TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MICROBIOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  1/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

MICROBIOLOGIA

A Microbiologia é uma área da ciência que estuda os microrganismos e as relações com os demais seres vivos. Ela também trata a diversidade e a evolução das células microbianas. Os microrganismos já estão presentes na terra a mais de bilhões de anos, antes mesmo das plantas e animais e, podem estar presentes em tudo que existe, até mesmo nos produtos de embelezamento.

De acordo com Sartori, Lopes e Garantini (2010), “o termo cosmético é derivado da palavra grega Kosméticos, que teve origem na palavra Kosmos”. As maquiagens ou cosméticos possuem a finalidade de embelezamento, trazendo autoestima para as pessoas e também possuem finalidade de tratamento para algumas afecções inestéticas, podendo ser facial, corporal, ou até mesmo capilar.

Os produtos de embelezamento e tratamento são constituídos em sua grande maioria, por compostos orgânicos, inorgânicos e agua, que são então grandes propulsores para proliferação de microrganismos. É importante lembrar que não só os produtos podem causar essa proliferação de microrganismos, mas, também objetos usados para a utilização destes como pincel, esponja, pois esses podem acarretar grandes riscos de transmissão de doença de uma pessoa para outra. Para que isso não ocorra é importante seguir as recomendações de biossegurança e também as recomendações impostas pelo fabricante do produto como ser de uso individual, manter sempre condicionado em local fresco e arejado, e ficar atendo também ao prazo de validade. As maquiagens também possuem conservantes em sua composição, justamente para impedir a proliferação desses microrganismos.

De acordo com Macedo (1998), cada pessoa tem uma pele única. Nossa pele, assim como o corpo humano como um todo também possui microrganismos responsáveis pela defesa de nosso organismo, porém, esses também podem contaminar cosméticos e maquiagens durante a aplicação e se tornam patogênicos diante de algumas situações.

A contaminação microbiológica é um dos vários fatores encontrados na produção de cosméticos, impedindo até a produção e comercialização de uma gama de produtos, por isso é muito importante que o controle de qualidade responsável pelas empresas fabricantes de cosméticos seja muito rígido em relação à qualidade do produto, analise contra qualquer tipo de microrganismos, e que tenha como objetivo verificar a conformidade das preparações com as especificações estabelecidas.

Um grande número de microrganismos patogênicos pode estar presente nos cosméticos como: vírus, fungos, bactérias e que podem trazer grandes impactos á saúde do usuário. Os fungos também podem acometer maquiagens e acessórios.

Há estudos que indicam que grande parte dos microrganismos encontrados nos cosméticos, também no pincel, rímel, são os Staphylococcus. As reações ao usuário do produto contaminado podem ser diversas como as infecções, principalmente a infecção da córnea que pode afetar permanentemente a acuidade visual. As contaminações biológicas, podem se estabelecer de forma cutânea ou percutânea nos indivíduos, podendo ou não haver lesões, contaminação por via respiratória, conjuntiva (pele), oral, (ingestão) e via ocular (mucosa Conjuntival).

Com isso, podemos notar que, por serem produtos não estéreis, os cosméticos podem ser contaminados por diversas maneiras, e isso nos traz um alerta, pois, esses microrganismos podem trazer muitos riscos à saúde humana, que vão desde infecções simples até as mais complexas.

 

DISCUSSÃO  

Os resultados demonstraram a evolução da tecnologia de cosméticos, mas também nos traz alertas quanto à contaminação através de microrganismos. Notamos então que, os estudos realizados indicam que grande parte das bactérias encontradas em contaminação de cosméticos e maquiagens foi do grupo Staphylococcus. Como vimos, essa bactéria pode trazer inúmeros riscos a saúde humana, que vão desde infecções simples até as infecções mais complexas. Falando do ponto de vista Microbiológico, os produtos cosméticos para maquiagem, devido apresentarem em sua composição compostos orgânicos, inorgânicos e agua, servem como fonte de nutrientes para diversos microrganismos, podendo sofrer contaminação nas etapas que vão desde o seu desenvolvimento e produção até sua utilização. Diante disso, notamos a importância de se ter um controle de qualidade nas empresas e, também de cuidados pelos usuários finais na utilização dos produtos bem como os objetos usados para aplicação do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com