TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Empresarial

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.789 Palavras (20 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 20

        

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso: Superior de Tecnologia em Logística

Pólo Atibaia / SP

DISCIPLINA: Administração de Materiais.

Atibaia – SP                                                        Setembro – 2014

Introdução:

Quando falamos em administração de materiais, na maioria das vezes não temos a real dimensão de sua importância, seja em nosso dia a dia, na nossa casa, na compra de produtos, desde um simples fermento em pó que é um dos insumos necessários para preparação de bolos, tortas, como de um amaciante de roupas que fará falta para uma adequada lavagem das mesmas, bem como, de um desodorante de uso pessoal que por conta de sua falta, poderá causar desconforto em determinado dia e ocasião.

Em paralelo, temos em números infinitamente maiores as empresas de pequeno, médio e grande porte, que se utilizam das diversas ferramentas hoje existentes em beneficio de suas respectivas necessidades e ambições frente ao mercado competitivo em que atuam.

Um recurso é um meio de qualquer natureza que permite alcançar aquilo a que nos propomos um material por sua vez, é algo que pertence ou é relativo à matéria, (opõe-se, portanto a tudo o que seja do foro espiritual, da mente ou da alma), posto isto os recursos materiais, são os meios físicos e concretos que ajudam a conseguir um objetivo.

Entende-se que recurso, é tudo aquilo que gerou ou tem a capacidade de gerar riqueza no sentido econômico do termo.

O êxito de qualquer organização irá depender da correta gestão de todos os recursos, é sabido que é difícil uma empresa funcionar plenamente se tiver relevantes recursos materiais, mas se dispuser de escassos recursos humanos ou vice e versa.

Assim um item de estoque é um recurso, pois agregado a um produto em processo, constituirá em produto acabado que devera ser vendida por um preço superior a somatória de todos os custos incorridos em sua fabricação, da mesma forma, um edifício que abriga as instalações de uma empresa é um recurso, já que é essencial a seu funcionamento, as pessoas que trabalham na empresa também constituem recursos, pois com seu conhecimento geram novas ideias, que são transformadas em novos produtos, novos métodos de trabalho, serviços cada vez mais adequados ao uso dos consumidores.

Ainda no que se referem aos recursos humanos as empresas tem como diferencial a contratação de profissionais com bagagem adquirida ao longo dos anos, learning organization, (organização que aprende), trazendo um feedback, no direcionamento dos rumos da organização.

Uma ferramenta auxiliadora idealizada por Edward Deming serve para implementação de novas ideias e resolução de problemas, refere-se ao ciclo: P.D.C.A., (Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir), que se encerra ao atingir os objetivos estabelecidos.

Todos os recursos tecnológicos que dispomos dentro das organizações hoje em dia, fazem com que os modelos adotados no passado sejam ultrapassados em relações aos aspectos estruturais, relacionamento junto aos seus colaboradores, gestão de informações (TI), gestão de produção e a organização do trabalho.

Vamos nos aprofundar em cada setor, analisando suas atividades, apresentado dados e comparando com os nossos conhecimentos acadêmicos demonstrando resultados de nossa consultoria aplicados a gestão de administração de materiais, da empresa citada abaixo, através das informações obtidas com o Diretor Sr. Oscar Reteiro Jóia.

.Nome da Empresa: C.C. B Ltda.

Localização: Rodovia Dom Pedro I KM 82,7 - Rio Abaixo, Atibaia - SP, 12954-260

Setor de Atuação: Automotivo

Tamanho: Grande Porte

Missão: Ser uma empresa rentável, bem sucedida e com futuro satisfazendo as necessidades dos nossos clientes, fornecedores, acionista e colaboradores.

Valores: Contribuir para o desenvolvimento sustentável do país e da região através de emprego direto e indireto, investimentos sociais.

Produtos Comercializados: Desenvolvimento e produção de sistemas de bloqueio de ignição mecânicos e elétricos.

Público Alvo: Montadoras automotivas (GM, VW, Citroën, Scania etc.).

Linha de Produtos: Chave, ignição e bloqueio automotivo.

Estrutura Predial

 O armazém e a produção dos produtos comportam uma área de 12.000 M², que em sua divisão, (30%Estoque de matéria prima e produtos acabados / expedição, 10% Adm. Estoque exclusivo para sanar e dar suporte a equipe de produção, 60% Linha de montagem e produção.)
             Planejamento de produção e compra, é feita de acordo com as necessidades enviadas pelas montadoras (Clientes).

             Nesse setor contamos com uma área estrategicamente (Chamada de Aquário), alinhada nos departamentos de Logística, Processos, Segurança e meio ambiente, gerente de produção, engenharia e desenvolvimento.

              Área de recebimento e expedição é composto por três (3) Docas, divididas em duas (2) rampas móveis para carga e descarga e uma (1) rampa fixa para carga e descarga de veículos utilitários.


             Almoxarifado, estoque e qualidade, que são feitas as inspeções do material recebido dos fornecedores que após esta inspeção o material é liberado para seu armazenamento de acordo com sua linha de produção em racks.


            Os insumos recebidos tem sua liberação mediante as seguintes etapas:

1- Conferência de ordem de compra
2- Liberação junto ao setor de qualidade
3- Materiais EPIs obrigatórios e adequados para acesso dos motoristas e ajudantes na empresa.
4- Veículos previamente inspecionados (CheckList)
5- Conferência física dos produtos.

Produção e montagem são as O.P (Ordens de produção) que determinam os insumos a serem selecionados de acordo com o FIFO (PEPS) para ser enviada a linha de produção para sua transformação.

Área de armazenamento:

Crossdocking, área de triagem de material a ser inspecionado pelo setor de qualidade.

Crossdocking, de liberação de material a ser liberado para armazenagem no estoque.
Expedição, separação das O.S. (Ordem de Serviço), enviadas pelo P.C.P. (Planejamento e Controle da Produção), que determina o encaminhamento do material para as montadoras enviando os mesmos pelos seus próprios milk runs (caminho do leite).

Linha de produção: maquinários destinados para cada montadora (GM, Ford, VW, Scania, PSA.), fresadora, esteira rolante que percorre em 360º toda linha de produção finalizando os produtos acabados para área de expedição e armazenamento para separação de seu destino final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (863.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com