TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Motivação

Por:   •  20/1/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ALINE MACIEL

GABRIELA OLIVEIRA LIMEDE

GIOVANA VINCENSI

SEMINÁRIO TEMÁTICO

ATIVIDADE I

RIO BRILHANTE – MS

JANEIRO/2017

ALINE MACIEL

GABRIELA OLIVEIRA LIMEDE

GIOVANA VINCENSI

ATIVIDADE I

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado ao ProfºMárcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Disciplina Seminário Temáticodo Curso de Graduação em Administração Pública (Bacharelado), Pólo de Rio Brilhante, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

UFMS

RIO BRILHANTE - MS

09 DE DEZEMBRO DE 2016

INTRODUÇÃO

Atualmente motivação e liderança tem sido bem presente nas organizações devido a intensa influência que têm sobre o ser humano, sendo que ambas são necessárias para o processo de desenvolvimento e crescimento das empresas.

Porém o tema motivação no trabalho é recente, porque antes da Revolução Industrial, as organizações utilizavam somente as punições, gerando um clima de medo entre os trabalhadores, os quais eram tratados como objeto não tendo oportunidade de sugerir e/ou opinar nas mudanças no trabalho ou no setor. Desta forma as oportunidades de melhorias eram excluídas e somente as pontuações dos líderes eram consideradas.

A partir da Revolução Industrial o cenário das organizações começou a se modificar e com o objetivo de aumentar a produtividade começou-se a falar em recompensa e motivação, mesmo sendo abordada de uma forma diferente. Diante disto as organizações perceberam que o ser humano no trabalho é muito mais complexo, e deviam receber recompensas tanto financeira como de autorrealização, pelo bom desenvolvimento de suas atividades na organização e com que se sentissem uteis e importantes, a partir daí os trabalhadores começaram a exigir participação das decisões das organizações.

O maior desafio das organizações é ter, manter colaboradores motivados, satisfeitos e felizes sendo o papel do líder de buscar motivação e o empenho das pessoas a fim de obter um bom desempenho da organização, por isso que o líder deve ter suas funções, valores bem como seu comportamento dentro das premissas básicas definidas pela gestão de recursos humanos da organização.

A liderança surge de diversas formas em uma organização tendo por base que os líderes procuram consolidar grandes equipes nas empresas que atuam. Para isso ocorrer, o líder tem que ter características distintas, como por exemplo ser crítico e carismático.

Os líderes presentes em todas as organizações e departamentos necessitam de inúmeras capacitações para estarem aptos a conduzirem os colaboradores a inovar, criar, ensinar e aprender, trabalhar em equipe, ter conhecimento técnico da área em que atua assim como tomar decisões e iniciar novos projetos assumindo responsabilidades, alavancar o crescimento dos líderes e da organização.

Por isto o artigo destacado tem como objetivo principal analisar a importância da liderança e motivação no desenvolvimento das organizações, frisando os conceitos de liderança e motivação, citar as necessidades individuais do ser humano e analisar as principais características de um líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com