TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Legislação e Organização da Educação Brasileira

Por:   •  8/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Aluno: Thiago Contri Godoy

Docente: Josilda Maria Belther

Disciplina: Legislação e Organização da Educação Brasileira

ATIVIDADE SEMANA 6 - LOE

Textos base:

  1. - O ensino médio e as comparações internacionais: Brasil, Inglaterra e Finlândia de Carmen Sylvia Vidigal Moraes.

  1. - A contrarreforma do ensino médio no contexto da nova ordem e progresso. Eliza Bartolozzi Ferreira.

QUESTÃO 1 - O texto 1 apresenta uma discussão sobre a reforma do ensino médio e uma análise do ensino médio na Inglaterra e Finlândia, dois países com diferentes modelos de Estado (Neoliberal da Inglaterra e Estado Bem-Estar Social na Finlândia)  e de políticas educacionais.

Um dos aspectos discutidos no texto é a relação entre segregação precoce e o oferecimento de um “tronco comum” por mais tempo na escola.

Explique como a autora relaciona esses dois aspectos e que relação é estabelecida entre isso e a reforma do ensino médio brasileiro.

Resposta: A autora mostra que quanto menos rápido ocorrer a segregação que favorece a manutenção de um tronco comum dentro da escolaridade básica e obrigatória, as chances são maiores do aluno conseguir prosseguir em seus estudos. Mas caso esse tronco comum se desfaça, maior é a dificuldade para que o estudante termine seu estudo.

A desigualdade dentro da educação brasileira, tende a aumentar cada vez mais. Dentro do Brasil, a contrarreforma do Ensino Médio não é algo interessante, pois como é visto na história de países que utilizam esse método Educaional, onde foi relatado no texto 1, não irá trazer grandes mudanças para o nosso ensino.

QUESTÃO 2 - A partir da leitura dos artigos 35 36 da LDB e do texto 2, elabore uma análise crítica da reforma do ensino médio , considerando o aspecto da contrarreforma. Podem apresentar seus aspectos positivos e negativos e justificar seu ponto de vista.

Vocês podem também assistir à aula gravada que trata do ensino médio, com a professora Josilda Belther (disponível na Plataforma Teams, Semana 6, em Arquivos).

R: Algumas disciplinas foram excluídas como obrigatórias dentro da reforma do Ensino Médio, em 2017. O foco da reforma foi, transformar o ensino em algo profissionalizante, onde o aluno conseguiria sair da escola direto para o mercado de trabalho. Mas infelizmente, as matérias que não são mais obrigatória nesse tipo de ensino, são, Artes, Filosofia e Sociologia, três disciplinas necessárias para que o cidadão consiga se tornar alguém melhor e mais crítico perante a sociedade e o mundo que irá viver após a formatura.

É possível observar, que, os alunos em grande parte das vezes, não possuem a maturidade para tomar a decisão aos seus quinze anos, para qual área vai seguir em sua vida, sendo que essa escolhe acaba se tornando de seus pais na grande maioria das vezes.

É um grande descontentamento que não existe uma preocupação voltada aos professores, para capacitalos e tornalos aptos a exercer um papel de orientador para esses alunos que estão “mais perdidos”.

É visto que, o maior problema do Ensino Médio Profissionalizante é, reduzir as chances e talvez até vontade de um aluno ingressar no ensino superior e com isso obtendo uma menor bagagem em seu currículo futuramente. Acredito que o Ensino não é ruim, mas deveria existir mais apoio e atenção aos alunos e exclusivamente aos Professores que desempenham o papel de apoio para futuros ingressantes de uma faculdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com