TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maneira do Curso

Por:   •  25/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Pólo: Barra do Corda – MA

Curso: Licenciatura em Educação Física

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Fundamentos do Movimento Humano; Metodologia do Ensino do Atletismo; Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Metodologia do Ensino da Ginástica.

GRUPO

Antônio Ítalo Aragão Soares - 2213686003

Eduardo Alves Sousa -  2174229403

Fábio Ribeiro da Silva - 2221716503

Flávio Augusto de Andrade da Silva - 2174218703

Francisco de Assis Silva da Costa - 2235203803

Matheus Nicasio Ferreira - 2245314003

Witalo Lima de Paiva - 2242499003

IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS DA DANÇA E DOS ESPORTES.

Barra do Corda – MA

2020

GRUPO

Antônio Ítalo Aragão Soares - 2213686003

Eduardo Alves Sousa -  2174229403

Fábio Ribeiro da Silva - 2221716503

Flávio Augusto de Andrade da Silva - 2174218703

Francisco de Assis Silva da Costa - 2235203803

Matheus Nicasio Ferreira - 2245314003

Witalo Lima de Paiva - 2242499003

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO – PTG

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Anhanguera, Centro de Educação a Distância, como requisito para obtenção de nota.

Professores:

Anderson Nascimento Guimarães;

Jorge Luiz Vargas Prudêncio de Barros Pires;

Eloise Werle de Almeida;

Alessandra Beggiato Porto;

Luana Cristine Franzini de Conti

        

Barra do corda – MA

2020

1 INTRODUÇÃO

O período da segunda infância, no qual compreende as faixas etárias de três aos seis anos, é conhecida como uma fase de grandes mudanças. A partir do momento em que as crianças tornam-se independentes no controle de seu esquema corporal, elas começam a compreender melhor e à atender as suas necessidades pessoais, dessa forma, elas alcançam uma maior percepção de suas competências e de sua independência. Neste mesmo período, existe um processo de integração progressiva no plano social.

A dança é um âmbito de extrema importância, tendo em vista que possui uma linguagem simbólica que se utiliza de todos os âmbitos do ser humano (afetivos, físicos e cognitivos).  Essa integração acontece pois, ao dançar o corpo está em atividade e dessa forma possibilita a comunicação entre pensamentos e de sentimentos.

A pratica de esportes e dança para crianças deve gerar, antes de tudo, um hábito saudável, desenvolvimento e diversão. Dessa forma devem ser priorizadas ações que viabilizem a prática continua de esportes e dança dentro desse eixo norteado tríplice. Se no cotidiano dessa prática houver a aptidão esportiva ou pra dança, deve-se rever o processo de ensino e aprendizagem nesse sentido.

É importante ressaltar que o esporte favorece os aspectos sociais, mas, deve ser trabalhado corretamente pelo educador físico, ou seja, deve ser abordado em sua perspectiva pedagógica onde será tratado em seus aspectos conceituais e práticos, de modo que, seja favorecido um exercício crítico, criativo e funcional em que todos se sentem à vontade para participar e a partir disso, serão percebidos os talentos natos para os quais a rotina de atividades poderá ser readaptada.

A especialização das habilidades motoras deve buscar integrar crianças que já se identificam com o esporte ou a dança, não deve ser imposta criando uma rotina condicionada, mas, deve ser direcionada de acordo com a aptidão da criança para uma ou outra modalidade esportiva ou da dança.

Observando essas premissas, o objetivo desse trabalho foi analisar a perspectiva do trabalho do educador físico em relação a especialização motora da dança e dos esportes. Nesse sentido, foi realizada a leitura das obras sugeridas e a partir delas, desenvolveu-se os textos como foco na inserção da dança no contexto da aprendizagem e a prática de esportes na infância, bem como, respondendo à situação problema apresentada.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Importância do desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais no processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras especializadas da dança e dos esportes

O aperfeiçoamento das habilidades motores surge como uma consequência dos diversos momentos estimulantes que podem ser oportunizados à criança, visto que entende-se que, se a estimulação ocorrer desde o início da infância, há mais chances dessa criança conquistar novos comportamentos cognitivos, sociais e motores. As habilidades motores essenciais à criança advêm de um conjunto de fatores que estão inter-relacionados e influenciam o desenvolvimento motriz da criança, podendo ser citados o contexto de ensino, as condições sociais e culturas, experiências vividas e a maturação passadas.

Promover à criança um espaço propício para a aprendizagem de novos comportamentos e desenvolvimento de habilidades motoras é fundamental para que obtenha um desenvolvimento global satisfatório. As habilidades motoras trazem consigo um padrão específico e elementos bastante comuns entre si, formando uma base motora para o desenvolvimento de outros movimentos cada vez mais específicos em cada habilidade que o movimento exija, como nas atividades de dança e esporte (COSTA, 2018).

A criança deve estar inserida em um contexto de oportunidades reais para desenvolver uma proficiência básica no desempenho de suas habilidades motoras mais importantes. O fracasso na conquista dessa eficiência básica possibilita uma inibição do desenvolvimento de movimentos mais especializados que são aplicados em situações como jogos, esportes e dança. Além disso, a baixa ou nenhuma eficiência resulta em um engajamento pobre em exercícios físicos na fase adulta do desenvolvimento adulta, bem como pouco desempenho motor em outras habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com