TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística de Transporte e Distribuição

Por:   •  17/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  1.242 Visualizações

Página 1 de 7

Atividades Avaliativas

Logística de Transporte e Distribuição – Unidade 1

   

  1. Baseando-se no gráfico abaixo, explique como a armazenagem, apesar de ser uma despesa adicional do canal de suprimento ou distribuição, pode diminuir os custos logísticos. (Consulta: Cap. 8, pág. 153 – Log. Empresarial. BALLOU).

[pic 1]

  1. Baseando-se no gráfico acima, defina cada um dos principais custos logísticos, e os seus respectivos trade-offs. (Consulta: Serviços e Custos Logísticos - Aula 2, na sala virtual – Tópico 3)

  1. Classifique as atividades abaixo como de importância primária(1) ou de apoio(2) para o atingimento dos objetivos logísticos de custo de nível de serviços. (Consulta: Logística de Transporte e Distribuição - Aula 1, na sala virtual – Tópico 2)

[  ] Armazenagem;

[  ] Obtenção ou Compras;

                                 

[  ] Fluxo de Informações;

 

[  ] Manutenção ou Gestão de Estoques;

[  ] Embalagem de proteção;

[  ] Processamento de Pedidos;

[  ] Serviço ao cliente;

[  ] Transportes;

[  ] Manuseio de materiais.

  1. Defina e comente os elementos da figura abaixo na criação de um indicador de desempenho do nível de serviço logístico. (Questão para reflexão e pesquisa)

[pic 2]

  1. Certo gerente de tráfego pode escolher entre transporte aéreo e caminhões para entregar peças de computador produzidas na fábrica de componentes localizada em Denver, Colorado, USA, para a facilidade de montagem final de Asheville, Carolina do Norte, USA. As peças valem $30.000 por caixa e a fábrica montadora necessita de 100 caixas por mês para atender sua programação da produção. A entrega aérea exige um lote mínimo de cinco caixas ao frete de $100 por caixa, com tempo de trânsito de um dia. Por outro lado, o lote mínimo para o transporte rodoviário é de 20 caixas ao frete de $10 por caixa, com tempo de trânsito de quatro dias. Os custos de manutenção de estoque equivalem a 25% do valor médio do produto ao ano. Qual o melhor modal de transporte para a empresa sob o ponto de vista econômico no período de um ano? (Consulta: Cap. 7, pág. 138 – Log. Empresarial. BALLOU, bem como o Exercício de aplicação do tópico 6 da sala virtual).
  1. Que argumentos você usaria para um operador, que utiliza um arranjo interno de estoque em ângulo reto, para prover arranjo angular? Caso ele não acredite nos benefícios deste tipo de arranjo, qual o argumento que ele provavelmente

usaria? (Consulta: Cap. 9, pág. 187 – Log. Empresarial. BALLOU).

  1. Quando o método de endereçamento variável ou aleatório é mais vantajoso do que um sistema de endereço fixo para localizar mercadorias? Qual seria uma maneira eficiente de recolher o estoque caso se utilizasse endereço variável? (Consulta: Cap. 9, pág. 188 – Log. Empresarial. BALLOU).

  1. Televisores HD de alta definição são fabricados, enviados a depósitos e, em seguida, distribuídos para pontos de vendas, alguns dos quais no exterior. Que recomendações você poderia fazer com relação ao manuseio do produto ao longo de todo o canal de distribuição, de forma a minimizar os custos de movimentação e prevenir perdas e danos à mercadoria? (Consulta: Cap. 9, pág. 196 – Log. Empresarial. BALLOU).
  1. Quais os principais atributos de transporte e as definições de cada um deles? (Consulta: Custos e Indicadores de Transporte, na sala virtual – Tópico 3)
  1.  Por que o transporte de carga é considerado uma demanda de natureza derivada? (Consulta: Custos e Indicadores de Transporte, na sala virtual – Tópico 3)

 

  1.  Para saber se devemos considerar o peso ou o volume das mercadorias, qual a relação estabelecida pela IATA (International Air Transport Association) para o transporte aéreo? (Consulta: Artigo “Frete Aéreo”, na sala virtual – Tópico 5 – Tarefa – Auto estudo).

  1.  Defina o “Planejamento de Transporte”, seus resultados, e benefícios. (Consulta: Projeto e dimensionamento do Sistema de Transporte - Aula 4, na sala virtual – Tópico 6)
  1.  Uma empresa de refrigeradores tem fábricas em três cidades (Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria). A produção é de 40 refrigeradores para a fábrica de Porto Alegre, 43 para Caxias do Sul e 39 para Santa Maria. Essa empresa remete os refrigeradores para três locais de demanda (Loja 1, Loja 2 e Loja 3), que solicitam respectivamente, 20, 50 e 30 refrigeradores. Os custos unitários de transporte são mostrados na TAB. 1 (vide pág. 65 do Guia de Estudo - GE 6 na sala virtual – Tópico 4), juntamente com a capacidade de oferta (produção de refrigeradores) das fábricas e a demanda das lojas.

O objetivo da empresa é determinar quanto cada fábrica deverá entregar para cada loja para que o custo de transporte seja mínimo. Realizar a modelagem do problema.

(Consulta: vide pág. 65 do Guia de Estudo - GE 6 na sala virtual – Tópico 6)

  1.  Quais são os assuntos relevantes quando a Administração do Transporte é contratado de terceiros, e quais os cuidados à serem considerados? (Consulta: Cap. 7, pág. 139 – Log. Empresarial. BALLOU e o Tópico 6 da sala virtual).

  1.  Como as pequenas cargas podem representar uma redução no dispêndio total de transportes? (Consulta: Cap. 7, págs. 141/142 – Log. Empresarial. BALLOU).
  1.  Como ocorre a roteirização na distribuição da rede Mc Donald`s? (Consulta: Artigo “Roteirização urbana na distribuição da rede Mc Donald`s”, na sala virtual – Tópico 6 - Tarefa).

 

  1.  Quais são alguns indicadores, levantados juntos a Angelo (2009), que podem ser utilizados para avaliar o desempenho do operador logístico? (Consulta: Artigo “Terceirização de serviços logísticos – O outsorcing estratégico de operações logísticas”, na sala virtual – Tópico 6 - Tarefa).

  1.  Considerando uma empresa de transporte na sua fase inicial de aquisição do primeiro caminhão (frota= 1 veículo) e início de atividades, sendo o salário do motorista um custo fixo, calcule: [pic 3]

            Dados gerais:

           18.1) Custo fixo mensal por veículo 

           18.1.1) Depreciação do veículo: (Valor de aquisição – Valor residual   após vida útil) / Vida útil;

           18.1.2) Remuneração do Capital: (Valor de aquisição do veículo – Valor residual do veículo) x (vida útil   + 1) x custo de oportunidade + Valor residual do veículo x custo de oportunidade / 2 x vida útil do veículo;

            18.1.3) Custos administrativos: Custos administrativos / quantidade de veículos administrados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (333.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com