TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística reversa na construção civil

Por:   •  5/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.529 Palavras (11 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAPIRA

“OGARI DE CASTRO PACHECO”

[pic 2]

        

                                                                                Clésio Ap. dos Santos Junior
                                                                                Danilo de Oliveira Pinto

ITAPIRA – SP

2017

RESUMO EXPANDIDO

Logística reversa na construção civil

Clésio Ap. dos Santos Junior

Danilo de Oliveira Pinto

Gian Douglas Bosso

Rafael Rossi

Prof. Carlos Roberto de Jesus

RESUMO[a]

O resíduo de construção civil (RCC) e demolição, o popular entulho, é um dos principais problemas a serem gerenciados nos canteiros de obras, sendo o volume produzido um dos principais indicadores de sustentabilidade da obra. A geração de resíduos sólidos provindos da construção civil, afeta diretamente os três pilares da sustentabilidade (ambiental, social e econômico), o mais evidente é o ambiental. No Brasil, é comum a disposição irregular de entulho e, por este motivo, esses resíduos são considerados como sendo um problema de limpeza pública, acarretando um série de inconvenientes para toda a sociedade, tais como: altos custos para o sistema de limpeza urbana, saúde pública (proliferação de vetores de doenças, ex: dengue), assoreamento de rios, contaminação de cursos de água e do solo, erosão, obstrução de sistemas de drenagem urbana (resultando em enchentes), etc.

Um resíduo oriundo da construção civil (RCC) pode levar séculos para se decompor, o combate ao desperdício já é o primeiro passo para minimizar a grande quantidade de entulho gerada, e fomentar a reciclagem e o reuso  desse material e um ponto importante para a sustentabilidade.

Neste estudo vamos abordar o processo de reciclagem do entulho, para obtenção de agregados (areia, pedra, brita, entre outros materiais resultante do processo de reciclagem), abordaremos mais especificamente o resíduo classificado como I-A. Temos o objetivo de elucidar os principais impactos que a geração de resíduo de construção e demolição causa no meio ambiente e a importância do desenvolvimento sustentável, mostrando como o entulho pode contribuir para a melhoria dos aspectos sociais, ambientais e econômico, abrangendo os resíduos sólidos como oportunidade de trabalho e negócio, no processo da logística reversa (material reciclado que volta no processo produtivo), a vantagem da utilização e o custo beneficio dos agregados.

Palavras-Chave: Sustentabilidade, Construção Civil, Entulho, Gestão Ambiental

ABSTRACT[b]

The construction waste (RCC) and demolition, the popular rubble, is one of the main problems to be managed in construction sites, and the volume produced is one of the main sustainability indicators of the work. The generation of solid waste from civil construction directly affects the three pillars of sustainability (environmental, social and economic), the most obvious being the environment. In Brazil, the irregular disposal of rubble is common and, for this reason, these wastes are considered to be a problem of public cleaning, causing a series of inconveniences for the whole society, such as: high costs for the urban cleaning system, public health (proliferation of vectors of diseases, eg dengue), silting rivers, contamination of water and soil, erosion, obstruction of urban drainage systems (resulting in floods), etc.

A waste from the construction industry (RCC) can take centuries to decompose, combating waste is already the first step to minimize the amount of rubbish generated, and encourage the recycling and reuse of this material and an important point for sustainability .

In this study we will approach the process of recycling the rubble, to obtain aggregates (sand, stone, gravel, among other materials resulting from the recycling process), we will address more specifically the waste classified as I-A. We aim to elucidate the main impacts that the generation of construction and demolition waste causes on the environment and the importance of sustainable development, showing how the rubble can contribute to the improvement of social, environmental and economic aspects, covering solid waste as opportunity of work and business, in the process of reverse logistics (recycled material that returns in the productive process), the advantage of the use and the cost benefit of the aggregates.

Keywords: : Sustainability, Construction, Rubble, Environmental Management.[c]

        


INTRODUÇÃO[d]

A sustentabilidade e a logística reversa são temas discutidos mundialmente no setor da construção civil. Neste contexto eles apresentam o mesmo objetivo, ter empreendimentos com menor custo de manutenção e possibilitar a construção de obras que causem menor impacto ambiental. Proporcionando assim um ambiente mais saudável e com maior qualidade de vida para seus usuários.      

O grande problema comum a todas as atividades da logística reversa é como a organização deve transportar os produtos de onde eles não são desejados, de forma eficiente e eficaz, para onde eles possam ser processados, reusados e recuperados. As principais decisões para a área de logística reversa estão relacionadas com a definição dos pontos de entrada no canal reverso, a compactação do tempo de ciclo e de disposição, o sistema de informação em logística reversa, os retornos centralizados, a política de retorno zero, a remanufatura e a reforma, a recuperação de ativos, o gerenciamento financeiro e a terceirização da logística (ROGERS, TIBBEN-LEMBKE 1998).

É necessário justificar a reciclagem de RCC, como uma atividade que entre outros aspectos gera emprego e renda, e que deve ser lucrativa economicamente. Neste último aspecto, quanto mais projetos bem sucedidos de reciclagem acontecer, esta atividade tende a ser mais aceita e mais órgãos públicos ou privados investirem na sua realização.

O trabalho se justifica, pois a construção civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, por outro lado motivada por sua natureza de alterar a paisagem local, consumir recursos naturais e a própria geração de resíduos traz consigo a necessidade de estudar a estrutura de uma cadeia de logística reversa que conforme afirma recentes trabalhos acadêmicos se baseia na tradicional estrutura de logística direta e cadeia de suprimentos. A rápida obsolescência de produtos nos dias atuais tem sobrecarregado os aterros, consequentemente causando a interdição dos mesmos e a procura por novas áreas para implantação de outros às vezes não no mesmo município. O Resíduo da Construção Civil caracterizado por ser de grande volume e peso compõe cerca de 60 por cento dos resíduos sólidos dos municípios e para que seja feita a reciclagem destes resíduos é necessário investimentos altos que se não forem bem planejados ocorrerá no fechamento da empresa, (I & T apud PINTO et al, 2005). Existem atualmente trabalhos acadêmicos e usinas instaladas como exemplo a usina de São Carlos/SP que comprovam que os RCDs possuem um grande potencial de reciclagem e aproveitamento como produtos secundários que poderão participar do desenvolvimento econômico e social de uma região. Como metodologia utilizou-se pesquisa bibliográfica em livros, dissertações, revistas, teses, artigos relacionados a construção civil e sites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com