TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Curso: Gestão da tecnologia da informação        

Nome do aluno: Paulo Ricardo Porcher Junior

Data: 26/02/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

As organizações são feitas de pessoas: parceiros, colaboradores, clientes, gestores, proprietários, sócios, entre outras. Em alguma medida, todas têm uma ou mais pessoas que exercem o papel de líder. Com o intuito de integrar as teorias estudadas e a vivência prática, leia atentamente as instruções abaixo e realize as questões.

  1. Visite uma Empresa (pode ser a que você trabalha, por exemplo) e apresente-a, segundo os critérios a seguir: (2,0 pontos)
  1. Nome. Safetech Informática Ldta.
  2. Endereço. Av. João Correa, 629, Sala 601 Sapiranga
  3. Ramo de atuação. Empresa de desenvolvimento de software
  4. Principais produtos e/ou serviços prestados. Sistema  de Gestão  ERP, Sistema de Gestão Varejo, Nota Fiscal Eletronica
  5. Missão, Visão e Valores.

Missão: “Ser uma empresa moderna e de referência no setor de Tecnologia da Informação, que proporcione resultado, segurança e confiança a todos os seus clientes, sócios e colaboradores. Os esforços são concentrados para alcançar sua meta, comprometendo-se com a qualidade em cada detalhe de seus produtos. Por isso, a Safetech tem o dever de manter-se sempre atualizada e atenta à velocidade do mercado.
Trabalho guiado pela qualidade.”

Visão: “A Safetech busca as melhores alternativas tecnológicas e de negócios para atender a necessidade de cada cliente. É nesta ideia que empenha investimentos, com o compromisso de manter a dedicação e o profissionalismo de todos que ajudam a construir o sucesso da empresa. Garantia de qualidade e satisfação total dos seus clientes. A Safetech atua em sintonia com um conceito de evolução.”

  1. Apresente-se como aluno de Liderança e Desenvolvimento de Equipes e realize a entrevista com um dos Líderes da Organização. (3,0 pontos)
  1. Nome. Joelson Casagrande
  2. Cargo. Dono Empresa
  3. Há quanto tempo está nesta Empresa? 11 Anos
  4. Há quanto tempo exerce a função de líder? 11 Anos
  5. Em seu cotidiano, quais são os maiores desafios a serem enfrentados? “Lidar com prazos, e comandar um grupo grande de pessoas.”
  6. Para gerenciar esses desafios, quais características pessoais e profissionais você considera que são fundamentais? “Ser alguém líder, apoiador e se fazer muito presente em tudo que acontece dentro da empresa.”
  7. Atualmente, você percebe que gerenciar pessoas tem alguma diferença do que gerenciar há tempos atrás? Se sim, há quanto tempo e quais são as características de se gerenciar pessoas na atualidade, que diferem de anteriormente? “Não vejo nenhuma diferença, é sempre muito complicado lidar com funcionários, mais algo bom também para a minha formação como líder, pois aprendemos muitos com os outros.”
  8. Para você, o que é ser líder?”Ser líder é ter sabedoria de suas escolhas, e ser alguém que pense para o futuro, e sempre no seu próprio crescimento, como no crescimento das pessoas que estão ao seu redor.”
  9. O que é imprescindível ser / saber/ ter para ser um líder eficaz? “Conhecimento de tudo que se passa dentro da empresa.”
  10. Como se influencia pessoas para que façam o que deve ser feito? “Expressando os seus pensamentos, e trocando ideias, mostrando o melhor caminho a ser utilizados.”
  11. Em seu entendimento, o que mais tem motivado as pessoas para o trabalho? “O crescimento, algo que eu sempre busco para os meus funcionários, o crescimento e o amadurecimento deles, o que fazer bem para o funcionário e para a empresa.”

  1. Após realizar a entrevista, analise o perfil do entrevistado à luz das teorias de liderança estudadas. Use os princípios, conceitos abordados em nossos estudos e aplique-os na análise do líder, em seguida, produza um texto dissertativo-analítico com, no mínimo 20 linhas, apresentando essa análise. (5,0 pontos).

Hoje em muitas empresas, ou melhor dizendo lideres, acreditando  que liderar é ser o chamado “chefe” o que da ordens e que apenas manda e os seus funcionários devem apenas cumpri-las sem questionar o mesmo, ou expressar sua opinião sobre o assunto, mais o partir do que se pode ver sobre liderança no assunto abordado na disciplina, como com o entrevistado, mostra que hoje o que importa não é o ato de ordenar algo e sim liderar o funcionário de uma forma simples, de bom entendimento de ambas as partes e algo que o funcionário em si, tenha liberdade para expressar sua opinião sobre o que foi passado para o mesmo, liderança nos dias de hoje acaba sendo como uma troca de ideias entre os envolvidos, e troca de conhecimentos entre todos, no mundo moderno é possível ver o ato de liderar dessa forma, lideres conduzem a ideia até os envolvidos, o que é debatido e decidido entre todos, e isso tudo influencia num bom convívio entre todos da empresa e da resultado no final, quando o produto esta pronto. Pois é algo criado no mundo ideal de todos, e não em cima da base de apenas uma pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (284.2 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com