TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística empresarial

Por:   •  29/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  2.726 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Veiga de Almeida

EAD em Administração

AVALIAÇÃO DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Rafael da Costa Cavalcante

Trabalho apresentado ao curso de EAD em Administração para obtenção de nota da avaliação 1 da matéria  logística empresarial.

Prof: Jose Mauro Baptista Bianchi

Turma : EAD-IL60077-20174C 2017.4

Rio de Janeiro

Novembro/2017


Situação problema:

A empresa Lua Eletrônicos é uma empresa familiar especializada na fabricação, armazenagem e distribuição de diversos aparelhos eletrônicos. Em sua fábrica instalada, possui uma enorme plataforma de produção, com um grande armazém para estoque dos aparelhos. Devido ao alto valor agregado dos seus produtos e uma sensível queda nos rendimentos da empresa, que possui componentes eletrônicos caros (matéria prima), o dono da empresa, Sr. Marcos, resolveu contratar um experiente amigo de sua família, VOCÊ, para fazer um diagnóstico dos gargalos logísticos que estão prejudicando os lucros da Lua Eletrônicos.

Ao entrar na empresa em direção à sala de reunião para rever seu velho amigo, o Sr. Marcos, você percebeu alguns problemas na área de produção como um amontoado de caixas sem paletes, bem como pessoas estranhas passeando ao redor do departamento produtivo. Viu também que o controle da matéria-prima recebida é feito através de um trabalho manual com apenas 4 fiscais para 12 caminhões que chegam por dia, por isso mais tarde você observaria nos relatórios de pagamento dos funcionários um grande número de horas extras para esse pessoal. Outro ponto que você observou foram as inúmeras perdas de componentes eletrônicos dentro do processo produtivo.

Após um breve passeio pela fábrica, o Sr. Marcos demonstra para você os relatórios de perda do lucro da empresa que vem acontecendo nos últimos seis meses. Para ele, os problemas se encontram em gargalos logísticos que ele não consegue enxergar, pois a empresa vende bem, porém seus custos produtivos só fizeram aumentar nos últimos tempos, deixando-o preocupado e sem saber por onde começar para identificar seus problemas internos.

 

Procedimentos para elaboração do Trabalho da Disciplina:

Seguem abaixo algumas instruções para auxiliar na elaboração do Trabalho:

1. Faça um levantamento de todos os problemas observados na empresa;

2. Separe os problemas observados em: logístico, produção ou gestão organizacional;

3. No exemplo da tabela abaixo, classifique os gargalos identificados e suas soluções possíveis;

4. Escolha um dos gargalos identificados e contextualize com referências bibliográficas.

1) e 2) Lista de problemas:

* Caixas sem armazenamento adequado amontoadas no setor de produção - problema logístico.

* Trânsito de pessoas não autorizadas no setor de produção - problema na gestão organizacional.

* Recebimento da matéria-prima feita manualmente - problema logístico.

* Perda de materiais no processo de produção - problema na produção.

3) Relatório Operacional LUA ELETRÔNICOS

PROBLEMAS ENCONTRADOS

POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Caixas sem armazenamento adequado amontoadas no setor de produção.

Realizar uma redistribuição física do estoque, realizando a separação do setor de produção da área de armazenagem, implantação dos aspectos de nível de serviço de armazenagem, bem como a área útil, capacidade estática, altura de empilhamento, quebra de espaço e fator de estiva.

Trânsito de pessoas não autorizadas no setor de produção.

Implantação de sistema de controle de acesso de funcionários ao setor de produção, como leitores biométricos ou cartões de acesso.

Recebimento da matéria - prima feita manualmente.

Automatização do sistema de estocagem, com a utilização de recursos de TI e codificação dos produtos estocados (SKUs) e máquinas para a produção, qualificação dos trabalhadores na operação de máquinas dos processos de recebimento e check outs.

Perda de materiais no processo de produção.

Produzir de acordo com a demanda de vendas, treinamento aos trabalhadores da produção, realizar monitoramente constante do PCP.

4) Contextualização:

Investir em gargalos representa um ganho (lucro) que pode atingir um valor monetário consideravelmente elevado: uma hora ganha num estrangulamento representa uma hora extra ganha para todo o sistema produtivo. A realização de um processo produtivo realizada de maneira manual, como a de recebimento de matéria – prima, pode atrasar toda uma cadeia produtiva, gerando desperdício e custos desnecessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (160.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com