TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logistica Reversa

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS

Curso de Graduação em Administração

JENIFER DOS SANTOS COSTA

JOSÉ MARIA GUEDES DA COSTA

LOGÍSTICA REVERSA: como vantagem competitiva para as organizações.

                        

Manaus

2015

JENIFER DOS SANTOS COSTA

JOSÉ MARIA GUEDES DA COSTA

LOGÍSTICA REVERSA: como vantagem competitiva para as organizações.

Artigo científico apresentado como requisito para obtenção do título de bacharel em Administração pela Faculdade Estácio do Amazonas.

Orientador: Hermes Corrêa de Oliveira

Manaus

2015

LOGÍSTICA REVERSA: como vantagem competitiva para as organizações.

Jenifer dos Santos Costa[1]1

José Maria Guedes da Costa1

Hermes Corrêa de Oliveira1

RESUMO

Este presente artigo tem como objetivo apresentar à importância que deve ser dada a logística reversa pelas organizações. Apresentando a sua história e seu surgimento, alguns conceitos e definições sobre a logística reversa. Os benefícios citados neste artigo estão relacionados com temas atuais, temas que a sociedade tem dado grande importância e devem ser abordados de forma séria pelas organizações, como a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Além disso, o artigo também evidencia como logística reversa proporciona oportunidades competitivas e vantagem em diferentes áreas para as organizações.


Palavras-chave: logística reversa; sustentabilidade; vantagem competitiva.

INTRODUÇÃO

Diante do cenário global, onde é crescente a competitividade e o mercado exige cada vez mais das organizações é necessário, para se manterem competitivas, que as organizações saibam controlar seus recursos, habilidades, pessoas e tecnologias. Para suprir as exigências de mercado, faz-se necessário, não só definir os modelos organizacionais baseados nas gerências e tecnologias, mas também definir, da forma mais inteligente, o modo como utilizarão os recursos disponíveis, a fim de beneficiá-las. 

A utilização da logística surgiu da necessidade das organizações de melhor distribuir seu espaço físico, mas com o passar dos tempos, a logística passou a ter uma importante função nas organizações, a de planejar todo o processo de fluxo de mercadorias.        

           A Logística é uma das áreas na organização que pode servir de diferencial para manutenção ou ampliação da participação da organização no mercado competidor. Nesta busca por diferenciais competitivos, os valores ligados à responsabilidade socioambiental são um dos enfoques das empresas. Entretanto, faz-se necessário que os projetos desenvolvidos pelo departamento da logística estejam de acordo com o alinhamento estratégico da empresa, para obter uma gestão estratégica capaz de atender este setor.

A logística reversa é a área da logística que trata do retorno de resíduos, insumos ou bens de pós-venda e pós-consumo a cadeia de produção, agregando valor ao produto reinserido ao centro produtivo. Auxiliando na questão ambiental e econômica de uma organização.

A importância da logística reversa para as organizações ficou mais evidente com a utilização dos seus canais de distribuição reversos que fazem com que os produtos enviados para os consumidores finais retornem e sofram ações que busquem a redução de custos na produção e a reutilização dos materiais retornados na fabricação de novos produtos ou a venda de partes desses produtos em um mercado secundário, ocasionando uma revalorização desses componentes que teoricamente não teria mais nenhuma utilidade lucrativa. Essas oportunidades criadas pela logística reversa geram lucros e economia para as empresas e impulsionam a utilização da logística reversa. Os materiais que já não possuem nenhum tipo de utilidade podem ser nocivos para o meio ambiente, por esse motivo serão encaminhados para a sua destinação final de forma correta, sendo esse mais um dos benefícios proporcionados pela logística reversa.

De acordo com Guarnieri (2006), o processo logístico reverso, tornou-se um assunto de grande importância atualmente, por diferentes motivos, como: redução do ciclo de vida e a obsolescência precoce dos produtos; criação de novas tecnologias e de produtos constituintes de novos materiais; entre outras.

Diante deste contexto surge a problematização deste artigo: A utilização da logística reversa pode ser considerada um diferencial competitivo para uma organização?

Contudo, é importante destacar que a implantação da logística reversa em uma organização traz um diferencial competitivo, atraindo mais consumidores que visualizam a importância da preservação do meio ambiente e de atitudes sustentáveis praticadas pelas organizações.

METODOLOGIA

O presente artigo foi descrito com base na pesquisa qualitativa, que segundo Fleury (2000), tem como função observar, registrar, analisar e correlacionar-se os fatos ou fenômenos sem manipulá-los e sem a interferência do pesquisador. Apoiando esta textualização o artigo foi baseado em pesquisa bibliográfica, realizada por meio escritos e eletrônicos, como livros, páginas de web sites e outras,  possibilitando uma visão geral de como as empresas administram a tarefa da logística reversa para obtenção de vantagens competitiva.

REFERENCIAL TEÓRICO E DISCUSSÃO

 A Importância da logística reversa

Há muitas razões para que a Logística Reversa seja entendida como importante. Mas dentre tantas, foi identificado algumas de maiores relevâncias: Competitividade: por ser ecologicamente correta e também por meio do marketing ligado a questão ambiental, a empresa pode alcançar uma imagem diferenciada, tornando assim mais competitiva no mercado.

Sensibilidade ecológica e sustentável: a população está cada vez mais preocupada com os diversos aspectos do equilíbrio ecológico e sustentável. Estão preocupadas em atender suas necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. Devido a isso, esses aspectos influenciam os fluxos de distribuição reversos. No entanto, há uma responsabilidade em relação aos produtos no fim do seu ciclo de utilização, como: disposição do lixo urbano devido a seus aspectos nocivos, reciclagem e reutilização de materiais e/ou produtos passíveis. 
              Redução de Custos: a falta de informações dos volumes transacionados e das condições ambientais não tem justificado até então uma organização formal e uma maior estruturação dos canais de distribuição reversos, dificultando a visualização dos custos. No entanto, pode ser obtidas economias, como na utilização de embalagens retornáveis e no reaproveitamento de materiais para a produção, por exemplo, de acordo com a Associação Brasileira do Alumínio, uma tonelada de latas recicladas gasta-se apenas 5% da energia necessária para produzir a mesma quantidade de latas feitas a partir de alumínio virgem – estimado assim, a implantação da logística reversa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (266.4 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com