TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

Por:   •  1/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATUARA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

PÓLO DE IRACEMA

ACADÊMICO (A): LEONARDO CARVALHO DE FREITAS

Matricula nº: 21355588

E-mail: leocarvalhho@hotmail.com

Disciplina – Metodologia do Trabalho Científico

Unidade - I

Atividade Proposta – Atividade I

Professor – Eyde Cristianne

Tutor Presencial – Antônio Carlos

Tutor a Distância – Lucinete Miranda

Iracema/RR

28 de julho de 2014

1) Quais são as características dos trabalhos científicos desenvolvidos na área de ciências agrárias? 

R: Conforme li no caderno de estudo, pude perceber que as características dos trabalhos científicos desenvolvidos na área de ciências agrarias é produzir um conhecimento realista, analítico e acima de tudo verificável empiricamente. Trabalhar com hipóteses, As chamadas teorias. Sempre considerando a:

  • Clareza: O leitor já deve ter uma noção clara do que trata o trabalho cientifico, que deve primar pela objetividade do seu conteúdo;
  • Concisão: O assunto abordado no trabalho cientifico deve ser descrito, explicado e argumentado com poucas palavras, frases curtas e parágrafos breves;
  • Criatividade: O texto do trabalho deve ser escrito de forma criativa, tendo como principal meta atrair os leitores visados, e o autor pode utilizar inclusive figuras e títulos interrogativos, que chamem atenção.

2) Conceitue os diferentes tipos de pesquisa, e apresente um exemplo para cada tipo.

  • Pesquisa Teórica – Tem como objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar e enfeixar hipóteses. Exemplo: Saber o que é a Neutralidade Científica. 
  • Pesquisa Aplicada – Tem como objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos. Exemplo: 
  • Pesquisa de Campo – É a observação dos fatos tal como ocorrem. Não permite isolar e controlar as variáveis, mas perceber e estudar as relações estabelecidas e permite o estabelecimento de relações constantes entre determinadas condições.
  • Pesquisa Bibliográfica – Recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema, e conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado tema ou problema, tornando-se um instrumento indispensável para qualquer tipo de pesquisa.
  • Pesquisa de Laboratório – o que caracteriza a pesquisa de laboratório é o fato de que ela ocorre em situações controladas, valendo-se de instrumental específico e preciso.

3) Faça um resumo sobre o artigo "Descartes e o realismo científico" que se encontra na pasta de material complementar da unidade I.

 A Epistemologia é, como o nome indica, o estudo ou ciência do conhecimento, compreende basicamente dois grandes problemas: quais são as fontes do conhecimento, e qual a sua extensão. Ao longo da história da Filosofia, esses dois problemas epistemológicos quase nunca foram tratados separadamente, já que há conexões entre eles.

No caso do problema das origens e fundamentação do conhecimento, há essencialmente duas posições antagônicas:

  • Empirismo – Sustenta que o conhecimento se baseia e se adquire através do que se apreende pelos sentidos.
  • Racionalismo – Mantém que as fontes do verdadeiro conhecimento encontram-se não nas instáveis e subjetivas impressões sensoriais, mas na razão.

REALISMO CIENTIFICO

O anti-realismo científico do tipo “empirista” em geral associa-se a uma postura realista quanto aos objetos materiais ordinários. A bem da clareza, julgo importante distinguir três doutrinas diferentes neste tipo de anti-realismo: instrumentalismo, redutivismo e empirismo construtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (249.1 Kb)   docx (60.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com