométricas - trIângulo, quadrado e retângulo - e por meio da junção dessas formas produziram um boneco geometrizado. Em seguida tranformaram o boneco em um personagem. Os alunos foram envolvidos em um trabalho lúdico ao serem instigados a comporem seu própria persoangem e sua própria história, desenvolvendo desse modo a imaginação, criatividade, pensamento reflexivo e desenvolvendo a relação com os colegas. Por fim foram feitos videos em stopmotion para criar um video com os personagens criados pelos alunos. com os personagens criados pelos alunos. O stopmotion é uma técnica de animação que possibilita ao agente criador utilizar das mais variadas técnicas e materiais, por causa disso foi possível desenvolver vídeos utilizando de materiais simples como giz, quadro negro, lápis de cor e papel sulfite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com