TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.477 Palavras (14 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I – PIM I

A MOTIVAÇÃO

UM ESTUDO DE CASO EM UM AMBIENTE HOSPITALAR

Nome: Camila Dutra Cardoso Turim

RA: 1502648

Curso: Superior Técnico em Gestão de Recursos Humanos

Semestre: 1°

Assis

Ano 2015

ÍNDICE

A MOTIVAÇÃO 4

Resumo 5

1. Introdução 6

2. Teorias da Motivação da Administração de Recursos Humanos 8

2.1. Teoria das Relações Humanas 8

2.2. Teoria das Necessidades Humanas 9

2.3. Teoria de ERC 10

2.4. Teoria das Necessidades Adquiridas 10

2.5. Teoria da Expectativa 11

2.6. Teoria da Iniquidade 11

2.7. Teoria do reforço 12

2.8.Teoria dos dois Fatores 12

2.9.Teoria do X e Y 13

3. Pesquisa Realizada e Analise dos Fatos 14

4. Conclusão 22

5. Referências 23

LISTA DE IMAGENS

Figura 1 (Pirâmide de Maslow) 9

Figura 2 (Teoria de ERC) 10

Figura 3 (Teoria dos dois Fatores) 12

Figura 4 (Gráfico de Gênero) 14

Figura 5 (Gráfico de Faixa Etária) 15

Figura 6 (Gráfico de Tempo Trabalhado) 15

Figura 7 (Gráfico de Ensino Superior) 16

Figura 8 (Gráfico de Satisfação Geral) 16

Figura 9 (Gráfico de Fator Salarial) 17

Figura 10 (Gráfico de Comemoração) 17

Figura 11 (Gráfico de Necessidades) 18

Figura 12 (Gráfico de Equipe de Trabalho) 18

Figura 13 (Gráfico de Reconhecimento) 19

Figura 14 (Gráfico de Comunicação) 20

Figura 15 (Gráfico de Avaliação do Gestor) 21

Figura 16 (Gráfico de Estima e Autorrealização) 21

A MOTIVAÇÃO

Conforme o dicionário Aurélio, a palavra motivar, significa: “expor os motivos de”, “fundamentar” e “dar motivo a”. E o sinônimo da palavra motivação é: causa, explicação, fundamento, justificação, justificativa e motivo. Podemos entender que a motivação é a força que estimula as pessoas a agir, um impulso que vem de dentro, e está relacionada com a aspiração de realização do ser humano em busca de reconhecimento, ou seja, essa busca torna-se o motivo para agir. Ela constitui-se de ações para conduzir pessoas em busca de benefícios próprios e para o grupo.

Nas empresas, o colaborador busca reconhecimento profissional, desde elogios e gratificações à promoção. Um colaborador motivado trabalha com mais qualidade e feliz, procurando fazer mais e buscar melhorias. Por outro lado um funcionário que não se sente motivado, pode trazer muitos problemas para a empresa, além de não render o esperado, pode influenciar negativamente sua equipe (com a famosa “radio peão”) ou desligar-se da empresa quando receber outra proposta de trabalho.

É muito importante a empresa saber identificar os fatores que levam os colaboradores a se motivarem, pois, para que ocorra a contribuição dos indivíduos é imprescindível compreende-los, consequentemente faz entender o porquê as pessoas se comportam de determinada maneira. Essa tarefa é bem complexa, mas se torna possível através da linguagem verbal ou não verbal, de maneira clara para que não haja ruídos na comunicação.

Por outro lado, não se pode fazer nada para conseguir motivar uma pessoa sem que não esteja apta para tal atividade. A motivação é um impulso que vem de dentro do ser humano é importante ter vontade, esforço, persistência e dedicação para fazer acontecer.

Outro fator que afeta o comportamento humano são as necessidades, que podem atrapalhar ou não a motivação. Segundo Abraham Maslow (1930), as necessidades são separadas em níveis, do mais baixo, que devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto, ou seja, das fisiológicas às de autorrealização, ou seja, precisa-se ter pelo menos o básico para desempenhar bem sua função, como um computador com o mínimo de configuração exigido para que desempenhe bem os programas nele instalados, uma cadeira que não prejudique sua coluna, papel, canetas, entre outros, trabalhar em um local que se sinta seguro fisicamente, para que depois venham os elogios, gratificações e até promoções.

RESUMO

É de extrema importância que haja motivação na vida de cada indivíduo, seja ele no ambiente de trabalho ou não. A motivação é observada geralmente como padrões psicológicos (desejos, impulsos, instintos, necessidades e vontades), compreende-la nos auxilia a alcançar seus resultados nos diferentes ambientes de trabalho. Portanto, este estudo tem o objetivo definir o conceito de motivação, apontar as principais teorias motivacionais e apresentar a visão de alguns autores acerca de como ela se dá nas organizações. Além de avaliar a percepção dos colaboradores internos de um ambiente hospitalar, quanto à relevância da motivação no desenvolvimento da organização e nos cumprir dos seus deveres. Os resultados obtidos são considerados positivos em relação as teorias aqui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com