TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Empresarial

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.666 Palavras (23 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Maiana Nascimento

Priscilla Alves dos Santos

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

MODAIS DE TRANSPORTE

SALVADOR

2015

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Maiana Nascimento

Priscilla Alves dos Santos

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

MODAIS DE TRANSPORTE

Trabalho apresentado a Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia, como requisito parcial de avaliação da disciplina Logística Empresarial do curso de Bacharelado em Administração.

ORIENTAÇÃO: Prof.Vânio Bahia

SALVADOR

2015


SUMÁRIO

[pic 2]

1

INTRODUÇÃO

03

2

3

4

5

6

7

TRANSPORTE POR MODALIDADE

ÓRGAOS DE POLÍTICA DE TRANSPORTE NO BRASIL

POLÍTICAS DE TRANSPORTE

MATRIZ DE TRANSPORTE

TRANSPORTE POR TIPO MODAL

MODAIS DE TRANSPORTE

04

04

04

05

08

11

7.1

7.2

7.3

7.4

7.5

7.6

8

9

10

11

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

TRANSPORTE FERROVIÁRIO

TRANSPORTE AÉREO

TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

TRANSPORTE INFOVIÁRIO

TABELAS COMPARARIVAS DOS MODAIS DE TRANSPORTE

OBRAS OESTE – LESTE

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

11

13

17

20

22

23

26

28

30

31

  1. INTRODUÇÃO

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas e estoque durante a fabricação de produtos acabados, e as informações relativas a essas atividades, desde o ponto de origem até o local de conso, visando atender aos requisitos do cliente.

Transporte é o deslocamento de bens de um ponto a outro da rede logística, respeitando as restrições de integridade da carga e de confiabilidade de prazos. Não agrega valor aos produtos, mas é fundamental para que os mesmos cheguem ao seu ponto de aplicação, de forma a garantir o melhor desempenho dos investimentos dos diversos agentes econômicos envolvidos no processo.

Com a globalização, o comércio internacional vem crescendo de forma inevitável, o que impulsiona as exportações do mercado interno. O setor de logística precisa acompanhar o crescimento, oferecendo suporte aos negócios e auxiliando no sucesso da empresa. Os modais de transporte são indispensáveis nesse processo logístico, promovendo a chegada da mercadoria ao seu destino estabelecido.

Os transportes de cargas possuem cinco tipos de modais, cada um com custos e características operacionais próprias, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos. Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens. Escolher a melhor opção significa analisar os custos, características de serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade, segurança e rapidez.

A qualidade do serviço ao cliente está ligada diretamente ao transporte de cargas. Cada um dos tipos de transporte possui custos e características operacionais específicas e a escolha do modal de transporte correto pode ser utilizada para se obter uma vantagem competitiva no serviço prestado.

Atualmente a Logística tem sido considerada uma área de grande potencial na conquista de melhorias e nos resultados das empresas. Com isso, uma das maneiras de ter vantagem competitiva é a grande gama de serviços que são oferecidos aos clientes, sendo que uma boa logística é fator fundamental para a qualidade dos serviços prestados.

  1. TRANSPORTES POR MODALIDADE

Para a escolha da modalidade adequada, alguns fatores devem ser analisados, como pontos de embarque e desembarque, urgência na entrega, peso da carga, possibilidades de uso do meio de transporte, tais como a disponibilidade e frequência.

Modalidades :

  • Terrestre – Rodoviário, Ferroviário e Dutoviário.
  • Aquaviário – Marítimo de longo curso, Cabotagem, Fluvial, Lacustre.
  • Transporte Aéreo
  • Transporte Infoviário

  1. ÓRGÃOS DE POLÍTICA DE TRANSPORTES NO BRASIL

Quem regulamenta os transportes :

  • Ministério dos transportes :www.transportes.gov.br
  • Agência Nacional de transportes aquaviários :www.antaq.gov.br
  • Agencia Nacional de transportes terrestres :www.antt.gov.br
  • Agencia Nacional de aviação civil :www.anac.gov.br
  • Departamento Nacional de Infra-Estrutura de transportes :www.dnit.gov.br

  1. POLÍTICAS DE TRANSPORTES

O Ministério dos Transportes é o órgão da administração pública federal direta que tem como áreas de atuação a política nacional de transportes dos modais ferroviário, rodoviário e aquaviário, além de realizar ações no âmbito da marinha mercante, das vias navegáveis e dos portos fluviais e lacustres (excetuados os que estão sob a responsabilidade das companhias docas). O MT também possui competência para participar da coordenação dos transportes aeroviários e serviços portuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (653.7 Kb)   docx (299.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com