TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Legislação Tributária

Por:   •  15/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.627 Palavras (15 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 15

                           

Avaliação a Distância - ADI

Disciplina: Legislação Tributária e Comercial                      

Nome do aluno: JARDEL FORASTIERI

Matrícula: 16213110288

Pólo: VOLTA REDONDA                      

                           

 Atividade Avaliativa sobre as aulas 1, 2 e 3

Aula 1

1. De posse de um jornal ou de uma revista dos últimos três meses, procure identificar matérias relativas a "impostos". Verifique se são abordados alguns dos princípios estudados e, após sua leitura, faça um resumo de sua pesquisa confrontando o conteúdo da matéria publicada com os conhecimentos auferidos no material didático.

Fonte: https://exame.abril.com.br/economia/candidatos-defendem-mudancas-na-carga-tributaria-mas-nao-detalham-planos/

De acordo com a matéria Candidatos defendem mudanças na carga tributária, mas não detalham planos publicado no dia 26 de junho de 2018, pelo site da revista Exame, podemos verificar o consenso dos futuros candidatos à presidência de se alterar o modelo de cobrança de tributos vigentes no Brasil.

Na reportagem é mencionada a greve dos caminhoneiros que paralisou o país, no mês de maio e que foram dadas isenções e reduções em algumas contribuições e diminuição de preços, servindo de alerta para o futuro presidente da importância da reforma tributária.

É um consenso na opinião dos pré-candidatos que é alta a carga de tributos no Brasil e defendem uma carga tributária mais justa deixando de pesar sobre o mais pobre. (PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTIBUTIVA)

Segundo Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela d’Ávila (PCdoB) disseram que cobrariam mais impostos dos ricos. “Vamos também taxar grandes fortunas e heranças, reintroduzir o imposto sobre remessa de lucros e dividendos e rever as tabelas do Imposto de Renda”. (PRINCÍPIO DA PROGRESSIVIDADE)

Na reportagem é citado a criação da unificação, em um mesmo imposto, de tributos que incidem sobre bens e serviços, como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. É o chamado Imposto Sobre Valor Agregado (IVA). (PRINCÍPIO DA LEGALIDADE) Pois para devida criação será necessária legislar para uma nova hipótese de incidência definida em lei.

        Podemos verificar que a relação da matéria com os conhecimentos auferidos no material didático é que para uma reforma tributária, que é necessária, tem que seguir os ritos constitucionais respeitando os diversos princípios relacionados com o direito tributário. Atualmente é notório que a maior parte dos impostos fica a cargo da União, que repassam para os Estados e Municípios uma parte dessa receitas, sendo a descentralização tributária necessária para uma melhor gestão.

        É de suma importância que qualquer alteração do direito tributário tenha como base os princípios constitucionais para que não haja nenhuma violação.

2. Legalidade e anterioridade são princípios de Direito Tributário; discorra sobre eles informando sua importância na garantia aos direitos do contribuinte e identifique os artigos pertinentes aos princípios mencionados, na Constituição Federal de 1988. 

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE NO DIREITO TRIBUTÁRIO

O conceito de legalidade para o direito, podemos dizer que no direito tributário, ninguém será obrigado a cumprir um dever instrumental tributário que não tenha sido criado por meio de lei, pela pessoa política competente. O artigo 5º, II da CF, conceitua-o: Ninguém será obrigado a fazer algo ou deixar de fazer senão em virtude da lei.

Além disso, no artigo 150, I da CF, proíbe os entes federados de “exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça”, assim como no Código Tributário Nacional, em seu artigo 3º, que é prestação “instituída em Lei”. Portanto a Administração Pública não poderá criar tributo sem que esteja prevista em Lei.

PRINCÍPIO DA ANTERIOIDADE NO DIREITO TRIBUTÁRIO

        O princípio da anterioridade tributária, também conhecido apenas como princípio da anterioridade, estabelece que não haja cobrança de tributo no mesmo exercício fiscal da lei que o instituiu. Assim sendo, um tributo só poderá ser cobrado pelo governo no ano seguinte àquele em que a lei que o criou fora promulgada. Sua base legal é a CF, em seu art. 150, II, "b": ou seja se a lei for divulgada hoje só pode ser exercida no ano seguinte.  Há, entretanto, exceções a este princípio, os quais também se encontram na Carta Magna.

        Esse princípio visa a não surpresa do contribuinte, porém dentre as exceções podemos destacar os impostos extrafiscais, que funcionam como mecanismo de intervenção econômica, os empréstimos compulsórios de guerra ou calamidade pública e impostos extraordinários de guerra que devido sua urgência não ficam sujeitas à anterioridade.

        Além de algumas contribuições como para financiamento da seguridade social e a CIDE combustível. Importante ressaltar também do PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE NONAGESIMAL OU NOVENTENA,         que é a obediência mínima de 90 dias entre a data da publicação de uma lei e sua vigência, para que impedisse, por exemplo, da lei ser criada em dezembro de uma ano e já em janeiro pudesse cobrar e surpreender o contribuinte.

Referências

BERNARDI, Renato. O princípio da legalidade no Direito Tributário. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, 45, 30/09/2007 [Internet].

Disponível em http://www.ambito-juridico.com.br link=revista_artigos_leitura&artigo_id=3346. Acesso em 02/08/2018.  

Aula 2

  1. Estabeleça um paralelo comparativo, indicando as principais semelhanças e distinções, entre as espécies de tributos.


[pic 3]

Impostos: Incidem sobre o patrimônio, a renda e o consumo. O fato gerador dos impostos não está ligado a uma contraprestação estatal, ou seja, não é vinculado a algo que o governo oferece em troca. Eles podem ser:

* Federais: instituídos pela União de acordo com os artigos 153 e 154, inciso I, da CF como, por exemplo, IPI, II, IE, IOF, IR, ITR, IGF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (476.3 Kb)   docx (441.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com