TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA CIENTIFICA

Por:   •  21/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

UNIJORGE

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

ELIANY TEIXEIRA SILVESTRE

Metodologia Científica.

AVA 01.

Salvador – Bahia

2022

Nos dias atuais é muito conhecido um ditado popular que se diz “seu conhecimento ninguém tira”. Creio que seja realmente um ditado verídico pois é impossível alguém tirar o conhecimento de outra pessoa, o que acontece é agregarmos cada dia mais conhecimentos diferentes e compartilharmos esses conhecimentos. O conhecimento nada mais é do que você saber sobre algo mas o nosso saber não aparece do nada, vem através de estudos, conversas, vivências, crenças, teorias, livros e atualmente a internet.

O conhecimento é dividido em quatro tipos: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento científico, o conhecimento filosófico e o conhecimento religioso ou teológico. Todos eles de grande importância para a humanidade mas nenhum mais relevante que o outro ou mais correto que o outro. Todos tem seus pontos, com grandes diferenças e é por isso que os seres humanos devem saber todos os quatro tipos de conhecimentos, até para que haja uma troca de conhecimento adequada entre as pessoas.

O conhecimento popular ou senso comum é aquele que não tem nenhuma comprovação a não ser as experiências ou crenças, que diferencia de pessoa para pessoa. Esse tipo de conhecimento não tem explicação mas é seguido pois as pessoas acreditam que esse saber também é válido para elas. Um exemplo desse tipo de conhecimento são as superstições que são passadas de geração em geração pelo simples fato das pessoas acreditarem que aquele conhecer popular é verdadeiro.

O conhecimento científico é bem diferente do popular já que é aquele conhecimento baseado em fatos analisados e em estudos comprovados e não em uma opinião de várias pessoas. Esse tipo de conhecimento é dito o mais certeiro e correto pois pode ser comprovado cientificamente mas devemos ter cuidado porque nenhuma verdade é absoluta, se houver o surgimento de novos fatos sobre um determinado assunto e esse fato for analisado e comprovado, essa será a nova verdade sobre o assunto estudado. Um exemplo desse tipo de conhecimento são as vacinas, recentemente passamos por uma pandemia de COVID 19 e o conhecimento científico foi muito utilizado já que para a criação das vacinas contra o vírus foi necessário muitos estudos, testes e comprovações da sua efetividade contra a doença.

O conhecimento filosófico, diferente do cientifico, não é baseado em fatos e sim em especulações do saber da mente humana. O conhecimento filosófico é repleto de teorias e essas não possuem a necessidade de testes ou validações para comprovar a sua realidade. Um exemplo desse tipo de conhecimento são as teorias e pensamentos dos filósofos que nunca foram comprovadas cientificamente.

O conhecimento religioso ou teológico tem sua base na fé religiosa e assim como o conhecimento filosófico não tem necessidade de comprovação científica para a verificação daquela verdade. Tem uma maior semelhança ao senso comum pois as pessoas acreditam naquilo que elas querem e em que elas nunca viram, isso é viver pela fé (acreditar naquilo que não se ver). Um exemplo desse conhecimento é a teoria de que Jesus, filho de Deus, morreu crucificado e ressuscitou ao terceiro dia e hoje vive no céu com Deus Pai ou a teoria do arrebatamento da Igreja de Cristo, todas elas teorias do cristianismo (um dos tipos de religiões).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com