TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem, Comunicação E Discurso

Por:   •  29/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO – 1° SEMESTRE

LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO

        

AÍNE EMILLY SANTOS SILVA

A leitura é o processo de compreensão de um determinado tipo de informação armazenada em um meio e transmitida por meio de um código específico, como a linguagem. Os códigos podem ser visuais, auditivos ou até táteis, assim como o sistema Braille.

No Brasil, alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever, por isso a educação é a principal ferramenta contra a instabilidade social e a própria violência. Podemos até conhecer e entender melhor uma pessoa analisando seu nível de escolaridade e paixão pela leitura, pois o hábito da leitura tem sido negligenciado devido ao desenvolvimento da tecnologia com vídeos, imagens e áudios disponíveis que dificultam a leitura. No entanto, a leitura é essencial porque nos dá liberdade de pensamento, informação e criatividade, permitindo-nos ter empatia com diferentes personalidades.

Introduzir as crianças na leitura é essencial porque através de um único livro, milhares de crianças podem descobrir um mundo de aventuras, um mundo só delas, repleto da magia que as suas páginas encerram. No início do processo de alfabetização, cada letra é uma fonte de inspiração e a criança mergulha na descoberta.

 É dever dos educadores criar estratégias que valorizem a leitura de modo que os indivíduos deixarão de ser apenas um número a mais nas pesquisas e estatísticas para serem cidadãos capazes de respeitar direitos, cumprir deveres, reivindicar melhorias, preservar e transmitir cultura, enfim, construir a história e construírem sua formação social. 

 Esse processo de introdução também cria conexões entre as palavras que lêem e as palavras que usam oralmente, de modo que quanto mais veem as palavras escritas, mais fácil é lembrar como deve escrevê-las e, assim, aprender com o aprendizado desde a infância até a juventude.

Portanto, a leitura universal deve se tornar uma política nacional, mas todos devem reservar um tempo todos os dias para ler um bom livro, incentivar nossos amigos, filhos ou irmãos a gostar de ler e, o mais importante, usar nosso conhecimento para tornar nossa cidade, estado ou país torna-se mais habitável.

Referencias:

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/blog/a-importancia-leitura-na-qualidade-vida.htm

https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=359963#:~:text=A%20leitura%20tem%20por%20finalidade,curiosidades%20e%20ativa%20a%20criatividade.

https://www.redeicm.org.br/purissimo/a-importancia-de-se-cultivar-o-habito-da-leitura/

https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-leitura/

CANDEIAS

2023

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com