TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e a importância para o atingimento de resultados

Por:   •  7/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 10

ESBOÇO DO PROJETO DE PESQUISA

TÍTULO:

A importância da liderança para atingimento de resultados na organização.

TEMA:

Liderança e Objetivo Organizacional.

JUSTIFICATIVA:

A liderança em uma organização deve ser delineada pela gestão de recursos humanos da empresa, uma vez valores devem fazer parte das funções do líder, assim como seu comportamento deve estar voltado para proposições básicas de liderança considerada ideal.

 

O relacionamento da liderança com seus liderados precisa ser o mais transparente possível, não podendo existir lacunas na maneira de se comunicar ou executar as tarefas delegadas, para evitar comprometer os objetivos e resultados da organização a interação entre os colaboradores no dia a dia.

Por isso, o papel do líder precisa estar baseado, delineado e avaliado pela administração da organização em razão de sua relevância no contexto geral do bom exercício das suas funções organizacionais.

Pressoti (2012) esclarece que é dever da empresa oferecer de maneira clara como deve ser a atuação da liderança e quais os valores essenciais de comportamento e atuação do seu líder, bem como, possibilitar-lhe que o líder utilize suas características pessoas para complementar seu esquema básico ideal de liderança proposta pela organização.

Nesse sentido, ressaltam-se as palavras de Maximiano (2007) que define a liderança como a habilidade que o líder tem de tornar seus colaboradores em seguidores e parceiros de forma espontânea e com entusiasmo em busca de um objetivo comum.

Um líder organizacional leva toda sua equipe a uma gestão participativa, delegando responsabilidades e não apenas outorgando tarefas, além de promover promove recompensas à altura, sendo estas não somente financeiras, mas também psicológicas.

Dentro deste contexto, justifica-se a escolha do tema, onde se buscou relacionar fatores internos e externos, desde o gosto da autora pelo tema, o interesse pela temática, uma vez que a mesma como gestora de uma instituição financeira precisa estar dotada de capacidades capazes de mudar e influenciar o comportamento de sua equipe na busca de resultados.

PROBLEMA:

Para que o desenvolvimento e o progresso de uma empresa atinja resultados com eficácia e a eficiência organizacional é importante que o líder consiga conduzir e coordenar pessoas com o objetivo de desenvolver e trazer os liderados para a empresa com empenho?

HIPOTESES:

O processo de liderança empresarial apresenta-se como um fator indispensável para o desenvolvimento, crescimento e progresso de uma empresa, mas para que isso acontece é imprescindível a existência de um líder com capacidade de dar soluções para os problemas apresentados pela sua empresa.

O líder deve estar preparado para liderar e promover o estimulo de seus liderados em relação ao trabalho e também para influenciar seu comportamento de modo a se tornar mais efetivo em relação aos objetivos da empresa.

Os líderes têm o papel vital de agentes de mudanças, criando novos líderes, trabalhando por um objetivo comum e são responsáveis pela transformação e disseminação do conhecimento e direção das metas ao resultado organizacional.

OBJETIVOS:

Geral:

Analisar a influência da liderança na obtenção dos resultados da organização.

 

Específicos:

1) Identificar conceitos e características para uma liderança eficaz a ser aplicada nas empresas;

2) Analisar as funções de uma liderança que contribua para o melhor desempenho dos colaboradores;

3) Propor ações para uma liderança eficaz que contribua para o atingimento dos objetivos organizacionais.

REFERENCIAL TEÓRICO:

Liderança

A liderança é um dos mais importantes aspectos dentro da organização. O líder tem que saber como guiar as pessoas, fazendo com que os funcionários gerem resultados positivos para a empresa, ele é um facilitador, que busca o bem estar de todos, procurando sempre atender as necessidades de seus colaboradores e atingir os objetivos da organização.

Segundo Maximiano (2007) a liderança é um dos papeis do administrador, é ele que influencia o comportamento de um ou mais liderados, é um processo que está intimamente ligado com a motivação.Líderes são profissionais capazes de exercer poder e autoridades sobre as pessoas, fazendo a diferença nas organizações, mantendo a saúde das relações entre os indivíduos.

É por meio da liderança que se cria na empresa um clima organizacional voltado a produtividade, elevando-se a potencialidade dos seus liderados, proporcionando um clima motivacional e de satisfação entre as pessoas, pois é por meio das relações internas que lucratividade da organização depende (PRESSOTI, 2012).

