TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logistica Reversa

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

        Este trabalho tem um propósito de conceituar a logística reversa, como as empresas estão aderindo ao processo de reutilização, reciclagem e redução de alguns materiais e recursos naturais cada vez mais escassos. Todavia é importante ressaltar que as organizações visam à lucratividade, porem atendendo a legislação, gerando a conscientização em relação ao meio ambiente adotando estratégias para estar apto às vantagens competitivas.

Introdução

        A logística reversa busca redução de custo, interação social, ganho de imagem e sustentabilidade. Permite o cuidado com o planeta e criam novas vertentes como desenvolvimento artístico a partir de materiais que demoram a se decompor no meio ambiente.

        Os fatores econômicos, logísticos e tecnológicos são os que implicam em interesses satisfatórios nos níveis mais altos das empresas das cadeias reversas chamados fatores necessários. Já os fatores ecológicos e legislativos são chamados de fatores modificadores, em que há alterações nas condições naturais do mercado, nas diferentes etapas reversas, possibilitando assim novas condições de equilíbrio.

        O objetivo estratégico na logística reversa nas organizações agrega valor econômico consolidado a dois outros fatores, fator da competitividade visando à fidelização do consumidor e o fator da conscientização ecológica.

Logística Reversa

Partindo do conceito que logística consiste no gerenciamento dos materiais desde a implantação do produto até a sua entrega no cliente dispõe-se que, basicamente, Logística Reversa, como o nome sugere, trata do caminho contrário, ou seja, transcorre a cadeia a partir do cliente até o fornecedor.

A logística reversa ganha grande destaque nos tempos atuais devido a grande onda da moda que refere-se a sustentabilidade, mas esta possui também grande importância em seu âmbito econômico, e tal afirmação é ratificada até mesmo pela própria definição de logística reversa que pode ser disposta da seguinte maneira:

Logística Reversa é a área responsável pelo planejamento, operação e controle de fluxo e de informações referentes à recolocação ou retorno dos bens de pós venda e pós consumo ao ciclo produtivo ou de negócios, agregando-lhes assim valores de deferentes óticas como valor econômico, ecológico, competitivo, imagem social e outros. Como citado anteriormente todos esses fatores se associam as severas legislações ambientais adotadas no momento quase que no mundo todo.

Para ilustrar os valores agregados citado anteriormente segue abaixo um gráfico mencionando os principais motivos estratégicos que levam organizações a implantarem logística reversa.

[pic 1]

Também é de suma importância ressaltar que a logística reversa, para obtenção de bons resultados, depende de uma estrutura bem organizada e associada a outras ferramentas como no exemplo abaixo:

A Logística Reversa é tida por alguns autores como dotada de 3 finalidades:

  • Reciclagem: transformação de componentes / materiais usados para serem reincorporados na fabricação de novos produtos.

Ex: Aço (sucata é misturada ao mínimo de ferro)

  • Reprocessamento: ampliação do ciclo de vida dos produtos / embalagens.

Ex: Garrafas retornáveis.

  • Descarte: garantia de descarte adequado e em conformidade com a legislação.

Ex: Aterros.

A Logística Reversa pode ser tratada também mediante duas áreas distintas que serão tratadas cada uma a sua maneira, são elas:

LOGISTICA REVERSA DE PÓS VENDA

Bem de pós venda:

  1. Garantia / Qualidade: devoluções de produtos defeituosos, com avarias em si ou na embalagem;
  2. Comerciais: retorno de produtos devido a erros de expedição, consignação, produtos que retornam devido a recall e etc.
  3. Substituição de Componentes: retorno de bens duráveis e semi – duráveis que são passíveis de manutenção e podem retornar ao mercado na esfera primária ou secundária;

A Logística Reversa de pós venda constitui-se do controle do fluxo e das informações logísticas referentes a bens de pós venda que retornam a empresa. Esta tem como objetivo agregar valores a estes bens de pós venda. Ocorre na maioria das vezes como parte da cadeia direta.

LOGISTICA REVERSA DE PÓS CONSUMO

Bem de pós consumo:

  1. Em condições de uso: produtos duráveis e semi duráveis em condições de uso ao canal logístico reverso;
  2. Fim da vida útil: produtos que entram no mercado de segunda mão para serem comercializados normalmente;
  3. Resíduo Industrial:
  1. Durável: produtos que entram no canal reverso de desmontagem e reciclagem industrial;
  2. Descartáveis: produtos aproveitados em programas de reciclagem industrial tornando-se matéria prima, ou destinados à seus destinos finais.

A Logística Reversa de pós consumo refere-se ao controle de fluxo e de informações ligadas aos bens de pós consumo, ou seja, produtos descartados diretamente pelo consumidor final. Utiliza-se de canais reversos como desmanches ou cooperativas de reciclagem.

ESTUDO DE CASO: DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS NA PEUGEOT CITRÖEN

INDÚSTRIA AUTOMOTIVA.

Segundo KELLY (2004), em 2003 foi apurado custos elevados na destinação de resíduos em decorrência das operações produtivas. Em média R$ 80.000,00 inerentes destas operações. Ao diagnosticar esta elevação de custos gerados, realizou-se análise de causa e efeito, buscando sanar os problemas provenientes das operações produtivas. As principais causas diagnosticadas para mau manuseio dos resíduos, de acordo com KELLY (2004), foram:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (106 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com