TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DE ENGELS E MARX PARA A CONCEPÇÃO DO TRABALHO

Artigo: A CONTRIBUIÇÃO DE ENGELS E MARX PARA A CONCEPÇÃO DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E DO MUCURI

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

RENATO FERRAZ DE OLIVEIRA

TRABALHO

A CONTRIBUIÇÃO DE ENGELS E MARX PARA A CONCEPÇÃO DO TRABALHO

Teófilo Otoni

2014

RENATO FERRAZ DE OLIVEIRA

Trabalho apresentado à disciplina de Trabalho e Sociabilidade e Serviço Social do curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM sob orientação da professora,Michelly Ferreira Monteiro Elias,como requisito parcial de avaliação no quarto período de 2014.

Teófilo Otoni

2014

Engels, afirma que o trabalho que criou o homem, ele diz que o trabalho é fundamental para toda a vida humana, e relata brevemente como se deu esta transformação através dos tempos, para isso ele cita a teoria de Darwin, sobre a evolução, de como foi surgindo a necessidade de desenvolvimento físico dos seres e como consequência desta evolução houve a necessidade de trabalhar para conseguir os alimentos, moradia, vestuário, ferramentas em fim tudo aquilo que era necessário para a sua sobrevivência. O trabalho tem também como característica formar as sociedades, ou seja, o humano percebe que se tiver a ajuda de outro, as atividades se tornam mais fáceis e mais produtivas, por isso o trabalho também e formador de sociedades. As primeiras formas de trabalho aparecem realmente quando o homem desenvolve ferramentas para caçar, pescar e mais tarde para cultivar a terra. O trabalho a cada dia se aperfeiçoava e se diversificava e assim com isso ele se torna a principal ferramenta que o homem tem até os nossos dias.

Segundo Marx, ahistoria nos apresenta que o homem tem uma relação com a natureza, pois é da natureza que ele retira os elementos que suprem as suas necessidades através do trabalho, ou seja, o homem produz sua força de trabalho transformando a natureza para obtenção de produtos que o satisfaça, comopor exemplo, alimentos, moradia, vestuárioetc, partindo deste princípio e segundo Marx, o homem é o único animal que consegue transformar a natureza e, também é o único que consegue antever o futuro.

“Suponhamos o trabalho numa forma que pertence exclusivamente ao homem. Uma aranha realiza operações que se parecem as do tecedor, e uma abelha pode fazer corar, pela construção de suas células, a um arquiteto humano. Mas o que distingue desde o principio o pior arquiteto da melhor abelha é que o primeiro havia construído a célula em sua cabeça antes de executa lá. Ao final do processo do trabalho se produz um resultado que já existia ao principio na representação do trabalhador, ou seja, idealmente. O trabalhador não trabalha somente uma transformação formal do natural; atua ademais seus fins no natural, fim que ele conhece, que determina o tipo e o modo de seu fazer, como uma lei, e que tem que submeter a sua vontade.”(MARX, O Capital,Hamburg 1914,L,pag.,140).

Nestes aspectos também como modo de diferenciação podemos destacar o pensar,a consciência, a linguagem que são especificas posições teleológicas que nos diferencia dos animais Assim o ser humano nas suas formas mais primitivas já apresentavam certo grau de saber e de cultura, e a cada novo aprendizado no decorrer de sua emancipaçãoe evolução,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com