TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Empresarial

Por:   •  1/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

Data: 01/04/2020.

Exercício N° 08, correspondente à semana: do dia 30/03 a 04/04.

Nome do (a) aluno (a): Beatriz Guinle Carlotti

Disciplina: Logística Empresarial         Turma: 6D              N° do TIA: 41727274

QUESTÕES

EXERCÍCIO N. 08 – Previsões da Cadeia de Suprimentos (Demandas e Estoques)

  1. Por que, e até que ponto, o profissional de logística tem interesse em previsão da demanda?

Fazer uma previsão consiste em tentar prever o futuro de maneira que isto possa auxiliar a tomada de decisões. A previsão da demanda não é diferente, visa estimar a demanda futura por produtos e/ou serviços da organização. Ela constitui uma etapa importante de diversos processos de planejamento da gestão de operações e da logística. As previsões visam, portanto, determinar onde, quanto e quando os produtos/serviços serão requisitados, de maneira a responder adequadamente a esta demanda. Portanto a previsão de demanda é essencial para o profissional de logística.

  1. Dê exemplo de demanda: Espacial, Temporal, Irregular, Regular, Dependente e Independente, explique cada uma.

Demanda Espacial: A demanda espacial é aquela que depende da localização espacial, é necessária para planejar localizações do armazém, equilíbrio dos níveis de estoque através da rede logística e alocação geográfica nos recursos de transporte.

Demanda Temporal: A demanda temporal é aquela que depende do tempo (duração) em que a demanda será prevista.

Demanda Irregular: A demanda irregular ocorre quando há uma variação na sazonalidade da procura, seja diária, mensal, semestral, anual ou até mesmo horária de um serviço/produto. Ex: Uma sorveteria tem mais demanda no verão do que no inverno.

Demanda Regular: A demanda regular ocorre quando muitos consumidores compartilham uma forte necessidade que nenhum produto disponível no mercado é capaz de satisfazer. Geralmente as grandes ideias e inovações surgem a partir da identificação desse tipo de demanda, em que os consumidores possuem um grande desejo por um produto/serviço que ainda não existe, ou existe e não atende todas suas necessidades e expectativas. Ex: Cigarros que não prejudiquem a saúde.

Demanda Independente: A demanda é independente é aquela que depende das condições de mercado e que está fora do controle imediato da empresa. Mesmo que a empresa possa interferir ou estimular essa demanda através de alguns eventos como promoções ou reduções de preços, a quantidade final demandada do item dependerá do mercado. Os itens da demanda independente são os produtos acabados e as peças, e outros materiais para reposição. Qualquer empresa que tenha como negócio a venda de produtos (como lojas e distribuidores) terá em seus estoques somente itens de demanda independente. 

Demanda Dependente: A demanda dependente é aquela relativamente previsível porque depende de alguns fatores para acontecer. Um item é considerado de demanda dependente se o seu consumo puder ser programado internamente, ou seja, os itens da demanda dependente são usados na produção interna de outros itens. Os itens da demanda dependente dependem da previsão de consumo dos itens de demanda independente e seus itens são as matérias-primas componentes dos produtos, e as peças para montagem.

  1. Estabeleça a diferença entre previsão qualitativa, histórica e modelos causais de previsão.

Previsão Qualitativa: Os métodos de previsão de demanda qualitativos são aqueles que se baseiam na subjetividade, no julgamento e na intuição daqueles que fazem a previsão, inclusive, o principal método qualitativo é o que chamamos de Método Delphi, onde se juntam pessoas que possuem conhecimento sobre o negócio e elas estimam baseado nas suas intuições e julgamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (249.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com