TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Motivação

Por:   •  7/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

  1. CASE 1

Muitas empresas têm dificuldade de promover mudanças nos comportamentos de seus funcionários no ambiente de trabalho. É preciso analisar as crenças, valores e atitudes que compõem a cultura organizacional e a cultura de cada colaborador em particular. As novas políticas de pessoal, recentemente implantadas na Confecção Tanamoda Ltda., trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e consequentes perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores:

  1. Custos associados a doenças ocupacionais;
  2. Violência no trabalho;
  3. Falta de comprometimento;
  4. Inclinações pessoais;
  5. Absenteísmo e rotatividade;
  6. Erros graves que comprometeram a produção e a entrega do produto final ao cliente.

Os colaboradores não cooperam entre si e os poucos que se destacam em seu trabalho, são extremamente competitivos e não dividem as ideias para a resolução de problemas.

A direção acredita que não exista solução melhor que renovar todo o quadro de funcionários. Mas isto acarretaria em um custo muito alto com rescisões e treinamentos.

Você acaba de ser contratado como Gerente Geral da Confecção Tanamoda Ltda. Com base nos temas abordados em Liderança e Motivação, monte seu plano de ação e suas principais estratégias para recuperar esta empresa.


  1. Resposta

De acordo com o case, o ambiente de trabalho e políticas que foram implantadas na Confecção Tanamoda Ltda não foram bem aceitas pelos funcionários. O que é possível perceber é que a equipe que implantou essas novas políticas está acostumada a trabalhar em um tipo de ambiente onde a motivação é feita por meio de punições (Motivação 2.0 – tipo X) e os maiores resultados adquiridos neste novo sistema foram trapaças, maus comportamentos, baixo desempenho e criatividade, falta de comprometimento e olhar de dono por parte destes funcionários.

Sendo contratada como gerente geral, de início, será necessário observar por alguns dias o comportamento de cada funcionário com relação ao comprometimento no trabalho e o relacionamento com a equipe. Após essa análise, buscaria a melhor forma de me aproximar de cada um conquistando sua confiança, mostrando que cada um tem seu lugar e sua responsabilidade dentro da empresa, incentivando o trabalho em equipe, orientando as corretas atitudes para o desenvolvimento das atividades, sendo sempre presente nas atividades e delegando as responsabilidades para o crescimento em conjunto.

O feedback será uma ferramenta muito importante que empregarei para desenvolvimento de cada um, utilizando periodicamente para motivar, reforçando o bom comportamento e corrigindo falhas, caso houver. Determinarei horários para estar disponível aos funcionários que precisarem conversar, para ouvir suas ideias de melhora de ambiente e/ou insatisfações.

O processo será intenso, com muitas barreiras de comunicação, mas após insistência, motivações, implantações de regras e ambiente de trabalho satisfatório, a equipe evoluirá e a satisfação e os lucros irão aumentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com