A liderança faz parte do campo de estudo do comportamento organizacional, em âmbito internacional, há aproximadamente um século, assim como o comportamento humano. Ela está diretamente ligada ao comportamento e às competências das pessoas, e é hoje o maior desafio das empresas para vencer concorrentes e direcionar as equipes para o atingimento dos objetivos. Pressoti (2012) afirma que o papel do líder é necessário, indispensável, principalmente se a organização possui objetivos, ou seja, um caminho a ser percorrido, pois é o líder que direciona, acompanha, influencia e orienta, fazendo com que os liderados trabalhem estimulados e juntos, como uma equipe.

Robbins (2006) diz que na função do líder é primordial a percepção do comportamento do liderado, pois o líder é quem fornece a diretriz para o atingimento dos resultados. Nesse sentido Bergamini (1997) esclarece que que a liderança se relaciona com o comportamento organizacional, que se tornou uma preocupação para os gestores atualmente.

Robbins (2006) ainda entende a liderança como a capacidade de influenciar a equipe com os objetivos de alcance de metas, sendo a mesma exercida desde o mais alto cargo da empresa até níveis inferiores de liderança.

Chiavenato (2003, p. 124) apresenta três tipos de liderança:

 Liderança autocrática: as decisões são centralizadas ao líder, ele determina a execução das tarefas que cada membro da equipe deve cumprir, o trabalho se desenvolve somente com sua presença.

 Liderança liberal: as tarefas são discutidas pelo grupo, cada membro tem a liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. A liderança busca ser um membro do grupo, suas críticas são limitadas nas críticas e nos elogios.

 Liderança democrática: o líder incentiva a participação das equipes, conduzindo dando liberdade total aos funcionários, a comunicação ocorre livremente, sem pressão.

Com base nestas definições, existe um ponto do comum de entendimento entre os estudiosos do tema que o conceito de competência está firmado na tarefa e na capacidade de solução de problemas que fazem parte do ambiente organizacional, e, assim, relacionado estritamente às demandas de um determinado cargo ou posição (FLEURY; FLEURY, 2001). Zafrian (2011) esclarece que a competência é uma inteligência prática que se revela diante determinadas situações, com base nos conhecimentos adquiridos pelo sujeito, que vai sendo modificado a medida em que se revelem situações de maior complexidade.

Macêdo (2007) apresenta algumas capacidades imprescindíveis que o líder deve ter, como abertura (permitir que os colaboradores subordinados a ele assumam responsabilidades); a atenção (saber ouvir e conhecer o valor das pessoas por meio da boa comunicação); o coaching (é o preparo, o desenvolvimento da equipe); a humildade (reconhecer falhas); o humor (descontraído e otimista); a integração (usar a empatia); integrar-se à equipe compartilhando também conhecimento; o mentoring (inspirar, educar e orientar a equipe); a versatilidade (capacidade de sair dos trilhos para as trilhas, atuando em um ambiente mutável); e a visão do todo (conhecer a si mesmo, os outros, a organização e o mundo).

A influência que um líder exerce sobre a equipe acontece por meio do poder ou da autoridade. No entanto, segundo Pressoti (2012), nem todo líder que tem poder e consegue exercer autoridade sobre os liderados, uma vez que a autoridade é conquistada por meio do respeito e da admiração das outras pessoas. Assim, se uma empresa possui uma liderança deficitária, gera desmotivação, conflitos internos e consequentemente prejuízos para a organização.

A Capacidade de Influenciar Pessoas Gerando Resultado à Organização

A capacidade de influenciar as pessoas está diretamente ligada às competências e habilidades que o líder possui, vez que atualmente no mundo globalizado as mudanças ocorrem de forma inesperada e rápida, portanto, o papel do líder não se atém ao controle de determinada situação, mas principalmente de mobilizar recursos para que a empresa possa sobreviver (HUNTER, 2004).

Para os autores Bornstein e Smith (1997), a liderança tem como objetivo refletir de forma continua, de maneira que um líder deseja sua visão, com a intenção de influenciar sua equipe as condições com as quais eles atuam. Assim, o líder favorece aos seus liderados usarem seu pleno potencial e, dessa maneira, aumentarem a produtividade e a visão da equipe para o desenvolvimento organizacional e pessoal de todos os envolvidos.

