TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Motivação

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Liderança e Motivação

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

O Trabalho tem por objetivo analisar o comportamento e atuação dos lideres, buscando identificar atitudes e estilos que contribuem para uma efetiva liderança. Existem bons lideres que ensinam boas atitudes e aqueles que ensinam o que não fazer, portanto, sempre existem aprendizados que podem ser retirados analisando o comportamento de outros lideres.

Será utilizado o filme Steve Jobs de direção de Danny Boyle, do ano de 2015, com duração de 122 minutos, o filme retrata três momentos importantes da inventor, empresário e magnata Steve Jobs, são trazidos a tona os bastidores dos lançamentos icônicos do Mac em 1984, o NeXT em 1990 e iMac em 1998, com o posterior iPod em 2001, é um filme que leva o publico aos bastidores da revolução digital e apresenta o intimo de um homem brilhante.

Desenvolvimento

Steve Jobs é um gênio do marketing, obececado pelo design que arrastou uma legião de seguidores, muitas vezes até adoradores, dos produtos criados por ele. É um empresário e líder egocêntrico, frio, calculista, arrogante que depois de fracassar mais de uma vez, até por ser muito egocêntrico, chega ao sucesso com o lançamento do iMac em 1998.

Obsecado pela perfeição, era muitas vezes admirado e temido pelo seu perfeccionismo, a sua busca pela perfeição fazia dele um líder duro e intolerante, chegando obrigar suas equipes a recomeçarem processos que já estavam praticamente concluídos por detalhes.

Sempre colocou seus produtos a frente dos lucros, desde o inicio quando sua pequena equipe desenvolveu o primeiro Mac, o MacIntosh nos inicios dos anos 80, a sua premissa era fazer algo extremamente bom, nunca mencionou maximização dos lucros, ou melhoramento do custo-benefício, acreditava que os lucros seriam consequência de ótimos produtos, e empresas que o setor de marketing e vendas tomem conta, esta estará fadada ao declínio, pois o desenvolvimento de produtos perdem importância, e isso pode ser fatal.

Jobs sempre foi de delegar responsabilidades, em vários momentos do filme é mostrado Jobs listando e atribuindo tarefas a uma determinada pessoa da equipe, a ideia é que cada tarefa fosse feita de maneira adequada, com que cada um focasse na sua atividade e não se preocupasse com mais nada, pois para ele era importante se focar em coisas que realmente importasse, deixando de lado as irrelevantes.

Conclusão

O filme mostra uma que Steve Jobs apresenta características de um líder autocrático, pois o controle de tudo tem que estar nas suas mãos, e isso pode ser bom, já que as decisões sempre são tomadas de forma ágil, não dependendo de um conselho, a sua equipe pode ser mais especialista e focada nas tarefas, diminuindo a exaustão, e os processos de trabalho ficam mais simplificados e produtivos, pois o líder sempre esta presente.

Se um líder abusa do poder, os seus subordinados começam a enxergá-lo com ditador e controlado, essa postura centralizadora pode diminuir a motivação dos colaboradores, que muitas vezes se sentem incapazes ao não terem espaço para participar das decisões e contribuir com ideias.

Pensando no lado do líder, ser autoritário pode levar a falta de solução criativa e ao aumento de estresse, pois o líder acaba se tornando sobrecarregado, visto que tudo tem que passar por ele, fazendo com que a quipe perca produtividade.

Portanto, ser autoritário não se assemelha com o modo de fazer liderança que penso ser o melhor, pois creio que todos os envolvidos no processo devem participar com ideias e auxiliar nas tomadas de decisões, mesmo que a palavra final seja do líder, fazendo com que a equipe se torne confiante e com o passar do tempo realizar as tarefas se torne atividades comuns, afinal os lideres são responsáveis por promover a integração e coesão da equipe, oferecendo suporte para que todos desempenhem seu papel com eficiência e desempenho.

Refefências bibliográficas

BORTOLIN, Adriana. Liderança e Motivação. 1ª ed. – Rio de Janeiro/RJ. Editora FGV, 2021.

HSM, University. Tipos de liderança: aprenda sobre os 9 principais!. [S. l.], 5 ago. 2021. Disponível em: https://hsmuniversity.com.br/blog/tipos-de-lideranca/. Acesso em: 17 ago. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com