TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÓGICA DOMINANTE EM SERVIÇOS

Por:   •  27/8/2019  •  Monografia  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

O presente trabalho terá como objetivo uma compreensão melhor do assunto “LÓGICA DOMINANTE EM SERVIÇOS”, proposto pelo Prof. Diogo Pires na disciplina de Marketing de serviços.

As mudanças na visão geral do marketing são constantes e diante a isso diversos estudiosos, como Vargo e Lusch (2004) apontam mudanças emergenciais nas formas de agir e pensar, para atender as necessidades constantes dos consumidores atuais, esta lógica é baseada na evolução dos recursos intangíveis, com relacionamento direto com o consumidor, ao invés do valor agregado e transações com recursos tangíveis, ou seja, na ideia de troca de um produto por valor monetário.

A transição de modelo econômico terá seu papel fundamental na abordagem focada em serviços e não em produtos, ou seja, quando utilizado, o valor do bem estará nos benefícios do usufruo do mesmo.

Esta mudança de pensamento está associada na dedicação das empresas em cada vez mais ter relacionamento, geração de conteúdo e presença contínua entre os clientes, tornando – se um diferencial competitivo entre elas.

Para Vargo e Lusch (2004) este novo modelo de posicionamento não visará mais o produto como enfoque principal mas os atributos por trás dele oferecidos, os aspectos intangíveis, como a orientação , a capacidade de interação com o usuário , utilizando a imagem do consumidor não mais como usuário do bem , mas sim como cocriador do valor .

Considerando as propostas dos autores Vargo e Lusch que indicam que hoje atualmente as empresas devem entregar benefícios aos seus cliente por meio entrega de valor centrada no serviço produzido pelo bem (produto ou serviço). Assim, passam a executar uma nova abordagem de pensamento, entendendo as reais necessidades do mercado vigente.

A evolução do conceito “Lógica Dominante em Serviços” se desenvolve de um conjunto de ideias, cujo se discutia há muito atrás, onde estudiosos já partiam do perigo das organizações se importarem com o produto apenas e não se dedicarem a real necessidade do cliente, que muitas vezes se tornava insatisfeito com o atendimento.

Á medida que as ideias inovadoras surgiram para Vargo e Lusch, eles trouxeram orientações com abordagem em marketing de serviços e a distinção entre recursos tangíveis e intangíveis, os quais são exemplos tecnologia, conhecimento e habilidade.

A lógica proposta destaca o papel central da interação entre os diversos públicos como empregados, consumidores e recursos a fim de se tornar um conjunto de partes envolvidas co- criadores de valor, modificando a visão tradicional que se tinha.

A aplicação da lógica dominante em serviços tem propostas finais como o serviço sendo a base fundamental da troca, o cliente sendo o protagonista e criador de valor, os bens como peças de distribuição para a provisão do serviço e as competências como habilidade e geração de conteúdo são fontes de vantagem competitiva no mercado.

No que se refere ao assunto estudado as ideias propostas pelos autores Vargo e Lusch remetem ao estudos por eles estabelecidos, para eles o marketing não pode ter uma visão única , deve haver múltiplas perspectivas, pretendendo ser mais uma teoria de marketing em desenvolvimento. As propostas consistem em identificar as economias preponderantemente de produtos para serviços e ajusta-las para a nova orientação entre geração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com