Drucker (2001, p. 12) compreende que líder é aquele gestor que tem seus seguidores, com a capacidade de conduzi-los a agir de forma correta. Líder é aquela pessoa que consegue influenciar as pessoas, lembrando que a posição hierárquica dentro da empresa não faz do executivo um líder.

Para entender bem a função do líder, se faz necessário considerar que a liderança trata-se de um acontecimento que influencia e requer confiança (HUNTER, 2004). Uma pessoa consegue exercer influência sobre outras pessoas basicamente em virtude da autoridade formal que carrega em si, dessa forma um líder pode aparecer de maneira natural num grupo de pessoas.

A habilidade que uma pessoa tem de influenciar outras pessoas ou uma equipe representa uma força psicológica, onde um sujeito atua de maneira a modificar o comportamento de outro sujeito de forma intencional. Tal influência envolve poder e autoridade, modificando assim a forma de agir dos influenciados (MOTTA, 2007).

Nesse sentido Pressotti (2012) entende que em razão da evolução do conceito da palavra gerência, o líder (ou gestor, como pode ser chamado) geralmente é considerado alguém que pode incentivar e proporcionar situações adequadas para que as pessoas possam progredir.

No cenário organizacional, portanto, a liderança precisa ser desempenhada por gestores. Conforme Melo (2014), o que difere os termos líder e gerente é pouco importa, pois nas funções desempenhadas pelos gestores a influência nos grupos e equipes configura um dos os principais pré-requisitos.

Na perspectiva de pautar a liderança do futuro, Covey (2007) afirma que o líder, em diversas ocasiões, será sempre como no momento presente, identificado por meras mudanças internas. Ele também entende que o líder precisa cada vez mais exercer um papel de modelo para os membros da equipe da organização, em com base em princípios, transformando-se em exemplo para os membros da equipe, proporcionando confiança entre as pessoas e concebendo que estas se identifiquem e sejam influenciadas por ele. Para esse autor, o ato de liderar exige caráter e competência.

Ser líder requer a capacidade de influenciar uma equipe de pessoas para o atingimento de metas, e isso pode ser decorrente ou não da posição formal ocupada pelo indivíduo na hierarquia organizacional (ROBBINS, 2006). Para Drucker (2001), os Verdadeiros líderes são aquelas pessoas que exerce sua função com responsabilidade em busca de resultados, dando exemplos através de comunicação eficaz e, acima de tudo, por suas atividades práticas cotidianas, angariando assim seguidores.

A administração de uma empresa e a liderança são realizadas por humanos. Sua função é transformar essas pessoas capazes de agir juntas, tornando suas forças efetivas e suas fraquezas irrisórias, ou seja, a administração atua com a integração de indivíduos em busca de um projeto comum, pois ela se relaciona profundamente com a cultura (DRUCKER, 1980). Segundo esse autor, os líderes se destacaram no tempo da guerra, por meio de comandos militares. Existiam líderes que não contavam com o poder, mas eram referência em suas áreas e possuíam a característica de influenciar as pessoas (formadores de opinião). Os líderes tinham como função atingir os objetivos por meio da hierarquia, e assim o poder se estabelecia.

METODOLOGIA:

No que diz respeito à metodologia escolhida, optou-se por uma análise bibliográfica do tipo exploratória, com abordagem qualitativa seguida de um relato de caso. Buscando uma sustentação para a escolha, verifica-se que Gil (2008) entende que esse tipo de pesquisa é desenvolvido a partir de um material pré-elaborado e requer do pesquisador habilidade analítica para explorar sobre ideologias, ideias entre outras.

A pesquisa bibliográfica tem o intuito de fundamentar as informações coletadas, dando valor científico ao estudo. Por meio desse tipo de pesquisa, será possível embasar o tema por meio de informações sobre a importância da liderança no atingimento dos resultados na organização (GIL, 2008).

A revisão de literatura qual será fundamentada por meio da pesquisa bibliográfica, com coleta de dados em fontes secundárias, utilizando-se como fontes de consultas, artigos, periódicos, livros e pesquisa online cuja estrutura típica será fundamentada na composição de texto, discussão e lista de referências bibliográficas..

CRONOGRAMA:

Data

Atividade

30/04/18

Projeto de Pesquisa

30/08/18

1º Draft do artigo

30/10/18

2º Draft do artigo

30/11/18

Entrega Final

REFERÊNCIAS

BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (480.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com