TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MICROECONOMIA

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADE AUTOINSTRUCIONAL
MICROECONOMIA

Faculdade de Ciências Empresariais

Administração de Empresas

Alunas:  Fernanda Rocha
             Izabella Carvalho
             Karol Freire

Prof. Eduardo Amat

1) Dentre os diversos tipos de estrutura de mercado uma delas se destaca, no caso a estrutura oligopilista. Com base nas suas características. É válido afirmar que a economia brasileira é oligopolizada? Justifique sua resposta.

R: Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores. 
 
Em um oligopólio, as alterações nas condições de atuação de uma empresa vai influenciar o desempenho de outras empresas no mercado. Isto provoca reações que são mais relevantes quando o número de empresas do oligopólio é reduzido. 
A economia do Brasil esta fortemente oligopolizada, o mercado de telefonia móvel, a Indústria da Aviação, Gases Industriais, Mineradoras, etc. esta se tornando a estruturação de mercado mais comum, onde poucas empresas controlam a totalidade dos consumidores.

2) O cartel economicamente falando é um termo pejorativo pois deturpa toda e qualquer concorrência com vistas ao livre mercado. Com base nos seus supostos e dada à igualdade na formação de preço do litro dos combustíveis (gasolina, alcool) em determinadas localidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Permite-se identificar a formação de cartel neste contexto ou não? Justifique sua resposta

R: Sim. Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
  Cartéis normalmente ocorrem em 
mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos. Na prática o cartel opera como um monopólio, isto é, como se fosse uma única empresa.
  Os Cartéis são considerados a mais grave lesão à 
concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.
A região metropolitana de BH inclusive, obteve uma forte investigação sobre esse caso, muitos postos estavam nesse ‘esquema’.

3) “Setores que contam com as benesses do monopólio ou oligopólio conseguem ser os celeiros das grandes inovações tecnológicas” – Conjuntura Econômica – 07/2001. Explique o significado desta citação.

R: Quando uma grande empresa em dificuldades necessita mudar o cenário de curto prazo, a política para melhorar este cenário primeiramente é sempre cortar os gastos em pesquisa e desenvolvimento. Pode comprovar essa afirmação analisando os balancetes de companhias em situação complicada. Logo depois, cortam-se os custos com planejamento estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com