TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METROLOGIA FORENSE

Por:   •  16/2/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO 

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA 

 

 

 

   

 

 

CAIO CÉSAR GONÇALVES DE SÁ

DANIELLE CHRISLAINE DOS ANJOS MACEDO

KERSIA KELYNE RODRIGUES FREITAS SILVA

  

 

 

    

METROLOGIA FORENSE 

  

  

  

 

  

  

     

JUAZEIRO – BA

2022  

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO 

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA 

 

 

 

 

 

CAIO CÉSAR GONÇALVES DE SÁ

DANIELLE CHRISLAINE DOS ANJOS MACEDO

KERSIA KELYNE RODRIGUES FREITAS SILVA

 

 

 

METROLOGIA FORENSE 

 

 

 

                                                   

Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Campus Tecnológico, como requisito para obtenção de nota na disciplina de Metrologia. Orientador: Prof. Gunther.

   

 

 

 

 

JUAZEIRO – BA

2022

Sumário

1- Metrologia Forense nas áreas……………………………………………………4

1.1 - Geométrica e de tolerância……………………………………………4

1.2 - Legal…………………………………………………………………..4

1.3 - Área da Saúde…………………………………………………………4

1.4 - Energia Renováveis………………………………………….……...…5

1.5 - Óptica…………………………………………………………...……..5

2 - Conclusão………………………………………………………………………..6

3 - Referências………………………………………………………………………7

  1. Metrologia Forense nas áreas
  1. Geométrica e de tolerância

A Metrologia de Tolerância refere-se ao grau de variação ou desvios entre as superfícies, quando estas são comparadas a uma referência. Podendo ser: Desvios de Forma e Desvios de posição.  

Desvios de Forma, relaciona-se a um grau de variância entre de corpos, quando comparados aos sólidos geométricos. Essa tolerância tem como objetivo, restringir as variações de Retibilidade (Retitude); PLaneza (Reticidade); Circularidade e Cilindricidade. Ademais, os desvios de posição estão relacionados ao diferencial de posição de uma superfície ou aresta (borda) e a posição delimitada durante o projeto dela, ou seja, posição teórica. As tolerâncias são: Paralelismo; Perpendicularismo; Localização; Concentricidade e Coaxialidade; Simetria e Angularidade.

A Metrologia de Tolerância e Geométrica é de grande importância nas linhas de produção e nas mais diversas áreas da engenharia. Tal ciência, mantém os seus estudos de maneira constante, de modo a inovar cada vez. Tendo em vista um cenário tecnológico cada vez mais exigente, busca-se a máxima qualidade e legalidade dos produtos e processos de fabricação. Dessa maneira, a Metrologia Geométrica, faz-se necessária, dentro de suas aplicabilidades, para melhoria de qualidade e soluções tecnológicas. 

  1. Legal

Em linhas gerais, a Metrologia Legal pode ser entendida como o conjunto de procedimentos legislativos, administrativos e técnicos adotados por autoridades públicas no sentido de estabelecer e garantir a qualidade apropriada e a credibilidade das medições relacionadas aos controles oficiais (interesses de Estado), comércio, saúde, segurança e meio ambiente. É devido à natureza destas atribuições, que elas são incumbidas ao Estado, podendo este ser o próprio executor ou optar por um modelo descentralizado, delegando sua atuação a entidades privadas ou organismos públicos em outras instâncias.

 Na prática, as ações governamentais no campo da Metrologia Legal objetivam, por um lado, a disseminação e manutenção de medidas e unidades harmonizadas, e de outro, a supervisão e exame de instrumentos e métodos de medição.

  1. Área da Saúde

A metrologia forense se destaca nessa área com o intuito de assegurar a confiabilidade das análises biológicas, a área da biotecnologia forense encontra-se em constante crescimento, pode-se observar sua atuação na identificação genética, análises de materiais biológicos e de diagnósticos clínicos.

        O geneticista Alec Jefferys foi um dos pioneiros na junção dessas áreas, em julho de 1985 publicou um artigo na revista Nature sobre técnicas laboratoriais de estudo do DNA, mais especificamente sobre regiões, que são identificadas, analogamente, como a impressão digital do DNA, por conseguinte, permitiu a utilização dessa ferramenta para a identificação de criminosos.

        Esse feito permitiu fazer comparações de padrões genéticos em pares, ou mais, de indivíduos, com precisão superior a 99,99%, permitiu inclusive, as realizações dos testes de paternidade.

  1. Energia Renováveis

As fontes renováveis de energia são geradas a partir de recursos naturais inesgotáveis. Tendo destaque para as fontes de energia eólica; solar; a hidrelétrica e a de biomassa. Podendo essas, substituir as fontes que não são renováveis, como as provenientes de combustíveis fósseis.

Contudo essas fontes de energias renováveis exigem bastante tecnologia em sua instalação e ficam dependentes da alta precisão do funcionamento dos seus equipamentos, bem como uma boa gestão metrológica, mediante a necessidade de técnicas de medição precisas, sendo essas regidas por normas dos órgãos e laboratórios de medição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com