TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Para realização da AD2, elabore um texto dissertativo, respondendo as questões abaixo. O texto deve ter no mínimo 35 (trinta e cinco) linhas e no máximo 45 (quarenta e cinco) linhas, apresentando citações indiretas de autores nas respostas solicitadas. As citações devem estar de acordo com as normas da ABNT (consultar Livro de Trabalho Acadêmicos da Unisul – Midiateca) e as Referências Bibliográficas utilizadas devem aparecer no final do texto.

A redação do texto deve apresentar clareza de ideias e informações, coerência, extrapolação das ideias propostas pelos autores, estabelecendo relações entre o conteúdo estudado e a prática concreta do assunto referido, ou seja, deverá haver uma vinculação entre teoria e prática demonstrado através da contextualização do assunto estudado. (Peso 0 a 10,0).

Responda as questões abaixo, em forma de texto dissertativo, fundamentando com citações de autores, quando solicitado.

ELABORAR UM TÍTULO PARA O TEXTO

1 apresente definição de Liderança segundo autores, e posicione-se sobre tais definições. Justifique sua resposta e apresente citações indiretas sobre o assunto (os autores apresentados nesta resposta não podem ser os mesmos apresentados nas demais questões).

2 – Qual o papel do Líder na formação e desenvolvimento de equipes?

Justifique sua resposta e apresente citações indiretas sobre o assunto (os autores apresentados nesta resposta não podem ser os mesmos da resposta anterior).

3 – O que são equipes de alto desempenho, e qual o papel do Líder em sua formação? Justifique sua resposta e apresente citações indiretas sobre o assunto (os autores apresentados nesta resposta não podem ser os mesmos da resposta anterior).

4 - Como parágrafo de fechamento do texto, apresente qual (ou quais)

Aprendizado (s) esta atividade proporcionou à sua formação acadêmica, pessoal e profissional.

Referências Bibliográficas

Apresentar no final do texto as Referências Bibliográficas utilizadas, de acordo com as normas da ABNT. (Consultar o Livro de Trabalhos Acadêmicos da Unisul, que está na Midiateca).

Perfis de Líderes e Equipes de Alto Desempenho: uma breve análise.

O tema da liderança é vasto e foco de estudos de autores de várias vertentes. Cientistas sociais, profissionais de negócios e até militares apresentam definições variadas. Para alguns autores, liderança se define através dos traços de personalidade de cada indivíduo, para outros o estilo de comando de cada líder auxilia na sua definição e outros autores definem o tema baseando-se no ambiente que este indivíduo está inserido. Rauch e Behling

Definem liderança “como o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em direção à realização de um objetivo” Por outro lado Jacobs e Jaques definem como o processo de dar propósito (direção significativa) ao esforço coletivo e provocar o desejo de despender este esforço para se atingir o objetivo” e finalmente Yukl define liderança nos seguintes termos: “Se, por um lado, as definições diferem em alguns aspectos tais como: quem exerce a influência, o objetivo pretendido na influência, a maneira pela qual a influência é exercida e o resultado da tentativa de influência, por outro, complementam-se mutuamente”. Vemos assim que dois pontos centrais se destacam em todos os autores: a capacidade de motivar um grupo para um esforço comum e a consecução de objetivos também comuns.

Buscando respostas para mensurar qual estilo de liderança seria o mais eficiente e eficaz surgiram então modelos e programas com o objetivo de transformar pessoas em líderes preferencialmente democráticos, porém não menos preocupados com a produtividade da organização (Vergara, 2003).Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com