TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Marx e Engels Compreenderam Que as Relações Estabelecidas Entre as Classes

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Situação problema:

Marx e Engels compreenderam que as relações estabelecidas entre as classes são, em geral, marcadas pela opressão de uma classe sobre a outra. Ou seja, as relações sociais de produção eram baseadas na exploração do trabalho de uma classe sobre a outra e, em geral, esse processo era acompanhado de altas doses de violência. Para os autores, ao longo da história, os conflitos de classe são a mola propulsora das transformações e das mudanças.

Nesta atividade, façam uma avaliação crítica-analítica sobre como as relações sociais de produção e o Estado são importante para a compreensão do capitalismo.

Vamos deixar claro que para Marx e Engles, os autores do Manifesto do Partido Comunista, a luta de classes se dava em um contexto político que se define á uma época, que seria a Revolução Industrial. A revolução industrial foi um processo histórico, onde se originou o capitalismo a uma realidade em todo o planeta.

O capitalismo é um sistema político econômico que se caracteriza pelo neoliberalismo que nada mais é que, uma política de livre comércio entre os países. De maneira que a produção é controlada por uma pessoa ou entidade, que se dá pela exploração por meio da extração da mais –valia, porção do trabalho que garante o acumulo de capital ao capitalismo.

Baseado nas premissas acima, acabam muitas vezes por insatisfazer as condições mínimas de trabalho dos empregados, que muitas vezes eram obrigados a exercer suas funções no seu vínculo empregatício sob as condições péssimas de trabalho com altas doses de violência. Onde era empregado o domínio de uma classe sobre a outra, como colocam os autores.

A revolução industrial a divisão das classes se dava entre burgueses e proletários, sendo os primeiros proprietários dos meios de produção e os últimos a força de trabalho. O fato das classes sociais existiam e estabeleciam relações entre si, e não era nenhuma novidade apenas constituía a base material, que era chamada de infra estrutura econômica da sociedade, mais era necessário entender o modo como estabeleciam as relações e conflitos e contradições que podiam ser observadas.

A burguesia era uma estrutura que garantia os interesses da classe dominante sobre a classe dominada. Por meios de normas do direito estatal estariam garantidas as dinâmicas de exploração da burguesia, por meio de um contrato de trabalho aparentemente imparcial, mas que beneficiaria mais o capitalista. Sendo assim o Estado seria sempre dominado pela burguesia.

Assim os autores Marx e Engels observava que ao longo dos conflitos as classes iam se tornando propulsora e impulso das transformações e das mudanças entre modo de produção, relações sócias de produções e luta entre as classes. Um dos grandes traços que podemos destacar daquela época era o progresso, na formação econômica da sociedade e o modo asiático, o antigo, o feudal e o moderno burguês.

A exploração do trabalho e a luta de classes permanecem até os dias de hoje no capitalismo contemporâneo, a natureza desse sistema é um conjunto de uma infinidades de mudanças sócias, fez com que a distinção crua entre burgueses e proletários, não mais representasse inteiramente as relações sócias de produção. De forma semelhante, o Estado moderno, ainda que continue a atender os interesses capitalistas, não se impontando com o trabalhadores que ainda estão sendo explorados de forma abusivas pelo capitalismo como previa Marx, não atua da mesma forma que como descrevia, acredito que mascaram a forma de atuar.

Um das obras de Marx e Engels citada a cima é o “Manifesto Comunista” que foi escrita no de 1848. Que foi designada para a Revolução Industrial.  Outra obra de Marx e Engels que podemos extrai mais conhecimento é o “Trabalho assalariado e Capital” que foi criada no ano de 1850. Que expõe aspectos enfatizados na discussão marxista sobre o trabalho e o assalariamento tem a ver com a construção da mais-valia. Outra obra escrita pelos autores Marx e Engels é a "Mensagem da Direção Central da Liga Comunista “foi um documento distribuído secretamente (panfleto) na época, escrito por Marx e Engels em Março de 1850 aos membros da Liga dos Comunistas (publicado por Engels em 1885.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (219.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com